domingo, 30 de setembro de 2012

Campeão da Indy, Tony Kanaan confirma estreia na Stock Car



Aos 37 anos de idade, Tony Kanaan fará sua estreia na Stock Car. O piloto está confirmado para as duas últimas etapas da temporada 2012. "Estou entusiasmado com essa oportunidade que o Grupo Petrópolis me deu para fazer minha estreia na categoria", disse Tony, que disputará as corridas com a marca Itaipava. A equipe escolhida para esta participação especial foi a Bassani Racing. "Sempre acompanhei a categoria, mesmo estando fora do Brasil, então quando recebi o convite aceitei na hora", falou Tony Kanaan, campeão da Fórmula Indy em 2004.Tony disputará sua primeira corrida na Stock Car no dia 11 de novembro, em Brasília. Será uma espécie de preparação para a etapa mais importante do ano, a Corrida do Milhão, marcada para 9 de dezembro, no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O vencedor da prova que encerra o campeonato ficará com um prêmio de R$ 1 milhão. "Embora tenha feito um treino na Stock Car há sete anos, não conta nada. Ainda bem que vou fazer a prova de Brasília primeiro, assim tenho mais tempo para me adaptar ao carro fechado", acrescentou Tony Kanaan, que doará o cachê para o Instituto Barrichello Kanaan.

Apesar da nova experiência, o piloto já tem contrato assinado para continuar na Fórmula Indy em 2013. "É claro que estarei na Fórmula Indy no ano que vem, mas me sinto muito honrado por poder disputar duas etapas em uma categoria tão grande como a Stock Car. Sempre quis acelerar esses carros para valer, então agora chegou a minha vez", concluiu Tony, que chegou a testar pela equipe Honda na Fórmula 1. O carro de Tony Kanaan será o terceiro com a marca Itaipava na Stock Car. Luciano Burti e David Muffato disputam a temporada regularmente com o patrocínio do Grupo Petrópolis. 

NISSAN DELTAWING TERÁ NOVO DESAFIO NA AMERICAN LE MANS SERIES



A colisão sofrida pelo revolucionário conceito de corrida Nissan Deltawing durante as 24 Horas de Le Mans, em junho, deixou os membros da equipe com o sentimento de “trabalho inacabado”. O abandono da prova frustrou a todos, mas a situação deve mudar entre os dias 17 e 20 de outubro, quando o protótipo participará da final da American Le Mans Series (ALMS), em Atlanta (EUA), competição com 10 horas de duração e conhecida como Petit Le Mans (pequena Le Mans).Para o time Nissan Deltawing, a prova norte-americana é o evento perfeito. Não somente para dar aos fãs o final de corrida esperado - na França, ele foi aclamado pelos mais de 240 mil torcedores -, mas também demonstrar seus diferenciais em uma pista tradicional, já que o circuito de Le Mans é misto, que também utiliza vias públicas.A participação na prova, entretanto, é uma aperitivo para 2014, quando o DeltaWing participará da competição desde o início. Isso será possível graças à fusão entre as categorias American Le Mans Series (ALMS) e GRAND-AM Road Racing. A nova série vai incorporar os protótipos de Daytona, os de Le Mans e também o DeltaWing.

Desenhado e construído com o objetivo de correr as 24 horas de Le Mans usando a metade do combustível e dos pneus de outros protótipos, o Nissan DeltaWing foi forçado a sair da clássica prova francesa após seis horas de competição, ao se chocar com outro carro. Com base nos dados de consumo de combustível e de desgaste dos pneus durante a participação em Le Mans, a Nissan teve a certeza que o carro é capaz de cumprir seu objetivo de completar uma prova de 24 horas com menos combustível e pneus. Para se ter uma ideia, o modelo fez na prova, em média, 4,5 km/l, enquanto outros protótipos da categoria LMP2 atingiram 2,1 km/l.

Equipado com um motor 1.6 DIG-T, o Deltawing é utilizado para o desenvolvimento de inovações da marca japonesa, que podem vir a ser utilizadas em motores e em produtos que ganharão as ruas. A Nissan se tornou parceiro-fundador do projeto em março.

Toyota atinge 6,6 milhões de veículos vendidos no mundo em 2012



A Toyota divulgou, em Toyota City, no Japão, os resultados de vendas e de produção entre janeiro e agosto de 2012. Neste período, o Grupo Toyota vendeu no mundo 6.619.497 veículos, uma alta de 31,5% em relação aos meses de janeiro a agosto do ano passado.Em termos de produção, de janeiro a agosto de 2012, o Grupo Toyota produziu mundialmente 6.904.333 unidades, 45,1% a mais do que o mesmo período do ano passado.Em agosto, foram produzidos mundialmente 778.232 veículos, uma alta de 10,7% comparado ao mesmo mês de 2011. Fora do Japão, sua produção foi de 448.410 veículos, alta de 14,4%. No Japão, também houve elevação, de 6%, com 329.822 veículos, o 11º mês consecutivo de crescimento.

Vendas no Japão.A Toyota teve em agosto o 11º mês consecutivo de alta nas vendas de seus veículos no Japão. A marca totalizou 171.767 unidades comercializadas registrando aumento de 16% em relação ao mesmo mês em 2011. De janeiro a agosto deste ano, a alta chega a 61,8%, em relação ao mesmo período do ano passado, com 1.736.195 unidades vendidas.

