sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Novo Fox chega às concessionárias Volkswagen com recursos inéditos de tecnologia e segurança


O Novo Fox acaba de chegar às mais de 630 concessionárias da Volkswagen no Brasil com recursos de tecnologia e de segurança de segmentos superiores. A linha 2015 do modelo estreia uma série de novidades, como o controle eletrônico de estabilidade (ESC) e o controle de tração (TC e ASR). Trata-se do Fox com mais sistemas de segurança da história.A versão de topo de linha do Novo Fox, a Highline, pode ser equipada com o controle eletrônico de estabilidade (ESC). O sistema reconhece um estágio inicial de que uma situação de rodagem crítica está para acontecer. Compara os comandos do motorista com as reações do veículo a esse comando. Se necessário, o sistema reduz o torque do motor e freia uma ou várias rodas até atingir a condição de estabilidade.

O ESC traz outros recursos eletrônicos de assistência para o veículo, como o EDS (Elektronische Differenzialsperre) – Bloqueio eletrônico do diferencial. Em situação de baixa ou perda de tração em uma das rodas motrizes, o bloqueio eletrônico do diferencial aciona o freio dessa roda, transferindo o torque para a roda com maior tração, proporcionando assim melhor comportamento dinâmico do carro. Esse sistema de “tração inteligente” funciona de forma automática, sem necessidade de o motorista acionar um botão no painel. Além disso, o sistema atua em curvas e em velocidade de até 80 km/h.

O Novo Fox Highline quando equipado com o ESC traz mais uma inovação no sistema de freios: o HBA, ou BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem). O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e da força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência. Nesse momento, o sistema aumenta a pressão no circuito hidráulico e a força de atuação das pinças de freio, buscando a condição ideal de funcionamento do ABS para reduzir o espaço de frenagem.

Freios com alta tecnologia
Importante lembrar que todas as versões do Novo Fox são equipadas com um dos mais modernos sistemas ABS da categoria. Além de evitar o travamento das rodas em frenagens bruscas, o sistema de freios é composto por outros recursos de segurança, como o EBD (distribuição eletrônica das forças de frenagem) e ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado.

O sistema EBD distribui eletronicamente as forças de frenagem entre os eixos traseiro e dianteiro, garantindo a estabilidade e a segurança. Já o ESS, exclusivo no segmento, funciona como um alerta para evitar colisões traseiras. Caso o motorista pressione o pedal de freio de forma acentuada, mantendo uma frenagem mais consistente, o sistema aciona as luzes de frenagem de forma intermitente na frequência de 3Hz. Após essa frenagem, com o veículo estático, as luzes de freio param de piscar e o ESS aciona as luzes de pisca-alerta na frequência de 1,25Hz, indicando que o veículo está parado.

Há ainda o sistema MSR (Motorschleppmomentregelung ou Controle do Efeito Freio Motor), que evita o escorregamento das rodas em pisos de baixo atrito devido ao efeito do freio-motor. Esse sistema atua quando o motorista libera rapidamente o pedal do acelerador e nas reduções de marcha, aumentando o torque através do controle do acelerador eletrônico.

Outro recurso presente no Novo Fox é o GMA (Giermomentaufbauverzögerung ou Controle do Momento de Giro), que diminui a possibilidade de giro do veículo em piso com diferentes níveis de atrito. O sistema também proporciona diferentes forças de frenagem no momento da desaceleração até que a rotação das rodas seja equalizada.

Tração inteligente
O Novo Fox conta com outros recursos que colaboram para a máxima segurança e a tração ideal. Um exemplo é o ASR (Antriebsschlupfregelung) – Controle de tração –, que auxilia o motorista a arrancar ou acelerar o veículo sobre um piso de baixa aderência, graças a uma série de sensores e uma central eletrônica. O sistema atua gerenciando o torque motriz e a frenagem individual da roda que destraciona, auxiliando na aderência dos pneus em qualquer condição de utilização.


Outra tecnologia voltada à segurança é o TC (M-ABS) - ou Controle de tração -, recurso que o Novo Fox Highline traz de série. Esse sistema tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas, controlando eletronicamente o torque do motor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário