A Mercedes-Benz do Brasil comercializou 500
ônibus urbanos para empresas operadoras da Transantiago, o sistema BRT (Bus
Rapid Transit) da capital do Chile. São 400 unidades do modelo O 500 U e 100 do
O 500 UA articulado, todos na versão Low Entry (Entrada Baixa). A Buses Vule
adquiriu cerca de 150 ônibus, com carroçaria Caio. As demais unidades,
encarroçadas pela Marcopolo, foram compradas pela Metbus, STP Santiago e Redbus
Urbano.
Fruto de uma parceria da Mercedes-Benz do
Brasil com o Regional Center Daimler Latina e a Comercial Kaufmann,
representante da Mercedes-Benz no Chile, esses 500 ônibus foram
adquiridos pelas empresas operadoras do BRT Transantiago para renovação de
frota.
Os novos ônibus vão operar em um dos maiores sistemas BRT
da América Latina e do mundo, que atende diariamente cerca de 1,5 milhão de
usuários do transporte coletivo da Região Metropolitana de Santiago do Chile.
“É uma satisfação imensa ver os ônibus brasileiros
produzidos em nossa fábrica de São Bernardo do Campo serem novamente escolhidos
para renovação de frota da Transantiago, que chegou ao seu décimo segundo ano e
inicia um novo ciclo de operação buscando mudar de patamar e melhorar a
qualidade do serviço que presta à população local”, diz Philipp Schiemer,
presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
Após 12 anos, os gestores e os operadores do BRT
Transantiago decidiram inovar na renovação de frota, optando por veículos
modernos e avançados, oferecendo mais conforto para os usuários e
compatibilidade ambiental.
Os chassis de ônibus O 500 têm forte imagem no Chile ao
propiciar aos usuários do Sistema Transantiago um alto padrão de conforto e
segurança especialmente em razão do piso baixo, que garante melhor
acessibilidade e agilidade nos embarques e desembarques dos passageiros, além
da suspensão pneumática, que aumenta o bem-estar a bordo.
Com envolvimento de várias áreas da Empresa, em pouco
mais de um ano, a Mercedes-Benz do Brasil chegou ao veículo adequado,
com os chassis O 500 totalmente desenvolvidos e produzidos no Brasil, apenas
recebendo o motor Euro 6 fabricado na Alemanha. A solução encontrada demonstra
a capacidade dos engenheiros da Empresa, reforçando a importância
da Mercedes-Benz do Brasil como centro mundial de competência em
chassis de ônibus para o Grupo Daimler.
Esse fornecimento de 500 ônibus a clientes chilenos traz
um importante incremento às exportações da Empresa para este país, que hoje é o
segundo maior destino no mercado externo dos ônibus produzidos
pela Mercedes-Benz do Brasil.
Desde 2007, ano de inauguração do Transantiago,
a Mercedes-Benzcomercializou cerca de 3.500 ônibus urbanos, principalmente
dos modelos O 500 U e O 500 UA articulado. Atualmente, a marca tem mais de 50%
de participação apenas nesse sistema de transporte público.
A Mercedes-Benz tem aumentado a sua
participação no mercado chileno de ônibus, com significativo crescimento
nos últimos anos. Em 2018, foram exportadas 1.908 unidades para o Chile, o que
significa 27,2% de crescimento sobre as 1.500 unidades do ano anterior.
Maior exportadora de caminhões e ônibus do País,
atualmente, a Empresa exporta caminhões e ônibus para cerca de 50 países
da América Latina, África, Oriente Médio, Ásia e Oceania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário