A Ford lança três grandes novidades no Salão de Detroit,
que abre para o público de 19 a 27 de janeiro, nos EUA.
O Shelby GT500, com mais de 700 cavalos de potência, faz
jus à herança da grife Shelby. Ele tem a aceleração mais rápida e a tecnologia
mais avançada voltada à performance já oferecida até hoje em um Mustang
homologado para as ruas.
"Carroll Shelby estava sempre trabalhando no próximo
carro mais rápido que levaria a sua assinatura. Acho que ele adoraria esse
Mustang mais do que qualquer outro", disse Jim Farley, presidente de
mercados globais da Ford. “O novo Shelby GT500 é um projeto primoroso que vai
surpreender os proprietários de supercarros com sua tecnologia desenvolvida pela
Ford Performance para as pistas, com motor supercharged e força visceral.”
O novo Shelby GT500 chega ao mercado norte-americano no
segundo semestre, juntando-se ao Shelby GT350 para atuar em diferentes
segmentos. Com potência de mais de 700 cavalos e sua primeira transmissão de
dupla embreagem, ele oferece excelente desempenho em linha reta para as
corridas de arrancada (drag).Para tornar o novo Shelby GT500 o Mustang de rua mais
rápido de todos os tempos, a Ford Performance criou um conjunto de motorização
exclusivo que atinge novos níveis de potência e torque.
O Shelby GT500 é equipado com um motor 5.2 supercharged
de liga de alumínio, montado à mão. Para manter o ar de admissão mais frio e
obter um centro de gravidade mais baixo, a equipe inverteu um compressor de
2,65 litros com intercooler ar-líquido, engenhosamente instalado no vão do
motor V8.
Para levar a potência e o torque ao exclusivo eixo de
transmissão de fibra de carbono, a Ford Performance usou o conhecimento de
calibração do sistema de dupla embreagem do Ford GT. A equipe escolheu uma
transmissão de dupla embreagem TREMEC de 7 velocidades, capaz de fazer mudanças
em menos de 100 milissegundos – muito mais rápida que qualquer caixa manual.
Essa transmissão de dupla embreagem é projetada para operar com vários modos de
direção, incluindo normal, chuva, esporte, arrancada e pista, além de recursos
como o bloqueio das rodas dianteiras para aquecimento dos pneus traseiros
(line-lock) e controle de arrancada por meio do sistema Track Apps.
Para despejar toda essa potência no asfalto são usados
dois tipos de pneus Michelin, com compostos e bandas de rodagem especiais:
Pilot Sport 4S, personalizados da Ford Performance, e Pilot Sport Cup 2. O
poder de frenagem é garantido por discos duplos de freio de 420 mm – os maiores
de todos os cupês esportivos norte-americanos –, com pinças Brembo maiores e
mais rígidas, de seis pistões. Com área de varredura 20% maior que a do Shelby
GT350, esses freios têm mais de 30% de massa térmica adicional nas rodas
dianteiras.
O novo Shelby GT500 conta com dois pacotes de opcionais
voltados à performance. O “Handling Package” inclui suportes ajustáveis de
montagem dos amortecedores e spoiler com aba “Gurney”. Para os fãs mais
extremos, há o “Carbon Fiber Track Packege”, com rodas de fibra de carbono
aparente de 20 polegadas, rodas traseiras meia polegada mais largas (11,5
polegadas), pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 personalizados, aerofólio
ajustável GT4 e divisor de fibra de carbono aparente. O banco traseiro é
eliminado para reduzir o peso.
Design funcional e desafiador da Ford Performance
O Shelby GT500 2020 tem um visual funcional e empolgante
que transmite a sua capacidade dinâmica, desenvolvido por uma equipe
multifuncional de designers, engenheiros da Ford Performance e colaboradores do
automobilismo esportivo.
A grade com aberturas grandes e o capô musculoso
contribuem para o design aerodinâmico e agressivo do Shelby GT500, inspirado
nos modernos caças a jato. Os para-lamas dianteiros mais largos, com rodas
especiais de 20x11 polegadas, são proporcionalmente alinhados aos para-lamas
traseiros, que alojam rodas de 20x11,5 polegadas. O novo spoiler traseiro e o
difusor traseiro feito com novos materiais compostos contribuem para melhorar o
gerenciamento térmico.
A equipe utilizou o centro técnico da Ford na Carolina do
Norte e o seu túnel de vento – onde as equipes de corrida de topo fazem testes
– para aperfeiçoar o design do Shelby GT500. Suas aberturas dianteiras são duas
vezes maiores comparadas às do Shelby GT350 e há também seis trocadores de
calor para aumentar o fluxo de ar em mais de 50%. O grande respirador no capô
com aletas, de 31x28 polegadas, conta com uma bandeja de chuva removível de alumínio
para melhorar a extração de ar e aumentar a força descendente.
O novo Shelby GT500 tem painel de instrumentos com tela
colorida de 12 polegadas e sistema de áudio premium de alto desempenho da
B&O Play, opcional, com 12 alto-falantes. Tudo isso é controlado por meio
da tela sensível ao toque de 8 polegadas da central multimídia SYNC 3, com
rádio por satélite Sirius XM e serviço de conectividade FordPass Connect.
As novas cores do Shelby GT500 2020 incluem vermelho Hot,
laranja Twister e prata Iconic, que também podem ser acompanhadas de listras
esportivas.
Legado Shelby de alto desempenho
Carroll Shelby chamou o Shelby GT500 original de “o
primeiro carro de verdade do qual eu estou realmente orgulhoso”. Hoje, esse
legado continua com o Mustang Shelby GT500 2020 de terceira geração – o Mustang
mais poderoso e avançado de todos os tempos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário