edita@rnasser.com.br - 61.3225.5511Coluna 4012 03.10.2012 |
O Salão de Paris e das
incertezas
Até dia 14 a mais atrativa mostra européia de
veículos estará em sua base quase secular, numa das portas parisienses, a
Versailles, cumprindo a missão de ser vitrine de produtos, arauto de
tendências, cenário para pedidos, protestos, palco para lobby explicito
de fabricantes franceses e europeu. Com enorme cobertura de imprensa - neste
ano 13.000 jornalistas se credenciaram e inquantificadas mídias dos novos
tempos de internet divulgaram o conteúdo. Muitos lançamentos, alguns aportarão
por aqui, incluindo o VW Golf em sétima edição.Entretanto, maior que as
especulações do que virá ou não virá, é o clima que deve se assemelhar ao
que se respirava às vésperas do Baile da Ilha Fiscal, esbórnia social, última
festa no Império, antes que Pedro II se aborrecesse com as cobranças e
entregasse a condução do país aos Republicanos. O clima é, poucas são as marcas
européias capazes de reservar espaço para o Salão de 2.020. Com pressões
ambientalistas para redução de consumo e emissões, crise econômica mundial, há
empresas que sinalizam futuro - coreanas Hyundai e Kia, Volkswagen, Ford,
Mercedes, Toyota -, entretanto a maioria consulta oráculos, tarólogos,
astrólogos - ou usam o Salão para pintar quadros negativos e dizer que não
sobreviverão sem ajuda governamental.
Trabalhadores da
Peugeot, Citroën, Ford, pagaram entrada para fazer protesto, incluindo colar
adesivos nos carros que produziram, com mensagens contra o fechamento de
fábricas, extinção de postos de trabalho. Com o mercado francês em queda livre,
desemprego, governo socialista socializando o déficit, apertando o cinto,
aumentando impostos - como ocorre na Irlanda, Grécia, Portugal, Espanha -,
fazer carro para quem ? Um bate-boca entre presidente do Conselho e
da diretoria da Volkswagen, de um lado, e o polêmico Sérgio Marchionne, o
salvador da Fiat e da Chrysler, motivou intervenções maiores para gerar um
aperto de mão e elogios mútuos. A Volkswagen, entesourada, insiste em comprar a
Alfa Romeo, e Marchionne, cancelando investimentos na Itália e na Rússia,
insiste dizer não precisar vender e não venderá.Em exibição de fins opacos, a
Peugeot exibiu em seu stand um piano Pleyel com a cauda desenvolvida em seus
laboratórios. Competência ociosa ? sobra de tecnologia ? falta do que fazer ?
um novo caminho industrial, via inversa á da Yamaha ? O piano lá estava e
pianava.
Das novidades, novo
Jaguar F Type, Land Rover, o pequeno Opel Adam, que parece copiar o Audi A1,
Golf 7a. geração, impossível dizer quais virão ao Brasil enfrentar o elevado
muro tarifário. Sonho por sonho, melhor o maior, da remota possibilidade, há o
esportivo McLaren P ( de protótipo ) 1. Surgido 20 anos após a construção de
seu primeiro esportivo, o F1, materializa a vontade de Ron Denis, líder da
equipe vencedora da Fórmula 1, herdeiro do espólio de Bruce Mc Laren. É
uma interpretação industrial do fazer um carro de competição, materiais de
engenharia nobre, fibra de carbono, ligas metálicas leves. A idéia da McLaren
ao apresentar o protótipo não é dizer pretender o carro mais veloz do mundo -
aliás, se cravará 340 km/h ou se atingirá 387,5 km horários parece
absolutamente irrelevante porquanto velocidades de pouca frequência -, mas ser
o de melhor comportamento, reações em velocidade desfrutável. Novidade do
produto é o motor, próprio.
A McLaren deixou o V8 Mercedes e desenvolveu o
engenho em casa: 3.8 litros, dois turbo compressores. Série anterior produzia
618 cv. Para o carro querem mais. 800 cv, diz-se, fará da imobilidade aos 100
km/h em 2.6s. Não há preço definido e a McLaren, como a Coluna informou,
busca representantes mundo a fora, demonstrando terá operação sequenciada,
industrial, ao contrário do primeiro modelo, o F1, feito sob encomenda.Preço não declarado,
especulações em torno de 1 milhão de Euros, mas não parece factível, pois tal
preço oferece enorme lucratividade, mas não alimenta volume para uma
produção seriada. Modelo definitivo no próximo ano, quando a produção será
iniciada. A McLaren ofereceu a representação brasileira ao tri campeão Nelson
Piquet, que declinou.
Suzuki Grand Vitara dança
a música do governo
Pequenas intervenções de estilo na grade frontal,
para choques dianteiro, e agregação facilidades eletrônicas, como piloto automático
e o Brake Override marcam o Suzuki Grand Vitara na passagem
2012/2013.Rompe com o “Pacote Brasil”, curiosas exigências
nacionais: interior em couro, carro preto ou prata. Há, além de PP, cinza,
banco, azul, vermelho e bronze – este em edição especial no Salão do Automóvel,
e couro só na versão de topo.
A mecânica mantém o
motor a gasálcool 2.0, em alumínio, 16V com admissão variável, 140 cv. Torque
de 18,7 kgfm, inferior ao imaginado a andar em pisos ruins, aptidão do
resistente sub chassis sob a carroceria monobloco.Transmissões de cinco
velocidades, mecânica ou automática, opção de tração 4x4 permanente nas 4
rodas. A 4x2 ocorre no eixo traseiro, aumentando as habilidades. Na 4x4 o
bloqueio do diferencial central e da marcha reduzida ocorre no painel, por
botãozinho boiolo-feminino, solução cara para manter. Em vez de
vareta de ferro no engate e desengate, como criou o dr Carl Probst para o Jeep,
onde tudo começou, uma renca de fios, terminais, relês, sensores, etccc,
aumenta exponencialmente o risco de não funcionar, a dificuldade para encontrar
as múltiplas peças, e a conta para reparos.
Dança a música oficial. Os curativos aplicados pelo
país, sem plano, projeto ou objetivo, aumentam alíquotas ou criam adicionais em
caso de problema para o qual não se preparou. No caso, impedir comparar
tecnologia entre nacionais e importados.Com elevadíssima barreira contra
importações, e a trêfega cobrança de 30 pontos acima do IPI, o Grand Vitara é
sem frescuras ou fricotes, o be-a-bá de conforto: ar digital,
trio elétrico, direção assistida, e sem itens da moda -Blue tooth, tela
no painel, câmera de ré, etccc. É retrato da contingência brasileira: as
empresas devem vender para sobreviver e, pelo aumento da barreira de proteção
aos nacionais, há que simplificar o produto para não implodir a tabela e
inviabilizar o negócio.
Dimensões limites para
cidades e garagens nacionais, sem a obesidade dos grandes e idolatrados SUV
feitos para as estradas, os estacionamentos e as garagens norte-americanas, mas
inadequados às nossas vagas para faquir, não fiscalizada moda em novos
edifícios e nos shopping centers.Pomposa, a Suzuki avisa ser
equipado com Brake Override. Nome enfeitado, coisa antiga. Na
década de ’50 os norte-americanos Nash utilizavam e na abertura das importações
os japoneses Subaru, com o nome de Hill Holder. Se os pedais e
freio e acelerador estão pressionados ao mesmo tempo – para arrancar numa
subida, por exemplo -, a eletrônica interpreta e age, dando uma meia trava para
o carro não descer.
Custo
O leque se abre com 4x2 manual a R$ 72.914.
Opcional automático é o mais caro do mercado: R$ 7,4 mil. Tração na 4 eleva o
preço em quase R$ 9 mil. Assim, versão completa, automática, traçada, e teto
solar vai a R$ 90.025.
Roda-a-Roda
Resgate – Esportivo,
dois lugares, carroceria em alumínio. O novo Jaguar F-Type fala a linguagem
industrial inaugurada pelo XK 120 em 1948, interpretada pelo E-Type em 1961:
esportividade e traços inequivocamente ingleses.Mecânica –
Dois motores com compressor, ditos Supercharged, V6 3.0, gerando 340 ou 380 cv,
e V8 5.0 e 510 cv, dianteiros, transmissão automática de 8 velocidades, tração
traseira, suspensão independente.Ecologia –
Política que o Brasil não adota, o processo de produção gera 80% menos emissões
de CO2 que o de carros concorrentes. O fato da carroceria ser de alumínio
reciclado e reciclável muito auxilia na conta.História – Não é
o primeiro esportivo Jaguar com carroceria em alumínio. As primeiras 50
unidades do XK 120 o foram, passando ao uso do aço em função do sucesso,
encomendas e facilidades industriais.
Será? – Sergio
Marchionne, número 1 da Fiat, anunciou produzir um Alfa grande, voltando a ser
Alfa, com motor dianteiro e tração traseira. Plataforma comum com Maserati
Quattoporte, feitos nas instalações ex- Bertone, em Grugliasco, Turim, 2014.
Atavismo –
Hans Poestsch, CFO – o homem de finanças – da Volkswagen, chutou o pau da
barraca na abertura do Salão de Paris, objetivo como um canhão da conterrânea
Krupp. Disse o óbvio: alguns competidores europeus, especialmente do sul,
sairão do negócio se não tiverem ajuda governamental.
Na cara - O
recado apenas não nominou as marcas francesas, às voltas com problemas. A PSA -
Peugeot, Citroën - quer fechar fábricas, despedir 10.000 franceses, e a
Renault, otimista, prevê cair na Europa 13%, e no mundo crescer 0%. A Fiat
projeta perder US$ 900M e cortou investimentos.
União – Na
corrida por mercados com crescentes vendas e grandes lucros, onde Brasil
brilha, fonte da PSA informou, a empresa e a GM, aliados em fevereiro, farão
acordo industrial para veículos comuns, com as duas marcas.
Aguarde -
Pode ser em fábrica da PSA, da GM, ou terceira. Carro pequeno. A GM recusou
dividir plataforma de carro médio. Planos comuns – e projetos definidos – em
outubro. Difícil imaginar paz entre a soberba intrínseca na GM, – formada sem
fundamentos automobilísticos, e a PSA, secularmente familiar, sempre voltada
aos metais e à mecânica.
História –
Somar visão norte-americana com óptica francesa não funcionou com a Chrysler
comprando a Simca – rentável europeia, e quebrá-la; idem no Brasil; e nos EUA
na fugaz associação Renault e AMC, com o Alliance.
Futuro – Com
perspectivas de resultados positivos ou não as multis dos automóveis se unem
para reduzir custos. Um dos acordos com bons resultados é da Renault-Nissan com
a Daimler: caixas de marcha com intensa eletrônica; nova geração de motores de
baixa cilindrada, injeção direta, turbo, baixo peso, emissões, consumo.
Atenderão às duas marcas
Troca-troca – Há
envolvimento com produtos. A Renault criará marca de luxo – e o carro será um
Mercedes. E a próxima geração do Smart será feita pela Renault sobre a
plataforma do sucessor do atual Twingo.
Ampliação – A
VW Argentina lançou o Amarok com cabine simples. Forma 13 versões, igualando os
concorrentes Ranger e Toyota. Aqui, Salão do Automóvel.
Fila anda –
Quando lançado, há dez anos, o EcoSport cravou marca única: nada gastou em
propaganda. O sucesso com jornalistas garantiu divulgação e demanda por largo
prazo. Para o atual, ante a concorrência do Renault Duster, iniciou a maior
campanha já realizada. Será sucesso como produto, mas o pioneirismo, a solidão
no mercado, a margem de lucro como na primeira versão, serão saudades e case.
Mercado –
Maior renda per capita; melhor relação de graduação, pós, mestrados
do país; maior índice de consumo de obras de arte; imbatível capacidade de
formar opinião, o DF é 2º. lugar em vendas de automóveis Mercedes-Benz com a
Brasília Motors, atrás da Comark, em S Paulo.
Caixa – Boa
notícia para o mercado de veículos usados: a Caixa Econômica entrou no negócio,
praticando juros menores. Até dois anos, 1,34% a.m. e 60 meses para pagar. Até
10 anos, 1,55% e 48 prestações.
Vista – A
operação Chrysler caiu na real, viu os mapas de venda, o calendário do
ano-modelo 2012, o estoque, e baixou o preço de quatro produtos: Grand Cherokee
Limited de R$ 205 mil a R$ 180 mil; 300C de 194 mil a 169 mil; Laredo de R$ 180
mil a R$ 160 mil e Jeep Compass de R$ 98 mil por 90 mil.
Calço –
Fomenta negócios casados, financiando através do Chrysler Group Financial
Services, rótulo pomposo de sub departamento do Banco Fidis, o financeiro da
Fiat, dona da Chrysler.
Merchandising– Com o
Fusca – nome dado ao New Beetle repaginado – a Volkswagen participa da novelaGuerra
dos Sexos, da Globo. Outros carros da marca também serão utilizados. Campeã
nesta mídia é a Kia.
Provocação –
Tema do SIMEA – simpósio internacional de engenharia automotiva – 2013: “10
anos deveículos Flex – qual a próxima inovação?”. Idéia boa e, espera-se,
provoque melhorar a operação. Os motores Flex podem ser estratégicos, porém com
rendimento inferior ao quando eram apenas a gasálcool ou etanol. Quem paga pelo
consumo a mais é o usuário.
Ajuda – Saber
mais sobre os produtos vendidos pela Nissan – March, Versa, Sentra, Tiida,
Livina e Frontier? A montadora disponibiliza para consulta
e download Manual de Proprietário, Guia Rápido de Uso, e
24 Horas Nissan Way Assistance.
Antigos –
Neste final de semana, no Hipódromo de San Isidro, beiradas de Buenos Aires,
a 12ª. Autoclasica, maior e mais refinada exposição de veículos
antigos na América Latina. Homenageia os 90 anos do piloto José Froilán
Gonzales; a história da Cadillac, e os 80 anos do motor V8 Ford, o Flathead.
Aplica parâmetros de julgamento FIVA, o que dá qualidade e respeitabilidade.
Gente – Eduardo
Andrade, experiente em multis nos EUA, AL, Caribe, Canadá e África, desafio
brasileiro.OOOO
Direção de marketing da Goodyear. OOOO Mesma empresa,
Renato Rossoni, ex Valeo ZF, Benteler e Mercedes-Benz, diretor de Suprimentos.
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