2º SALÃO INTERNACIONAL DE VEÍCULOS ANTIGOS ACONTECERÁ EM NOVEMBRO



Cerca de 20 carros, entre eles um Porshe Carrera RS 1974, um Alfa Romeo GTV 1973, um Rolls Royce Limusine 1981, um MG BGT 1964 e um BMW Targa 1973, foram as estrelas nesta quarta-feira (26/09), no Shopping Iguatemi, em São Paulo, no lançamento do 2o. Salão Internacional de Veículos Antigos (SIVA), que será realizado entre 22 a 24 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Nesta edição, o evento organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, contará pela primeira vez com a parceria da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), que congrega 120 clubes em todo o país.“Hoje temos aqui uma pequena mostra do que será o SIVA, que contará com cerca de 280 veículos antigos expostos”, afirmou o colecionador e curador do evento, Júlio Penteado. Segundo ele, São Paulo é o berço do automóvel – foi no ABC paulista que nasceu a indústria automobilística do país – e até o ano passado não havia aqui um evento tão representativo como este. “O SIVA veio para preencher esta lacuna”.

O evento foi prestigiado por colecionadores e representantes de diversos clubes automotivos. Para Alfonso Abrami, que chegou em seu Alfa Romeu 1968, o SIVA é importante para que se faça a divulgação da cultura dos autos antigos. “Além dos fanáticos pelo tema,  existe hoje muita gente interessada em conhecer a história destes carros. É como ir ao um museu e resgatar a cultura e a história da sociedade”. O recém empossado presidente da Mercedes-Benz Clube Brasil, João Eduardo Alves da Motta – dono dos modelos CLC 200 e SLC Cupê 450 (ano 78) concorda e reforça que tem aumentado o interesse pelo antigomobilismo.O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do shopping Iguatemi, Raul Sulzbacher lembra o local não foi escolhido para o lançamento oficial por acaso: “O Iguatemi sempre prestigiou os clubes e colecionadores, faz parte da nossa história. Neste mesmo estacionamento onde os carros estão expostos hoje, muitos já estiveram na época de seus lançamentos”.

A importância da parceria entre a Reed Exhibitions Alcântara Machado e a FBVA foi destacada por Sérgio Massa, membro do MG Clube do Brasil e Alfa Romeu Clube do Brasil, que chegou em um BMW Ano 73 – modelo 2002 Targa. “É um evento fantástico que une a tradição e o profissionalismo da organizadora – só pode crescer a cada ano”.“Nós temos o produto, que é a estrela e a Reed tem a competência técnica para fazer tudo acontecer, por isso esta parceria é importante”, reforçou o presidente da FBVA, Henrique Thielmann. “Para ter um carro antigo eu digo que é preciso ter paixão e loucura. Senão porque alguém compraria um carro com mais de 30 anos pelo preço de um lançamento top de linha? O evento ajuda a dar mais visibilidade a esta cultura que ajuda a preservar a história”.O diretor do Salão de Veículos Antigos, Hercules Ricco, apresentou aos colecionadores presentes a infra-estrutura do evento e a importância da parceria com a FBVA que dará mais capilaridade com a participação de clube de todo o país. “O salão proporciona aos visitantes a oportunidade de ver de perto máquinas raríssimas, conhecer a história de cada uma delas e ainda viajar no tempo. A primeira edição comprovou o que os fãs de carros antigos já sabiam: o antigomobilismo é mais que um hobby, é um excelente negócio”, afirmou o diretor do SIVA, Hércules Ricco.

O Salão Internacional de Veículos Antigos tem apoio oficial da Anfavea, SPTuris, Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.
Mais informações:
Salão Internacional de Veículos Antigos
Data: 22 a 25 de Novembro de 2012
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo www.salaodeantigos.com.br

sábado, 29 de setembro de 2012

TENHAM UMA BOA TARDE DE SÁBADO COM NAQUELA MESA Zélia Duncan, Hamilton de Holanda e Nilze Carvalho

IAA 2012: produtos latinos ganham destaque com a MAN Latin America



O IAA, maior salão de veículos comerciais do mundo, termina hoje com um saldo bastante positivo para o Grupo MAN e  especialmente para a MAN Latin America. Aos cerca de dez mil visitantes no estande, a empresa destacou os únicos produtos latinoamericanos expostos em toda a feira, evidenciando o vulto da importância dada ao mercado.Os três veículos brasileiros demonstraram a estratégia da MAN Latin America para atender às demandas de transporte de países emergentes: tecnologias robustas e sustentáveis, com excelente relação custo-benefício. Essa é a quinta participação consecutiva da montadora no salão.O balanço também inclui doze lançamentos mundiais e um público de alto prestígio, envolvendo desde políticos a artistas. Entre as atrações do Grupo MAN no IAA, o design do caminhão Concept S fascinou clientes e jornalistas, sendo apontado como o veículo mais fotografado do salão.

Até mesmo o ministro de Transportes alemão, Peter Ramsauer, e o primeiro ministro da Baixa Saxônia, David McAllister, passaram por lá para checar o veículo e se mostraram impressionados com o modelo. Nos produtos nacionais, o destaque foi mesmo para as tecnologias alternativas: o caminhão mais vendido no mercado brasileiro, o VW Constellation 24.280, com sistema híbrido; e o ônibus bicombustível próprio para sistema BRT (Bus Rapid Transit) movido a gás natural veicular (GNV) e diesel. Os visitantes também puderam conhecer o modelo mais potente da linha Volkswagen, o VW Constellation 26.390.Os demais veículos, todos europeus, já vêm com motorização Euro 6. A MAN apresentou inovações em caminhões, ônibus, motores e serviços, sobretudo com lançamentos na família TG e nos ônibus  NEOPLAN Jetliner e MAN Lion´s Coach EfficientLine. O interesse sempre voltado a medidas para melhorar a eficiência dos veículos. O IAA rendeu ainda duas premiações à empresa. O MAN Lion´s Regio recebeu o "IBC Award 2012" (da International Bus and Coach Competition). E o MAN Lion´s City Hybrid foi agraciado com o "Green Bus Award".

NOVO ECOSPORT TEM A MAIOR CAMPANHA DE LANÇAMENTO JÁ FEITA PELA FORD NO BRASIL



A Ford inicia neste final de semana a campanha de lançamento do Novo EcoSport, a maior do gênero já realizada pela marca no País. Assim como o veículo, a produção tem um caráter global e foi criada por um time multicultural liderado pelo Brasil. Ela é focada no conceito "Seu mundo ficou maior" e destaca as diversas possibilidades de uso do utilitário esportivo, que avança em todos os aspectos na nova geração, projetada para venda em mais de 100 mercados.A campanha teve uma pré-estreia para jornalistas nesta quinta-feira, em São Paulo, e o filme de TV, com 1 minuto, estreia no domingo, 30 de setembro, no intervalo do Fantástico, na Rede Globo. Na segunda-feira o filme também será veiculado no Jornal Nacional durante um intervalo exclusivo. Para a campanha do Novo EcoSport, a Ford também criou um site exclusivo, o www.ford.com.br/novoecosport, que vai hospedar todos os vídeos, fotos e animações sobre o produto desenvolvidos globalmente. A página conta também com uma versão desenhada para smartphones e tablets e permite o compartilhamento de praticamente todo o seu conteúdo nas redes sociais.

A campanha de lançamento começa junto com o início de vendas do novo utilitário esportivo, que traz diversas opções de motorização e equipamentos. Ele é disponível com os motores Sigma 1.6 16V e Duratec 2.0 16V, ambos com a mais avançada tecnologia Flex, nas versões S, SE, FreeStyle e Titanium.A versão 1.6 S de entrada parte de R$ 53.490 e vem com direção elétrica, faróis com LEDs, ar-condicionado, vidros dianteiros, travas e espelhos elétricos, freios ABS, airbag duplo e sistema multimídia SYNC. A versão SE traz também vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, rack de teto e rodas estilizadas, por R$56.490.

O Novo EcoSport FreeStyle 1.6 vem com rodas de liga leve de 16 polegadas, itens de aparência diferenciados e um pacote de tecnologia com computador de bordo, sensor de estacionamento, vidros elétricos com acionamento a um toque e sensor antiesmagamento, fechamento global, assistente de partida em rampa, controle eletrônico de estabilidade e controle de tração, por R$59.990. Com airbags laterais, airbags de cortina e bancos de couro, opcionais, sai por R$ 63.690.A versão FreeStyle 2.0 oferece os mesmos equipamentos, por R$66.190. A topo de linha Titanium, com motor 2.0, tem ainda grade cromada, rodas exclusivas de liga leve de 16 polegadas, bancos de couro, airbags laterais e de cortina, ar-condicionado digital, sistema de acesso inteligente e partida sem chave, sensor de chuva, faróis com acendimento automático e retrovisor eletrocrômico por R$ 70.190.

A MAIOR FEIRA MUNDIAL DE MOTORSPORT REUNIRÁ MAIS DE 1.100 EXPOSITORES



Considerada a maior feira de negócios do mundo no setor de motorsport, a 25ª edição da Performance Racing Industry Trade Show será realizada de 29 de novembro a 1º de dezembro em Orlando, no estado norte-americano da Flórida. Cerca de 1.100 expositores estarão apresentando o que há mais novo em termos de tecnologia, eletrônica, pesquisa de matérias, engenharia, ganho de performance, segurança, categorias, chassis, motores e tudo o mais relativo ao mundo das competições automobilísticas.Dedicada unicamente a profissionais do setor, a PRI Trade Show registra a presença de aproximadamente 40.000 pessoas por evento, que ao longo dos três dias se deparam com um vasto leque de atividades. Além da visita à feira, propriamente dita, o empreendimento proporciona palestras, seminários, exibição de alta tecnologia, negócios diretos, entre outras. O caráter multinacional é um dos pontos altos, visto que mais de 70 países são representados por expositores e visitantes.

Brasil em destaque
O Brasil tem marcado presença constante nas edições anteriores e dessa vez não será diferente, uma vez que são inúmeras as solicitações de credenciamento oriundas dos principais centros nacionais de tecnologia e automobilismo, ao mesmo tempo em que estão sendo ultimados os acordos para a presença de expositores brasileiros.Além de Orlando ser uma cidade de fácil acesso para os brasileiros, principalmente no que se refere aos aspectos econômicos e geográficos, a Performance Racing Industry dispõe de toda uma estrutura de assessoramento para visitantes e expositores, de modo que se constitua numa viagem agradável e com negócios úteis e rentáveis. A importância do Brasil no cenário mundial, como um todo, e para a PRI Trade Show, em particular, fez com que a empresa estabelecesse um representante no país para facilitar ainda mais os contatos.

Além da feira de negócios, a empresa sediada em Laguna Beach, na Califórnia, é responsável também de uma revista especializada em tecnologia e negócios em motorsport, como também realiza ações em diversos eventos de importância mundial para o setor, tais como a Autosport International, 500 Milhas de Indianapolis e 24 Horas de Le Mans.Ainda é tempo do profissional do motorsport brasileiro se programar para expor seus produtos ou visitar a maior vitrine mundial do segmento. Basta entrar em contato. Anote:
Performance Racing Industry Trade Show
De 29 de novembro a 1º de dezembro de 2012
Orlando – Flórida – USA
www.performanceracing.com

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

SALÃO DE ANTIGOS TRAZ PARA SÃO PAULO RARIDADES DO ANTIGOMOBILISMO MUNDIAL



Cerca de 20 carros, entre eles um Porshe Carrera RS 1974, um Alfa Romeo GTV 1973, um Rolls Royce Limusine 1981, um MG BGT 1964 e um BMW Targa 1973, foram as estrelas nesta quarta-feira (26/09), no Shopping Iguatemi, em São Paulo, no lançamento do 2o. Salão Internacional de Veículos Antigos (SIVA), que será realizado entre 22 a 24 de novembro, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Nesta edição, o evento organizado e promovido pela Reed Exhibitions Alcantara Machado, contará pela primeira vez com a parceria da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), que congrega 120 clubes em todo o país.“Hoje temos aqui uma pequena mostra do que será o SIVA, que contará com cerca de 280 veículos antigos expostos”, afirmou o colecionador e curador do evento, Júlio Penteado. Segundo ele, São Paulo é o berço do automóvel – foi no ABC paulista que nasceu a indústria automobilística do país – e até o ano passado não havia aqui um evento tão representativo como este. “O SIVA veio para preencher esta lacuna”.

O evento foi prestigiado por colecionadores e representantes de diversos clubes automotivos. Para Alfonso Abrami, que chegou em seu Alfa Romeu 1968, o SIVA é importante para que se faça a divulgação da cultura dos autos antigos. “Além dos fanáticos pelo tema,  existe hoje muita gente interessada em conhecer a história destes carros. É como ir ao um museu e resgatar a cultura e a história da sociedade”. O recém empossado presidente da Mercedes-Benz Clube Brasil, João Eduardo Alves da Motta – dono dos modelos CLC 200 e SLC Cupê 450 (ano 78) concorda e reforça que tem aumentado o interesse pelo antigomobilismo.


O Salão Internacional de Veículos Antigos tem apoio oficial da Anfavea, SPTuris, Prefeitura de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.
Mais informações:
Salão Internacional de Veículos Antigos
Data: 22 a 25 de Novembro de 2012
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana - São Paulo

Porsche Panamera SportSPORT Turismo: esportivo, funcional e eficiE-HYBRIente



A Porsche está apresentando o carro conceito Panamera Sport Turismo para mostrar que a tecnologia de motorização poderá ser fascinante em futuro próximo. O Panamera Sport Turismo reúne a próxima geração de propulsão híbrida, com o desempenho de um Porsche combinando com um conceito de carroceria revolucionário e esportivo, voltado para a praticidade no uso cotidiano.O conceito da carroceria do Panamera Sport Turismo é uma interpretação de um possível carro esporte da Porsche para o futuro. As extremidades da carroceria são curtas e a tampa do porta-malas é ampla, unindo esportividade e funcionalidade. O carro conceito combina as dimensões de um veículo de segmento superior com o conforto encontrado no interior de um veículo de luxo. O Sport Turismo mede 1.990 mm de largura, 1.401 mm de altura e 4.950 mm de comprimento. As luzes de mudança de direção e as luzes laterais de presença foram integrados às entradas de ar frontais, formando um "C" - por esse formato, foram denominados "C-blades". Juntamente com os faróis de LED de quatro pontos com desenho inovador, eles definem o visual da dianteira do carro conceito. 



As linhas externas são fluidas e o carro não tem espelhos retrovisores externos - ao menos não da maneira convencional. No lugar deles, o Panamera Sport Turismo possui duas câmeras montadas nas saídas de ar laterais. As imagens captadas são mostradas em telas para o motorista. A parte traseira da carroceria é totalmente nova, mantendo as características de um Porsche. As luzes traseiras com tecnologia LED e a faixa traseira com o emblema "Porsche" são esculpidas em três dimensões. A luz de freio está posicionada entre os faróis de LED traseiros de quatro pontos. Na extremidade do teto, foi colocado um spoiler traseiro adaptável, feito de carbono, que melhora o apoio aerodinâmico. A nova cor azul (oficialmente denominada "Liquid Metal Blue") oferece ao carro conceito uma superfície similar a metal líquido e acentua seus contornos e linhas. As rodas de dois raios são bicolores e as pinças de freio são pintadas de verde cítrico ("Acid Green"). Os cubos centrais das rodas fazem referência à origem de todo Porsche: as competições. Os emblemas "e-hybrid" nas laterais se referem ao conceito de propulsão, enquanto a denominação "Sport Turismo" na traseira, com contorno em verde cítrico, enfatiza o caráter conceitual do carro. A estrutura em alumínio polido das baterias está montada sob o piso do porta-malas, feito em vidro eletrocromático. Basta pressionar um botão para deixar a fonte de energia totalmente iluminada, também na cor "Acid Green".


O sistema de propulsão do Panamera Sport Turismo representa um avançado do sistema híbrido integral em paralelo (Parallel-Full hybrid) utilizado atualmente no Panamera S Hybrid e no Cayenne S Hybrid. O novo motor elétrico gera uma potência de cerca de 95 cv (aproximadamente o dobro do motor híbrido atual da Porsche). O novo motor V6 de 3 litros sobrealimentado permanece com 333 cv. Ao interagirem, eles tornam o Panamera Sport Turismo capaz de acelerar de zero a 100 km/h em menos de 6 segundos. A unidade de alimentação elétrica do Sport Turismo e-hybrid é composta por uma bateria de íons de lítio cujo desempenho é várias vezes superior à da bateria de níquel-hidreto de metal atualmente usada, embora ela tenha praticamente as mesmas dimensões. Sua capacidade de armazenamento de energia de 9,4 quilowatt-hora e sua elevada potência máxima permitem uma aceleração mais rápida, uma maior autonomia no modo unicamente elétrico e velocidades mais elevadas quando se dirige sem o motor de combustão interna. O modo de operação programado do e-hybrid dá prioridade à condução no modo unicamente elétrico, mas o motorista pode desativar esse ajuste ao pressionar uma tecla no volante. Além disso, quando o carro está sendo operado no modo híbrido, o motorista pode selecionar o modo "e-charge" ao pressionar uma tecla no volante para aumentar o nível de carregamento da bateria de alta tensão. Isto é especialmente útil quando um trecho em uma rodovia é seguido por um trecho dentro de uma cidade, em que o modo unicamente elétrico pode ser usado sem gerar emissões. No modo "e-charge", o motor de combustão interna carrega a bateria ao trocar o ponto de carga, enquanto atende a critérios determinados de gestão de energia.


O interior do Panamera Sport Turismo é uma interpretação futurística de carro esportivo: o mínimo possível e tanto quanto necessário. Em vez dos instrumentos convencionais, um tela central colorida de TFT está posicionada em frente ao motorista. Por meio dela, o motorista pode buscar e visualizar quaisquer informações necessárias, desde o conta-giros até os dados sobre direção ou navegação. Dois monitores, um à esquerda e um à direita desta tela, mostram imagens captadas pelas câmeras que substituem os espelhos externos. Dois outros mostradores, de formato circular, mostram informações sobre a situação de condução específica do modo híbrido e a condução em modo elétrico. As luzes do medidor de potência no painel de instrumentos são em "Acid Green" e mostram a potência combinada do sistema com os dois modos de direção. 



Basta um toque na tela a cores para iniciar o modo e-hybrid - naturalmente, no lado típico de um Porsche: o esquerdo. Uma tela sensível ao toque, completamente nova, localizada no console central ascendente incorpora outros controles. Ela é o centro de controle para o modo e-hybrid e todas as outras funções, implementadas em tecnologia "Black Panel" (painel negro). O motorista tem a opção de influenciar a propulsão híbrida por meio de teclas inteligentes, podendo escolher entre diversão máxima ao dirigir, desempenho máximo ou eficiência máxima. Todos os indicadores de direção e funções de controle são também operados mediante função multi-toques, tais como controle automático de temperatura, ajuste dos bancos, faróis, câmera de ré e as funções do sistema PCM (Porsche Communication Management, gerenciamento de comunicação).

FORD FUSION HYBRID É O VEÍCULO OFICIAL DO FÓRUM GLOBAL DE AGRONEGÓCIO



A Ford foi a marca automobilística presente no Fórum Global de Agronegócios, realizado em Sao Paulo, que contou com a presença de Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos e Prêmio Nobel da Paz. O Fusion Hybrid foi o veículo oficial do evento que reuniu líderes políticos e empresariais ligados ao agronegócio do Brasil e dos Estados Unidos.No evento, Al Gore falou sobre "O impacto das mudanças climáticas para a agricultura em todo o mundo". Reconhecido hoje como um dos maiores especialistas mundiais na área ambiental, o político e ativista faz questão de só utilizar produtos que estejam alinhados com as suas ideias. Ícone da sustentabilidade na categoria de luxo, o Ford Fusion Hybrid é o primeiro veículo no Brasil a utilizar a chamada tecnologia híbrida total.

O Ford Fusion Hybrid  combina dois motores, um elétrico e outro a gasolina, para atingir um padrão inédito de economia de combustível e redução de emissões, sem abrir mão do alto padrão de desempenho e segurança. Até a velocidade de 75 km/h, usa somente a tração elétrica. Em velocidades maiores, ou quando é preciso recarregar as baterias, o motor a gasolina entra automaticamente em ação.Além disso, conta com um sistema de freios regenerativos que recupera até 94% da energia para recarregar a bateria. A transmissão continuamente variável e-CVT, a direção elétrica, o ar-condicionado elétrico e os pneus de baixa resistência ao rolamento são outros avanços que contribuem para a sua eficiência.

Mercedes-Benz Citaro é o "Ônibus do Ano"



Suas inovações técnicas ajudaram-no a tirar da corrida outros concorrentes, que assim como ele, representam uma nova era na competição deste ano pelo título de "Ônibus do Ano 2013". O novo Citaro com motor Euro VI ganhou o apoio esmagador do júri internacional de especialistas, bem à frente de seus competidores, quase todos os quais estavam contando com a tecnologia híbrida.O novo Citaro já é o primeiro ônibus urbano de produção padrão a incluir a tecnologia Euro VI e continua a expandir sua vantagem competitiva. De modo a atender à nova legislação, os ônibus contam com um complexo sistema de controle de emissões, que combina a conhecida tecnologia Mercedes-Benz SCR, com a injeção de Arla, um conversor catalítico de oxidação e um sistema de recirculação de gás de escapamento, além de um filtro de particulado de loop fechado. Uma geração completamente nova de motores, em conjunção com este sofisticado sistema de controle de emissões, garante as margens mais baixas já detectadas de poluentes, representando, deste modo, um passo além no desenvolvimento contínuo da tecnologia a diesel.

"Nosso principal objetivo ao desenvolver o novo Citaro era combinar economia e eficiência com ganhos correspondentes em desempenho, segurança e conforto", enfatizou Hartmut Schick, chefe da Daimler Buses. O coração deste "milagre econômico" da Mercedes-Benz é representado pela série de motores recém desenvolvida BlueEfficiency Power, que consiste em unidades alinhadas de seis cilindradas OM 936, com um deslocamento de 7,7 litros e OM 470 com um deslocamento de 10,7 litros. Ambos os motores atendem à norma de emissões Euro VI e são caracterizados por sua durabilidade, juntamente com seu baixo consumo de combustível, de óleo e de AdBlue.Tais inovações técnicas, contudo, não aumentaram o peso do Citaro nem reduziram seu espaço. Também ajudando a economizar há um módulo de recuperação inovador de 24 volts, no qual a energia produzida sem qualquer despesa pelo alternador, durante fases de sobrecarga, é armazenada em capacitores com camada dupla, conhecidos como supercaps, que o ônibus pode, então, utilizar como fonte adicional de energia, durante a fase de aceleração. A altura de embarque mais baixa nas portas traseiras também ajuda a reduzir o consumo de energia. No geral, o Citaro alcança economia de combustível entre 3% e 5%. Dado o uso normal, isso corresponde a 1.000 litros de diesel ou 2,6 toneladas de CO2 por ano. A manutenção dos filtros de particulado de diesel agora só precisa ser feita a cada dois anos, ou após 120.000 quilômetros.

Outro fator para o sucesso do novo Citaro – vencedor do prêmio “Ônibus do Ano 2013” é seu design atraente e único. Para acomodar os novos motores, os engenheiros desenvolveram uma nova estrutura traseira, que torna o veículo 30 milímetros mais longo. A tampa do motor e os clusters de luz traseiros também foram redesenhados. Unidades de LED que economizam energia e têm vida longa foram utilizadas para as lâmpadas traseiras, luzes de freio e setas.


Como não poderia deixar de ser, o Citaro obteve notas extremamente boas em termos de segurança. Isso porque ele apresenta um novo elemento para proteger o motorista em caso de colisão – um espaço de sobrevivência maior para o interior, caso o ônibus capote. Também foi possível tornar diversos elementos da carroceria mais leves, e até mesmo mais fortes. O novo Citaro é o primeiro ônibus urbano a contar com ESP.O conforto dos passageiros foi outra área considerada pelos jurados para eleição do Citaro como “Ônibus do Ano 2013”. Visto se aproximando de um ponto, o ônibus já parece convidativo: as áreas de entrada e saída em cada porta são bem iluminadas com uma faixa larga de luz LED. Esse conceito de iluminação amigável continua no interior, garantindo uma atmosfera receptiva. Com as abas de ventilação do teto atuando como refletores, as luzes dão o efeito de iluminação indireta. Elementos adicionais de luz foram usados para criar áreas quietas e discretas e cantos de leitura enquanto, ao mesmo tempo, o bom nível de iluminação da seção traseira do veículo ajuda a reduzir o risco de vandalismo.O novo design dos corrimãos horizontais significa que eles podem ser utilizados tanto para a integração de elementos de iluminação adicionais como para propagandas intercaláveis ou até mesmo texto rolante, abrindo, deste modo, novas possibilidades para empresas gerarem renda adicional através de propagandas.


O motorista do Citaro pode estar certo de que irá aproveitar um espaço de trabalho moderno, que estabelece novos padrões em termos de facilidade de uso, ergonomia, instrumentação e conforto. A porta da cabine do motorista garante acesso direto da porta da frente para o assento do motorista, e vice versa. O espaço para armazenamento na porta foi melhorado, e agora oferece um compartimento maior para a mala do motorista.

Audi Crosslane Coupé faz sua estreia no Paris Motor Show



A Audi oferece uma visão do futuro da marca com a apresentação do carro-conceito Audi Crosslane Coupé, no Salão do Automóvel de Paris. O veículo é uma fusão completamente nova de engenharia, tecnologia e design e dá dicas de como devem ser as formas dos futuros modelos Audi Q. Com o conceito Multimaterial Space Frame, o veículo abre um caminho novo no que diz respeito ao peso, custos e uso de energia ao longo do seu ciclo de vida, além de ser um estágio evolutivo do Audi Ultra – 0 princípio de construção de baixo peso da montadora.Um inovador e eficiente sistema de propulsão híbrido e “Plug-In” (carregável numa tomada elétrica) - composto por um motor 1.5 TFSI de três cilindros, desenvolvido especificamente para este modelo, e dois motores elétricos - surpreende principalmente pelo consumo de apenas 1,1 litro a cada 100 km e emissões de CO2 de apenas 26 gramas por km. O resultado é um veículo urbano, voltado para os jovens e para os consumidores que buscam esportividade. Destaque para o teto removível e para os serviços personalizados oferecidos pelo conceito Audi Connect.

A tecnología Multimaterial Space Frame do compacto Audi Crosslane Coupé é composta por três materiais: alumínio, material plástico (polímero) reforçado com fibra de carbono (CFRP) e material plástico reforçado com fibra de vidro (GFRP). Quando vazio o protótipo pesa  1.390 kg, incluindo a bateria de lítio de grande porte.Os perfis de alumínio formam uma estrutura rígida em torno do habitáculo. Os suportes situados debaixo do capô do motor e a grade Singleframe também são em alumínio. As estruturas de deformação na parte dianteira e traseira são em fibra de carbono, assim como,no habitáculo, as soleiras, o túnel central, parte do piso, entre outros elementos.O conceito da carroceria completa-se com componentes em fibra de vidro e com reforços em fibra de carbono. A Audi está convencida que o Multimaterial Space Frame é o futuro mais adequado para as construções automotivas. No caso do Audi Crosslane Coupé, a carroceria está no mesmo nível de um modelo feito em peça única, em plástico reforçado com fibra de carbono (CFRP). Além disso, outras vantagens são os custos para o consumidores e o consumo de energia em uma  avaliação de ciclo de vida.

O sistema de propulsão híbrido do Audi Crosslane Coupé, denominado Dual Mode, é innovador e eficiente. Está composto por um motor a combustão, dois motores elétricos e uma transmissão de uma só relação, gerando potência de 177 cv. A aceleração do carro-conceito é feita, de 0 a 100 km/h, em 8,6 segundos – no modo exclusivamente elétrico sobe para 9,8 segundos. A velocidade máxima é de 182 km/h.O consumo de combustível é de somente 1,1 litro a cada 100 km, com volume de emissões de CO2 de 26 g/km. A bateria de lítio, com seus 17,4 kWh, garante automomia elétrica de cerca de 86 km.O motor a combustão, que foi desenvolvido pela Audi especialmente para o projeto, é um três cilindros TFSI, com 1,5 litros, e desenvolve 130 cv de potência e 200 Nm de torque. O propulsor está conectado a um motor elétrico (EM1) que atua, inicialmente, como motor de arranque e alternador e que gera 68 cv  e torque de 210 Nm. Da tração elétrica se encarrega o segundo motor elétrico (EM 2), com 116 cv de potência e 250 Nm de torque. A transmissão oferece a possibilidade de acoplar o motor a combustão e o alternador ao resto do sistema por meio de uma embreagem de garras.

O conceito híbrido Dual Mode permite diferentes modos de operação. De 0 a 55 km/h, a propulsão é fornecida exclusivamente pelo motor elétrico EM2, com energia proveniente da bateria. No modo de funcionamento de série, o motor a combustão e o alternador (EM1) geram energia elétrica para apoiar, reduzir a carga da bateria ou substituí-la se estiver descarregada.Com o modo elétrico pode-se alcançar até 130 km/h – a partir de 55 km/h, o sistema de propulsão permite acoplar o TFSI e o alternador com a transmissão. Neste sistema de propulsão híbrido, os motores podem ser combinados para otimizar a eficiência e o desempenho. Acima de 130 km/h, o motor de três cilindros torna-se a fonte principal, mas o motor elétrico EM1 pode apoiá-lo, se necessário.O motorista do Audi Crosslane Coupé pode escolher a configuração Cruise ou Race. O primeiro modo prioriza a condução elétrica em que o condutor não percebe nem as trocas de marchas do câmbio, nem as partidas do motor. Quando o TFSI está em funcionamento, adapta permanentemente a sua rotação à velocidade de circulação, sem efeito “elástico”. O alto grau de desempenho da transmissão faz com que o sistema híbrido seja especialmente eficiente no uso urbano.

O conceito Audi Crosslane Coupé de 2+2 lugares tem 4,21 metros de comprimento, 1,88 m. de largura e 1,51 m. de altura, com distância entre-eixos de 2,56 m. Seu design se mostra poderoso e marcante, oferecendo uma referência do que será a linguagem de formas das futuras gerações Audi Q. A grade Singleframe, dividida em vários segmentos por barras, domina a frente do modelo e é integrada ao Multimaterial Space Frame como elemento de apoio. Os faróis trapezoidais utilizam tecnologia de LED Audi Matrix. Pequenos diodos luminosos, controlados individualmente, geram todas as funções de iluminação e microrefletores permitem seu posicionamento preciso. O para-choque incorpora grandes entradas de ar e duas aberturas estreitas no capô do motor deixam à vista os suportes superiores de alumínio do Multimaterial Space Frame.

Nas laterais dominam os vincos horizontais sobre as rodas. A coluna C fortemente inclinada enfatiza o caratér cupê do modelo. As portas foram deslocadas sensivelmente para baixo graças ao princípio de construção Space Frame, que permite soleiras muito baixas. As estruturas de alumínio do Multimaterial Space Frame ficam à mostra quando as portas são abertas.As luzes traseiras são uma variação dos faróis, cortadas em dois segmentos pela divisão da tampa do porta-malas. A parte inferior do para-choques é construída em fibra de carbono e integra um difusor de alumínio que se estende ligeiramente para cima. O teto compreende duas conchas de fibra de carbono e pesa pouco menos de 10 kg. O motorista e passageiro podem destravá-lo eletricamente, tirá-lo e guardá-lo no porta-malas.O porta-malas é um receptáculo independente dentro da estrutura da carroceria, anexado às costas dos bancos traseiros, que são separados dos assentos. Ao presionar um botão, toda estrutura se desloca eletricamente  40 cm à frente, travando junto ao teto e protegendo a bagagem. Ao mesmo tempo, pode-se acessar um compartimento sob o porta-malas, onde fica  um espaço de armazenamento para objetos sujos e molhados.

Os bancos dianteiros são esportivos, com apoios de cabeça integrados, regulagem elétrica e conchas feitas em fibra de carbono. O console central integra uma alavanca seletora, que emerge eletricamente quando o veículo se põe em movimento, para controle do acionamento híbrido. Os raios do volante incorporam superfícies de controle para os polegares que permitem realizar a maioria das funções. Outra opção é o controle intuitivo por meio de um touch pad no console central.O painel baixo é claramente voltado para o motorista e os controles do ar-condicionado integram pequenos displays. Os indicadores virtuais do painel de instrumentos podem ser alternados entre dois níveis diferentes e um powermeter indica o status do sistema de propulsão em operação.O Audi Crosslane Coupé introduz novos serviços online ao Audi Connect. Seus passageiros estão sempre conectados à comunidade virtual – através do Twitter, Facebook ou pelo envio de fotos e vídeos gravados na estrada. Uma novidade é o Escape Manager: um programa que possibilita aos passageiros analisar e comentar online com os amigos as rotas que estão percorrendo.

O design interior do carro-conceito traz a linguagem externa, com suas formas geometricamente claras, para dentro do modelo. As capas dos instrumentos e as grades das saídas de ar, por exemplo, seguem o tema trapezoidal. As aberturas estreitas e superficies tridimensionais refletem os elevados padrões de qualidade Audi.O material dominante no interior é a fibra de carbono, usado em diferentes variações. No painel de instrumentos, por exemplo, as fibras do material composto estão todas alinhadas em uma única direção – esta orientação unidireccional é uma novidade no setor automotivo. As peças em fibra de carbono são ligeiramente mais claras ou escuras em algumas áreas, um efeito obtido por meio da utilização diferenciada de verniz transparente.Os elementos de alumínio utilizados também mostram pequenas variações. A maioria, apresenta um polimento brilhante, mas nas saídas de ar é usado metal de liga-leve preto anodizado. O piso do veículo é composto de material plástico (polímero) reforçado com fibra de vidro e incorpora novas áreas de utilização deste material: cordões espessos e fios de borracha são tecidos de forma a oferecer um tapete bem robusto. Para os couros, os designers da Audi apostaram em materiais diversos. Predominante é o couro macio semianilina. Como elemento de contraste utiliza-se couro Velvet negro. Este material robusto tem uma superficie levemente áspera que lembra o couro cru.

