A Volkswagen AG e a Ford Motor Company anunciaram hoje o
primeiro acordo formal de uma ampla aliança que permitirá às empresas aumentar
sua competitividade e atender melhor os consumidores em uma era de rápidas
mudanças na indústria.
O CEO da Volkswagen, Dr. Herbert Diess, e o CEO da Ford,
Jim Hackett, confirmaram que as empresas pretendem desenvolver vans comerciais
e picapes médias para os mercados globais já a partir de 2022. A aliança vai
gerar ganhos significativos de escala e eficiência e permitirá a ambas as
empresas compartilhar investimentos em arquiteturas de veículos que abrangem
diferentes capacidades e tecnologias.
As empresas estimam que a cooperação em vans comerciais e
picapes renderá um melhor resultado operacional anual antes dos impostos a
partir de 2023.Além disso, a Volkswagen e a Ford assinaram um memorando
de intenções para estudar a colaboração em veículos autônomos, serviços de
mobilidade e veículos elétricos e iniciaram o aproveitamento de oportunidades.
Ambas as empresas também afirmaram estar abertas a considerar outros programas
conjuntos de veículos no futuro. Os seus times continuarão a trabalhar nos
detalhes da parceria nos próximos meses.
“Ao longo do tempo, essa aliança vai ajudar ambas as
empresas a criar valor e atender as necessidades de nossos clientes e da
sociedade”, disse Hackett. “Ela vai não só trazer eficiências importantes e
ajudar ambas as empresas a melhorar seu desempenho, mas também nos dará a
oportunidade de ajudar a formar a próxima era da mobilidade.”
Diess acrescentou: “A Volkswagen e a Ford vão combinar
seus recursos, capacidade de inovação e posições de mercado complementares para
melhor atender milhões de consumidores ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, a
aliança servirá como pilar para a nossa meta de aumento da competitividade.”
A aliança, que não envolve a troca de ações entre as duas
empresas, será dirigida por um comitê conjunto. Esse comitê será liderado por
Hackett e Diess e incluirá executivos senior de ambas as empresas.
Colaboração em vans comerciais e picapes
Tanto a Ford como a Volkswagen possuem negócios robustos
em vans comerciais e picapes ao redor do mundo, com linhas populares como a
família Ford Transit e a Ranger, assim como as linhas Transporter, Caddy e
Amarok da Volkswagen.
O volume total de veículos comerciais leves das empresas
em 2018 somou cerca de 1,2 milhão de unidades globalmente, que poderia
representar o maior volume combinado da indústria com o ganho de escala de
produção.
A demanda tanto de picapes médias como de vans comerciais
tem projeção de crescimento global nos próximos cinco anos. A aliança permitirá
às empresas compartilhar custos de desenvolvimento, aproveitar as respectivas
capacidades de manufatura, aumentar a capacidade e a competitividade dos seus
veículos e ter custos eficientes, mantendo as características distintas de cada
marca.
Por meio da aliança, a Ford vai projetar e construir
picapes médias para ambas as empresas, que devem chegar ao mercado já em 2022.
Para ambas as marcas, a Ford pretende projetar e construir vans comerciais
maiores para os consumidores europeus, enquanto a Volkswagen vai desenvolver e
construir uma van urbana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário