Desde seu lançamento em 1975, a Honda GL 1800 Gold Wing é objeto de
desejo de quem almeja o máximo de uma motocicleta. Pensada para cruzar grandes distâncias com extremo conforto e segurança, o modelo atravessou as últimas quatro décadas no posto de máquina preferida dos mototuristas de todo o planeta.
desejo de quem almeja o máximo de uma motocicleta. Pensada para cruzar grandes distâncias com extremo conforto e segurança, o modelo atravessou as últimas quatro décadas no posto de máquina preferida dos mototuristas de todo o planeta.
Nesta nova geração, a Gold Wing recebeu uma profunda remodelação que
preservou o caráter que deu à motocicleta a posição de ícone sobre duas rodas.
O objetivo da Honda ao reprojetar cada componente desta versão foi o de
oferecer aos fãs do modelo a excelência em termos de tecnologia motociclística,
mantendo, porém, intacta a incomparável personalidade do modelo.
Apesar de preservar a mesma arquitetura e praticamente a mesma
capacidade cúbica (de 1.832 cc cresceu à 1.833 cc), o motor da Gold Wing ganhou
mais potência (126 cv contra 118 cv) e torque (17,34 kgf.m ante 17,0 kgf.m)
além de estar 3,8 kg mais leve (versão Tour) e 29 mm mais curto que o motor da
Gold Wing anterior.
Acoplado ao motor está a última geração do moderno câmbio de dupla
embreagem DCT (Dual Clutch Transmission) com sete
marchas (versão Tour). O piloto tem a opção de utilizá-lo no modo plenamente
automático ou selecionar a marcha desejada através de comandos "+" e
"–" situados no punho esquerdo do guidão. O câmbio DCT que
equipa a nova Gold Wing Tour oferece ainda a inédita modalidade 'Walking
Mode', que movimenta a motocicleta em velocidade limitada (1,8 km/h à
frente e 1,2 km/h em marcha a ré) para auxiliar o piloto nas manobras de
estacionamento.
Qualquer que seja a condição de uso, a Gold Wing excede as mais altas
expectativas: os atuais parâmetros de comportamento ciclístico foram elevados
de maneira significativa. Isso se deve não apenas à geometria do novo sistema,
no qual se destaca a coluna de direção avançada, mas também ao atrito reduzido em cerca de 30% na suspensão por duplo braço oscilante em comparação ao sistema telescópico tradicional.
no qual se destaca a coluna de direção avançada, mas também ao atrito reduzido em cerca de 30% na suspensão por duplo braço oscilante em comparação ao sistema telescópico tradicional.
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A suspensão traseira é também inédita e se vale de uma balança de
suspensão do tipo monobraço Pro-Arm conectada ao sistema Pro-Link,
solução que favoreceu aspectos de manutenção e design, contribuindo para a ação
mais progressiva da suspensão traseira, que assegura maior estabilidade e
conforto.
Tanto a suspensão dianteira como a traseira da versão Tour dispõem de
regulagem eletrônica automática, que obedece à seleção do Riding Mode.
Também é possível intervir na regulagem da pré-carga da mola do amortecedor
posterior através de um prático comando elétrico. São quatro as opções de
ajuste consoantes à utilização: só piloto, piloto+bagagem, piloto+passageiro e
piloto+passageiro+bagagem.
Quanto aos freios, na Gold Wing 2019 está presente o consagrado
sistema D-CBS (Dual Combined Braking System) com ABS de
última geração, que distribui a potência frenante nas duas rodas de acordo com
o ajuste do Riding Mode.
Por último, mas nem por conta disso menos importante, há o fato de a
Honda GL 1800 Gold Wing 2019 Tour continuar sendo a única motocicleta da atual
produção mundial dotada de Airbag de série.
Não há dúvida que basta um breve olhar para entender que a Gold Wing
2019 é uma motocicleta contemporânea, que abre mão das linhas imponentes da
versão anterior em busca de elegância associada à eficiência aerodinâmica e uma
– por que não? – "pitada" de esportividade.
Dona de um estilo inconfundível onde se destacam a projeção da parte
frontal, a harmoniosa linha de cintura e o elegante e acolhedor posto do piloto
e acompanhante, o conceito aerodinâmico do novo modelo difere do anterior, no
qual havia uma ampla área entre o piloto e o para-brisa, que criava uma grande
"ilha" de ar calmo mesmo em velocidades elevadas.
"ilha" de ar calmo mesmo em velocidades elevadas.
Agora o piloto fica mais próximo do para-brisa, regulável tanto em
altura como em inclinação, e um apurado estudo aerodinâmico permitiu melhorar
não só o coeficiente aerodinâmico, visando melhor desempenho e eficiência, como
dar a piloto e passageiro o conforto dinâmico digno de uma Gold Wing.
Os assentos continuam individuais para piloto e passageiro, a ergonomia
é impecável e no "top box" enas protetivas malas laterais
há capacidade de transportar uma grande quantidade de bagagem - 110 litros, na
versão Tour.
Neste novo cockpit se destaca o painel com tela TFT colorida
de 7 polegadas, que oferece o mais completo nível de informações sobre a
motocicleta, sistema de áudio, navegação e do controle de tração HSTC (Honda
Selectable Torque Control), regulagem de suspensão e Cruise
Control.
A Gold Wing Tour 2019 é compatível com o Apple CarPlay e
a conectividade é facilitada pela portaUSB e Bluetooth.
Abaixo, a lista dos principais itens da rainha das Grã-Turismo, renovada para
continuar a nº 1 da categoria.
A Honda Gold Wing está disponível nas cores cinza fosco para a versão GL
1800 Gold Wing e vermelha para a versão GL 1800 Gold Wing Tour. Esta última se
difere oferecendo a transmissão DCT de 7 velocidades - ante a de 6 marchas
convencionais na versão Gold Wing - airbag, suspensão traseira com ajustes
eletrônicos pré-definidos em quatro posições (somente piloto, piloto e bagagem,
piloto e passageiro, piloto, passageiro e garupa), altura do para-brisa e top
box adicional.
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