Hoje,13 de maio, é celebrado o Dia do Automóvel,
data criada em homenagem à inauguração da primeira estrada pavimentada do
Brasil. A rodovia que liga a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis, com
aproximadamente 66 quilômetros, foi inaugurada em 13 de maio de 1926.
Como falar de carro também é falar de pneu, nessa data
especial para a história da indústria automotiva a Goodyear lembra alguns
modelos icônicos que rodaram com a marca. A Goodyear nasceu há 120 anos em
Akron, Ohio, praticamente junto com automóvel, e se fortaleceu no mercado quando
o fundador da companhia ofereceu ao jovem Henry Ford os pneus para serem
utilizados em seu carro de corrida, marcando simultaneamente o início da
aliança da marca com a indústria e com as competições. Mas foi em 1908 que os
icônicos modelos Ford T, que popularizaram e revolucionaram a indústria
automobilística, começaram a sair da linha de montagem equipados com pneus
Goodyear.
Fora das pistas, mas ainda no mundo dos esportivos, a
Goodyear se sobressai por ser a fabricante original e exclusiva do Chevrolet
Camaro. Os engenheiros da Goodyear trabalharam em estreita colaboração com a
equipe de desenvolvimento do Camaro para projetar pneus que
proporcionassem
performance superior e equivalente ao desempenho do esportivo. O projeto, que
incluiu mais de 13.000 horas de desenvolvimento e testes de pneus, resultou em
três adaptações dos pneus originais para contemplar as características do
veículo. Tanto na versão cupê como na conversível, o Chevrolet Camaro vem
equipado com rodas de 20 polegadas e pneus Goodyear Eagle F1 Asymmetric 3
RunOnFlat®.
A Goodyear desembarcou no Brasil em 1919, quando iniciou
as suas atividades em um escritório de vendas no Rio de Janeiro (RJ). Em 1954,
a Goodyear lançou o famoso pneu Papaléguas (1954) que, por cinco décadas,
conquistou a preferência das gerações de profissionais que atuavam no setor de
transporte no País. O sucesso do composto utilizado neste pneu foi tanto que
contribuiu para a decisão, em 1957, de criar uma área totalmente focada no
atendimento a montadoras.
As inovações continuaram e a década de 1980 começou com o
lançamento do primeiro pneu radial de aço para veículos de passeio no Brasil, o
Grand Prix S. Ao longo deste período, outros pneus emblemáticos chegaram ao
mercado nacional, como o Wrangler (1985), voltado ao atendimento de usuários de
off-road. Com estes lançamentos na preferência dos motoristas, a Goodyear
iniciou a implantação dos autocentros (1987), apresentando um novo conceito de
atendimento e serviço aos consumidores do País.
Hoje, a Goodyear desenvolve pneus pensando nas principais
necessidades do motorista em diversas situações de uso. Em automóveis de alta
performance, por exemplo, é recomendável que o pneu seja um modelo que ofereça
maior desenvoltura em traçados mais rápidos. Já nos casos em que o consumidor
preza pelo conforto e economia, a opção deve ficar pelos compostos elaborados para
carros com as mesmas características.
As principais diferenças entre os modelos fabricados para
carros de entrada diante dos de alta performance estão nos tipos de compostos
utilizados e na maneira que são fabricados. Em pneus elaborados para carros mais
potentes, por exemplo, o costado é mais rígido e as respostas são mais rápidas.
Nos modelos que prezam pela economia de combustível e pela durabilidade, são
utilizados compostos de borracha diferenciados na banda de rodagem,
proporcionando maior longevidade e melhor custo-benefício.
Uma das características da Goodyear é a vocação para o
pioneirismo e inovação, que resultaram na sua posição de liderança tecnológica.
Para manter essa posição, a empresa investe em pesquisa e desenvolvimento,
capacidade técnica e treinamento de suas equipes e revendedores. A Goodyear tem
um elevado padrão de qualidade, tecnologia e de inovação em todos os seus
produtos. Cada modelo tem características de acordo com as necessidades de cada
público.
O Wrangler, por exemplo, é conhecido pela sua versatilidade e
capacidade off-road. Já a linha Eagle é focada em modelos esportivos. A prova
da esportividade da marca pode ser conferida na NASCAR e no Camaro. Já o
EfficientGrip é um pneu elaborado para oferecer alta performance, tanto em
pisos molhados ou secos, a um elevado grau de segurança (menor espaço de
frenagem) e excelente tração. No caso do Assurance, o foco é a durabilidade e
economia para carros compactos, enquanto o Direction é elaborado para aqueles
que procuram conveniência. E for fim, Kelly e a Cargo, são as marcas elaboradas
para os motoristas que buscam total custo-benefício.
Nenhum comentário:
Postar um comentário