Depois de anunciar o lançamento do Fusca no Salão
Internacional do Automóvel de São Paulo, a Volkswagen antecipa que a Amarok
Canyon, versão conceitual de sua consagrada pick-up média Amarok, também será
um dos destaques da marca no evento, que ocorre entre os dias 24 de outubro e 4
de novembro. Configurado especificamente para a prática radical da canoagem, o
protótipo demonstra a versatilidade do utilitário Volkswagen para aplicações
especiais.
Imagine o cenário: sábado de manhã cedo, o final de
semana pela frente, o ar está fresco e os rios nas montanhas correm entre suas
margens verdejantes. É hora de ação: dois caiaques de competição são
rapidamente carregados e amarrados na caçamba da Amarok Canyon. E cair na
estrada...
Primeiro, um trecho rápido pelo asfalto. Depois, por
tortuosos caminhos nas montanhas. Mais alguns quilômetros por uma trilha de
lama na floresta e os últimos 500 metros transpondo grandes pedaços de pedra
quebrada. Graças à capacidade off-road da Amarok, sem dificuldades: chegamos ao
destino, um riacho com correnteza veloz.
Rapidamente, os aventureiros removem seus caiaques de
fibra de carbono e o equipamento – capacete, remos e coletes – da caçamba. Os
caiaques são lançados nas águas revoltas para um empolgante rodeio. Unindo
força e habilidade, a dupla procura o melhor caminho entre as ondas, numa
exaustiva luta com os elementos que apagam todo o stress da vida diária.
É assim que um dia perfeito começa para um canoísta
radical. Este tipo de esporte representa uma das formas mais extremas de
atividade aquática e tem conquistado uma popularidade crescente.
Todos os aspectos da Amarok Canyon, que foi mostrada pela
primeira vez no Salão de Genebra, em abril deste ano, foram concebidos para
atender às necessidades deste esporte radical, desde o equipamento de rodagem
da picape aos detalhes na área de carga. “A intenção deste conceito radical é
mostrar uma das muitas aplicações da Amarok. Com esta adaptação para um esporte
radical, estamos colocando em evidência o DNA original da Amarok”, explica o
Dr. Wolfgang Schreiber, diretor de Desenvolvimento da Volkswagen Veículos
Comerciais.
A Amarok Canyon é consideravelmente mais alta e larga do
que o modelo de série e sua cor é também mais exótica. A carroceria da picape,
com um brilho especial devido às três camadas da pintura “Laranja Baladi”, foi
elevada em 40 mm com o uso de um kit especial. Com os pneus também especiais, a
picape ficou 85 mm mais alta que a versão de produção.
A pick-up modificada também ganhou faróis auxiliares
montados sobre o teto. Outros toques visuais incluem lanternas traseiras
escurecidas e a proteção inferior da carroceria em cor contrastante. Dois
estribos acionados eletricamente facilitam a entrada e a saída do veículo,
apesar da altura maior. Os estribos foram criados para não chamarem a atenção e
se retraem quando o veículo está em movimento, para manter a alta capacidade
off-road da Amarok original.
A largura da versão conceitual também foi aumentada para
permitir sua utilização específica. As caixas das rodas foram alargadas 35 mm
em cada lado para criar espaço para os grandes pneus todo-terreno 275/65 R18,
montados em rodas tipo “Durban” pintadas na cor Adamantiun Dark, com alto
brilho.
Os dois caiaques de fibra de carbono são fixados com
segurança no assoalho da caçamba. Na traseira, o assoalho possui duas cavidades
com forração macia e as proas dos caiaques são posicionadas numa barra na mesma
cor das rodas, com tirantes que os seguram com firmeza. Os remos ficam presos com
segurança na parte interna da tampa da caçamba, fáceis de alcançar. Todo o
equipamento restante – capacetes, coletes e calçados especiais – também é
guardado com segurança: os capacetes em redes na divisória da caçamba com a
cabine e o restante em pequenas caixas com tampas à prova d’água que podem ser
trancadas.
Dentro da cabine foi usado um jogo de cores especial, com
muitos detalhes e novos toques decorativos. Os bancos de couro têm duas cores,
com a superfície dos assentos na cor “sterling” e os apoios de cabeça e as
laterais no tom “adamant”. As costuras decorativas no estofamento têm a cor
laranja da carroceria, que também aparece em outros pontos, como nas costuras
do volante de três raios e na cobertura da alavanca do câmbio, cintos de
segurança e saídas de ventilação. Sob uma cobertura, no painel, há três
instrumentos auxiliares, que mostram os ângulos de subida e inclinação lateral
da Amarok, fornecendo ao condutor informações importantes para maior segurança
em condições fora de estrada mais radicais.
Para garantir a máxima capacidade off-road, a Amarok
Canyon utiliza o poderoso motor biturbo 2.0 TDI com 180 cv (132 kW), que
oferece torque máximo de 40,81 kgfm (400 Nm) entre 1.500 e 2.250 rpm. O sistema
4MOTION de tração integral selecionável, juntamente com a caixa de redução e o
travamento do diferencial no eixo traseiro, assegura a eficiência da
transmissão de força para as rodas, mesmo nas mais duras condições.
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