quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Mercedes-Benz mobiliza todos os funcionários para resolver demandas dos clientes


Dia 29 de janeiro de 2019 entra para a história da Mercedes-Benz do Brasil. Nessa data, todos os colaboradores das plantas de São Bernardo do Campo e Campinas, em São Paulo, e também de Juiz de Fora, em Minas Gerais, pararam suas atividades para participar de um dia totalmente dedicado a ouvir clientes influenciadores de veículos comerciais.

Durante o evento inédito – Dia D Cliente - todos os funcionários, tanto das áreas administrativas como produtivas, e também do Banco Mercedes-Benz, SelecTrucks e Reman se reuniram à rede de concessionários para receber um grupo de 20 grandes frotistas de caminhões e ônibus na empresa.
O propósito desse encontro? Ouvir, entender e transformar em realidade os pedidos dos clientes com mais assertividade, agilidade e rapidez, tudo isso no mesmo dia.

As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve é um lema que está cada vez mais forte em nossa atuação no mercado de veículos comerciais. Mas, além de nossos representantes de Vendas e Pós-Venda, todos os colaboradores da nossa empresa, coligadas e rede de concessionários também precisam vivenciar essa estratégia diariamente. O Dia D Cliente nasceu com essa missão: envolver toda a Mercedes-Benz do Brasil em uma mudança de comportamento em que o cliente seja sempre o foco de nossa atenção”, conta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.

O evento, que aconteceu durante todo o dia, foi dividido em três etapas. Na primeira, chamada “Voz do Cliente”, foram realizados painel e palestras com o intuito dos participantes ouvirem quais são as expectativas dos transportadores e suas necessidades em produtos e serviços e como é realizar negócios com a Mercedes-Benz. Na segunda parte, “Sessões com os Clientes”, diversas salas foram reservadas para que os empregados e transportadores avaliassem cada etapa da jornada que percorrem juntos, do pré ao pós-venda, explorando novas oportunidades. E por fim, na última parte, “Pontos Críticos”, colaboradores, concessionários e coligadas definiram soluções e prazos para cada demanda apontada pelos clientes.

Para que todos os colaboradores se envolvessem nessa programação, telões foram espalhados pelas linhas de produção e foram utilizados espaços de eventos e salas de reuniões, dentro da fábrica de São Bernardo do Campo. Além disso, foram realizadas transmissões ao vivo para todas as fábricas de veículos comerciais da Mercedes-Benz do Brasil.  

Há 4 anos, a Mercedes-Benz do Brasil lançou o slogan “As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”. Desde então, a empresa tem ido a campo para ouvir dos próprios clientes quais seriam as suas necessidades operacionais. Já foram desenvolvidos, inclusive, diversos caminhões e ônibus com aplicações específicas solicitadas pelos transportadores.

Nesse sentido, também foi criado no ano passado o “Embaixador da Voz das Estradas” para uma maior interação com clientes de todo o Brasil. Motorista com mais de 50 anos de experiência, João Moita tem sido um interlocutor entre os caminhoneiros e a fábrica, buscando entender e trazer para a empresa cada vez mais as demandas do transporte brasileiro.
     
Agora, a companhia dá mais um passo para o engajamento de todos os colaboradores nessa missão. “O Dia de Cliente dá uma nova dimensão ao slogan ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’ à medida que envolve toda a empresa na estratégia 100% focada no cliente”, comenta Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
  
Com a realização do Dia D Cliente, a empresa, que completará 63 anos de Brasil, busca manter a liderança de vendas nos segmentos de caminhões e ônibus e, também muito importante, sua posição de Top of Mind entre os clientes brasileiros e de exportações.

“Pelos sinais do mercado, mais propício para renovações e ampliações de frota, devido a um ambiente econômico mais favorável, 2019 deverá ser melhor do que 2018 para os negócios de veículos comerciais. O Dia D, portanto, vem para somar. Nos permite enxergar as oportunidades futuras e conscientizar cada funcionário de que ele deve estar sempre em sintonia com o que cliente espera da Mercedes-Benz do Brasil”, conclui Schiemer.

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