Calor e energia produzidos em casa: a Porsche colocou em
operação duas novas usinas de cogeração em Stuttgart-Zuffenhausen para
incrementar sua combinação energética ambientalmente amigável e eliminar a
distância ainda remanescente até a produção neutra em emissões de CO2 do modelo
totalmente elétrico Taycan em Zuffenhausen, uma instalação produtiva com uma
longa história. As plantas produtoras simultaneamente de calor e energia, que
têm, cada uma, uma potência de cerca de dois megawatts, funcionam exclusivamente
com biogás e produtos residuais derivados de lixo orgânico.
Em contraste com as usinas de força tradicionais, as plantas de cogeração são
usadas para produzir, paralelamente, calor e energia. Elas não emitem para o
ambiente o calor residual gerado como parte da produção de energia, mas o
utilizam para aquecimento. Sua eficiência pode ser maximizada pela localização
próxima à área onde o calor é necessário de forma contínua, como próximo à área
de pintura e seus banhos de imersão e áreas de secagem, por exemplo, onde é
necessário aquecimento contínuo. Aproximadamente 90 por cento do calor gerado
serão usados para aquecer e fornecer água quente para os prédios de escritórios
e produção nas instalações de Zuffenhausen, onde trabalham quase 12 mil pessoas.
"As novas usinas de cogeração têm uma eficiência total de mais de 83 por
cento", explica Stephan Hartmann, que trabalha na divisão de Gerenciamento
Ambiental e Energético da Porsche.
As duas novas plantas de cogeração vão complementar o método de geração de
calor e energia já em uso nas instalações, para o qual a Porsche tem utilizado
até agora duas usinas movidas a gás natural. Essas usinas também serão
convertidas para biogás. Além disso, em Stuttgart, a Porsche está a caminho de
utilizar bioenergia da usina de resíduos orgânicos da cidade, assim que a
municipalidade de Stuttgart acionar as usinas, em 2021.
A expansão das usinas de cogeração nas instalações da Porsche em Zuffenhausen
está ocorrendo juntamente com o desenvolvimento da produção do Taycan, o
primeiro Porsche totalmente elétrico. O carro esportivo elétrico com quatro
portas será lançado no mercado no final de 2019 e será produzido como parte de
um processo de emissões neutras de CO2 nas instalações de Zuffenhausen.
"Nosso objetivo não é apenas produzir um carro com emissões neutras de
CO2, mas garantir que não deixaremos absolutamente nenhuma pegada ambiental.
Para esse fim, queremos atingir o objetivo de uma 'fábrica de impacto zero'. As
novas usinas de cogeração são um passo importante na direção correta",
afirma Albrecht Reimold, membro do Comitê Executivo da Porsche encarregado da
Produção e Logística.
Nenhum comentário:
Postar um comentário