A atual geração do MINI Cabrio, o conversível mais
carismático e tecnológico do segmento compacto premium mundial, já pode ser
vista nas ruas das principais metrópoles do mundo, inclusive por aqui, no
Brasil. No entanto, o carisma dele não se deve, simplesmente, ao design
inconfundível. Sua qualidade premium – única no segmento de conversíveis
compactos – e sua funcionalidade inteligente também ressaltam instantaneamente
o seu estilo individual.
Na realidade, desde o momento que ganhou as ruas do Reino
Unido, em meados de 1993, o MINI Cabrio confirmou a sua reputação de legítimo
representante da marca ao mesmo tempo que evidenciava o caráter de
exclusividade e a dirigibilidade a céu aberto. O para-brisas vertical, por
exemplo, permitia que o motorista e os passageiros percebessem que estavam ao
ar livre assim que o teto fosse recolhido. Eixos situados bem perto das
extremidades da carroceria, grandes caixas de roda, linha de ombro elevada e
vários elementos de design marcantes não deixavam dúvidas quanto as origens do
conversível de quatro lugares. E graças à capota retrátil, de formas
precisamente definidas, os contornos tradicionais de um legítimo MINI eram
instantaneamente reconhecidos com o teto fechado.
Após três décadas desde o surgimento do primeiro Mini, um
conversível baseado no modelo clássico finalmente surgiu em 1991 graças à
iniciativa da concessionária Mini Lamm, da cidade alemã de Kappelrodeck.
Beneficiada por uma estrutura reforçada e um subchassi integrado, a qualidade
do trabalho de conversão da carroceria impressionou os responsáveis pela
matriz da Rover, a fabricante do Mini clássico, no Reino Unido. Como resultado,
a empresa decidiu produzir uma série de 75 exemplares do Mini Cabrio, apenas
para o mercado britânico.
Após o relançamento da marca, em 2000, os admiradores da
condução ao ar livre tiveram de esperar relativamente pouco para a estreia de
uma opção conversível. O MINI Cabrio celebrou sua estreia apenas 3 anos após o
Hatch de 3 portas ter sido lançado no mercado. Por uma década, o novo Cabrio
tornou-se referência de condução a céu aberto no segmento de carros compactos,
conquistando seu espaço como elemento-chave dentro do programa de
desenvolvimento de novos modelos da marca.
O MINI Cabrio foi apresentado à imprensa e ao público,
pela primeira vez, em 2004, durante o Salão do Automóvel de Genebra, na Suíça.
Ele foi lançado no mercado europeu em três versões – MINI One Cabrio, MINI
Cooper Cabrio e MINI Cooper S Cabrio. Além dos novos para-choques dianteiros e
traseiros, diferenciados em relação ao MINI Hatch convencional, a gama de cores
externas disponibilizada para o modelo contava com 10 tonalidades diferentes.
A segunda geração do Cabrio foi revelada no Salão de
Detroit de 2009, ano que marcou o 50º aniversário da MINI. Com aprimoramentos
no design e que refletiam um estilo ainda mais esportivo, motores mais potentes
e eficientes, um interior de qualidade premium ainda mais refinado, uma
configuração otimizada e inúmeros recursos de equipamentos inovadores, o novo
MINI Cabrio preservava a história de sucesso de seu antecessor.
Barras de proteção, de seção única, quase invisíveis, e
que irrompiam apenas em caso de risco de capotamento, combinada à maior rigidez
da carroceria, mostraram um progresso adicional no campo da segurança. A capota
de tecido de alta qualidade também apresentava propriedades acústicas
aprimoradas, bem como a janela traseira de vidro e dotada de aquecimento. O
teto podia ser aberto e fechado em 15 segundos, a velocidades de até 30 km/h.
A gama de motores também foi significativamente
expandida. Passaram a oferecer três unidades a gasolina, de 98cv, 122cv e
184cv, e duas a diesel, de 112cv e 143cv; além da opção top de linha MINI John
Cooper Works Cabrio, a gasolina, capaz de entregar 211cv. Todos os motores
estavam combinados a uma transmissão manual de seis marchas de série, enquanto
um câmbio automático de seis velocidades era oferecido como opcional.
Em março de 2018, o novo MINI Cabrio foi lançado no
mercado europeu com novas atualizações de design e tecnologia. Além do teto de
acionamento totalmente elétrico, cada MINI Cabrio vem com faróis e lanternas
equipados com LEDs, Controle de Distância de Estacionamento Traseiro (PDC),
tela de 6,5 polegadas, chamada de emergência inteligente (E-call), rádio
digital e conectividade Bluetooth entre outros itens de série. Atualmente, o
MINI Cabrio é oferecido em cinco opções de motorização – One, Cooper, Cooper S,
Cooper D e Cooper SD – equipadas com motores de 3 ou 4 cilindros, movidos a
gasolina ou diesel, e associadas a transmissões automáticas ou manuais de seis,
sete ou oito marchas. O tempo de abertura da capota que é de 18 segundos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário