Dia 29 de janeiro de 2019 entra para a história da
Mercedes-Benz do Brasil. Nessa data, todos os colaboradores das plantas de São
Bernardo do Campo e Campinas, em São Paulo, e também de Juiz de Fora, em Minas
Gerais, pararam suas atividades para participar de um dia totalmente dedicado a
ouvir clientes influenciadores de veículos comerciais.
Durante o evento inédito – Dia D Cliente -
todos os funcionários, tanto das áreas administrativas como produtivas, e
também do Banco Mercedes-Benz, SelecTrucks e Reman se reuniram à rede de concessionários
para receber um grupo de 20 grandes frotistas de caminhões e ônibus na empresa.
O propósito desse encontro? Ouvir, entender e transformar
em realidade os pedidos dos clientes com mais assertividade, agilidade e
rapidez, tudo isso no mesmo dia.
“As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve é um lema que
está cada vez mais forte em nossa atuação no mercado de veículos comerciais.
Mas, além de nossos representantes de Vendas e Pós-Venda, todos os
colaboradores da nossa empresa, coligadas e rede de concessionários também
precisam vivenciar essa estratégia diariamente. O Dia D Cliente nasceu com essa
missão: envolver toda a Mercedes-Benz do Brasil em uma mudança de comportamento
em que o cliente seja sempre o foco de nossa atenção”, conta Philipp Schiemer,
presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina.
O evento, que aconteceu durante todo o dia, foi dividido
em três etapas. Na primeira, chamada “Voz do Cliente”, foram realizados painel
e palestras com o intuito dos participantes ouvirem quais são as expectativas
dos transportadores e suas necessidades em produtos e serviços e como é
realizar negócios com a Mercedes-Benz. Na segunda parte, “Sessões com os
Clientes”, diversas salas foram reservadas para que os empregados e
transportadores avaliassem cada etapa da jornada que percorrem juntos, do pré
ao pós-venda, explorando novas oportunidades. E por fim, na última parte,
“Pontos Críticos”, colaboradores, concessionários e coligadas definiram
soluções e prazos para cada demanda apontada pelos clientes.
Para que todos os colaboradores se envolvessem nessa
programação, telões foram espalhados pelas linhas de produção e foram
utilizados espaços de eventos e salas de reuniões, dentro da fábrica de São
Bernardo do Campo. Além disso, foram realizadas transmissões ao vivo para todas
as fábricas de veículos comerciais da Mercedes-Benz do Brasil.
Há 4 anos, a Mercedes-Benz do Brasil lançou o slogan “As
estradas falam. A Mercedes-Benz ouve”. Desde então, a empresa tem ido a campo
para ouvir dos próprios clientes quais seriam as suas necessidades
operacionais. Já foram desenvolvidos, inclusive, diversos caminhões e ônibus
com aplicações específicas solicitadas pelos transportadores.
Nesse sentido, também foi criado no ano passado o
“Embaixador da Voz das Estradas” para uma maior interação com clientes de todo
o Brasil. Motorista com mais de 50 anos de experiência, João Moita tem sido um
interlocutor entre os caminhoneiros e a fábrica, buscando entender e trazer para
a empresa cada vez mais as demandas do transporte brasileiro.
Agora, a companhia dá mais um passo para o engajamento de
todos os colaboradores nessa missão. “O Dia de Cliente dá uma nova dimensão ao
slogan ‘As estradas falam. A Mercedes-Benz ouve’ à medida que envolve toda a
empresa na estratégia 100% focada no cliente”, comenta Roberto Leoncini,
vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus
da Mercedes-Benz do Brasil.
Com a realização do Dia D Cliente, a empresa, que
completará 63 anos de Brasil, busca manter a liderança de vendas nos segmentos
de caminhões e ônibus e, também muito importante, sua posição de Top of Mind
entre os clientes brasileiros e de exportações.
“Pelos sinais do mercado, mais propício para renovações e
ampliações de frota, devido a um ambiente econômico mais favorável, 2019 deverá
ser melhor do que 2018 para os negócios de veículos comerciais. O Dia D,
portanto, vem para somar. Nos permite enxergar as oportunidades futuras e
conscientizar cada funcionário de que ele deve estar sempre em sintonia com o
que cliente espera da Mercedes-Benz do Brasil”, conclui Schiemer.
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