A coleção de veículos do BMW Group Classic, a área da
empresa dedicada à herança e à tradição dos automóveis BMW, acaba de ficar mais
rica com a chegada de mais um modelo singular: o único exemplar do BMW 1600 GT
conversível. Tudo isso graças à equipe de treinamento vocacional da fábrica da
BMW em Dingolfing, na Alemanha, que trabalhou diretamente na restauração do
veículo.
O projeto, que durou vários anos, teve a participação de aprendizes
sob a orientação de seus supervisores. O conversível de quatro lugares pintado
em prata tem um capô vermelho e sua história incomum faz dele um representante
revelador da época em que a BMW fez a transição de uma montadora de nicho para
uma fabricante de automóveis de produção em massa desfrutando de um crescimento
constante e uma reputação internacional.
O modelo clássico irradia agora um novo brilho. Ele é o
único exemplar remanescente de dois protótipos originais que a BMW encomendou
ao designer italiano de carrocerias Pietro Frua. No outono de 1967, os dois
veículos deixaram as dependências da fábrica de Dingolfing pela primeira vez.
Mas um deles teve um triste fim: acabou sendo descartado após sofrer um
acidente durante um test-drive. O outro carro, por sua vez, recebeu uma honra
especial: foi entregue ao maior acionista da BMW AG na época, Herbert Quandt.
E
o BMW 1600 GT permaneceu nas mãos da família Quandt por muitos anos antes de
ser repassado a outros proprietários particulares, entre eles uma modelo de Munique,
que desfrutou por algum tempo do prazer de dirigir a céu aberto e com os
cabelos ao vento; e um empresário de Fürth, na Franconia. Posteriormente, o
conversível encontrou abrigo no Centro Allianz de Engenharia, em Munique, na
Alemanha.
Para garantir que fosse preservado para a posteridade, o
BMW 1600 GT foi submetido, pela primeira vez, a amplos e detalhados trabalhos
de restauração. Quando os especialistas do BWM Group Classic souberam da
existência deste raro tesouro e assim que o processo de aquisição do veículo
foi concluído, surgiu a ideia de devolvê-lo à sua condição original no mesmo
local onde ele surgiu: a fábrica de Dingolfing. E, assim, o projeto de
restauração acabou se tornando parte integrante do treinamento de aprendizes
que almejavam tornarem-se mecânicos de carroceria e manufatura de veículos.
O BMW Group Classic apoiou o projeto de várias formas,
incluindo amplas possibilidades para aquisição de peças originais. Além disso,
réplicas de inúmeros componentes que não podiam ser mais adquiridos foram
minuciosamente remanufaturadas.
O renascimento do BMW 1600 GT conversível em Dingolfing
também reacendeu memórias de um capítulo particularmente excitante na história
da BMW. Quando ele surgiu, em 1967, a BMW tinha acabado de assumir a fabricante
de veículos Dingolfing Glas. Desde 1955, a empresa produzia, com
sucesso, o
Goggomobile, um pequenino modelo de duas portas. Anos mais tarde, em 1964, a
Glas lançou no mercado o elegante e esportivo Glas 1300 GT, com estilo assinado
por Pietro Frua, e, um ano depois, o poderoso Glas 1700 GT. A Glas estava à
procura de um parceiro forte e a BMW inicialmente concordou com uma operação de
distribuição conjunta. Contudo, isso acabou levando à aquisição completa pela
montadora de Munique. O esportivo compacto foi então equipado com os mesmos
eixo traseiro, assentos e motor de 105cv do BMW 1600 TI; assim como uma grade
dianteira da BMW e os mesmos faróis redondos do BMW Série 02.
A ideia de lançar, ao mesmo tempo, um cupê esportivo e um
conversível veio dos EUA. A proposta para desenvolver novas versões – sendo o
cupê equipado com motor de 2.0 litros – foi feita pelo importador Max Hoffmann.
Em outubro de 1967, Frua entregou uma carroceria conversível montada sobre um
chassi com assoalho reforçado. O conjunto foi então pintado em Dingolfing, onde
todos
Apenas um único exemplar do conversível bávaro-italiano
foi homologado para rodar em vias públicas. E 51 anos após a primeira unidade
do modelo ter sido fabricada, a segunda foi, finalmente, concluída. Desta vez,
a restauração do carro foi comemorada para dar ao BMW Group Classic outra joia
para a sua coleção.
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