sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Nissan Versa atinge 50 mil unidades vendidas no Brasil

Primeiro sedã compacto japonês do mercado, o Nissan Versa atingiu a marca de 50 mil unidades vendidas desde seu lançamento no Brasil. Disponível em três versões de acabamento – S, SV e SL -, o modelo é reconhecido por seu amplo espaço interno, boa lista de equipamentos de série e desempenho do motor 1.6 16V. Estes predicados ajudaram o veículo a vencer, em sua trajetória no país, diversos prêmios e comparativos na imprensa especializada e a conquistar os consumidores brasileiros.

O Nissan Versa é um forte competidor entre os sedãs compactos no Brasil e, por isso, tem apresentado crescimento em sua participação no segmento em 2014. Passou de 1,6% de market share no início do ano para 2,7%, em agosto.

O desenvolvimento do Nissan Versa foi focado na criação de um sedã completamente novo a partir da moderna e global plataforma V (de versátil), sendo um sedã "puro", diferentemente da maioria dos concorrentes, que normalmente são adaptações de um hatchback. O projeto também teve como objetivo ter motores e transmissões mais compactos e reduzir a quantidade de componentes utilizados, sem que isso significasse menor qualidade. Esta nova forma de pensar permitiu à engenharia desenvolver um veículo compacto por fora, mas com espaço interno surpreendente.

Medindo 4.455 mm no comprimento e 1.695 mm na largura, o Nissan Versa tem entre-eixos de 2,600 mm, medida comparável à de modelos de segmentos superiores, como os sedãs médios. O espaço para os joelhos é de 571,7 mm, 940 mm para pernas e 929,7 mm para a cabeça no banco traseiro.

O motor utilizado pelo Nissan Versa é o HR16, que entrega potência de 111 cavalos a 5.600 rpm e tem torque de 15,1 kgfm a 4.000 rpm, acoplado à transmissão manual de cinco velocidades. O motor de alumínio conta com quatro cilindros em linha, 16 válvulas e a tecnologia da variação da abertura das válvulas através de variador de fase (CVVTCS), sistema também empregado no Sentra 2.0. Esse dispositivo controla a variação de tempo de abertura e fechamento de válvula para otimizar o enchimento do cilindro de acordo com a rotação, carga e regime de funcionamento do motor.

O Nissan Versa é vendido no Brasil desde novembro de 2011. O preço do modelo começa em R$ 37.990.


Nenhum comentário:

Postar um comentário