Sprint Race visita traçado mais veloz do Brasil



Mais novo campeonato do automobilismo brasileiro, a Sprint Race disputa neste fim de semana a etapa mais rápida de toda a temporada 2012. O encontro acontece no tradicional circuito de Pinhais, em Curitiba, palco de provas como a Stock Car e o WTCC, mas não no traçado tradicional.A prova acontece no anel externo da pista paranaense, configurando assim o circuito mais veloz de todo o calendário. Com 2.550 metros, a média de velocidade em categorias como a Stock Car chega a 185 km/h, enquanto a pista mais próxima em termos de velocidade, Santa Cruz do Sul (SC) anota 156 km/h. Para os pilotos, isso representa um grande desafio."O equilíbrio, que já é grande na Sprint Race, ficará maior no traçado externo.

Espero ir bem nesta etapa. Como quase ninguém andou neste desenho de pista, será igual para todo mundo, o que abre o leque e faz com que ninguém seja considerado favorito", afirmou Marcelo Rodriguez.Piloto da casa, Gustavo Trunci concorda com o parceiro. "Já andei nesta pista, mas não no oval. Eu acho que será um desafio diferente, pois todos andarão em altíssima velocidade, muito próximos, e será de tirar o ar. A adrenalina será altíssima e quem comparecer ao circuito terá um espetáculo de alto nível", completa.

MV AGUSTA F4: Condições Especiais Para Pilotos e Equipes do SuperBIke Series Brasil

Em um acordo especial fechado com a MV AGUSTA Brasil, pilotos e equipes do SuperBike Series têm à disposição condições especiais para a aquisição da superesportiva F4, que pode ser adquirida especialmente por R$ 57.800,00.A MV Agusta F4 é uma moto italiana superesportiva de 1000cc, desenvolvida para as pistas. É a combinação perfeita de alto desempenho e excelente dirigibilidade. Pilotar uma MV Agusta F4 é uma experiência única, principalmente pelo fato de que a fábrica projetou essa moto sem concessões, tudo foi feito para melhorar o desempenho nas pistas. Por isso, não é à toa que o modelo é chamado de “A Ferrari das motos”.


A ação especial com a MV AGUSTA Brasil foi lançada ontem e é destinada a todos os pilotos e equipes do campeonato, sem limite de cilindradas, e será válida por tempo indeterminado, dependendo da disponibilidade da fábrica.

COPA TROLLER PROMOVE SEU PRIMEIRO RALI NA PARAÍBA NESTE FINAL DE SEMANA



A Copa Troller, um dos principais ralis de regularidade do País, promove neste final de semana a sua primeira prova na Paraíba, válida pela terceira etapa do Campeonato Nordeste. A competição será realizada na região de Conde, que além de oferecer diferentes condições de terreno para testar os recursos off-road do Troller T4 é um local com belíssimas paisagens.Mais de 70 carros estão inscritos na prova, com largada neste sábado (29 de setembro) na avenida Epitácio Pessoa, em frente ao busto do Almirante Tamandaré. A Copa Troller está comemorando 10 anos de realização, com a proposta de unir os proprietários do Troller T4 em ralis que permitem a participação de pilotos e equipes com variados graus de experiência.Ela é dividida nas categorias Master, Graduados, Turismo, Expedition e Passeio, esta última sem contagem de pontos, com os participantes fazendo o percurso em comboio, com orientação de profissionais. A Copa Troller é conhecida pelo clima de confraternização e amizade, com muitas equipes formadas por amigos e familiares para curtir a emoção e os desafios de uma trilha fora de estrada.

A prova na Paraíba terá cerca de 4 horas de duração, passando por estradas com areia, canaviais e, pela primeira vez na Copa Troller, um trecho de bambuzal em uma grande fazenda da região. Essa variedade permite pôr à prova a capacidade do Troller T4 em diferentes situações, incluindo a de rodar em áreas alagadas com até 80 centímetros de profundidade.O utilitário tem motor turbodiesel 3.0 MWM de 163 cv, tração 4x4 e diferencial traseiro autoblocante. É equipado também com freio a disco nas quatro rodas, carroceria em compósito resistente a impactos e à corrosão, ar-condicionado, trio elétrico, santantônio, rodas de alumínio, pneus todo-terreno 255/75 R15 e capota rígida removível.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Fernando Calmon - Alta Roda - Meta pouco ambiciosa


Alta Roda nº 700/60 – 27/09/2012


Fernando Calmon

Primeiro compacto produzido pela Toyota no Brasil aguça as análises. Afinal, o Etios é produto do atual maior fabricante de veículos do mundo, mas parece que faltou alguma coisa. O carro foi lançado em dezembro de 2010 na Índia. Claro que a marca japonesa fez modificações como melhor isolamento acústico, índice de rigidez da carroceria 15% superior, alguns materiais de acabamento diferenciados, porém o carro essencialmente é o mesmo.Como não é oferecido com motor de 1 litro no exterior, já aparece em desvantagem de preço. Parte de R$ 30.000, no entanto com menos equipamentos que os rivais, pois o IPI onera em 4% seu custo. Em torno de 45% dos carros vendidos hoje têm motores de 1 litro, mas entre os compactos a proporção está próxima de 60%. Desconsiderar esse cenário talvez funcione para a versão sedã do Etios e nada no hatch.
Estilo não se destaca: faróis, laterais, além do perfil do sedã, estão longe de agradar. Em relação à sobriedade do Gol, a atualização do Palio ou o arrojo do HB, destoa bastante. Problema maior está no interior: má visibilidade do quadro de instrumentos central, saídas de ar assimétricas, macaco sob o banco do motorista (mesmo no sedã, com seu enorme porta-malas de 562 litros). Há regulagem da altura do volante, mas não do banco e nem de ancoragem do cinto.
Espaço interno, especialmente para cabeça e pernas no banco traseiro, além do assoalho quase plano, o redimem em parte. Vidros das amplas portas traseiras do sedã abrem só até a metade, embora espaço atrás rivalize com Logan, Cobalt e Grand Siena. Porta-malas do hatch (270 litros) está na média do segmento. O tanque de 45 litros limita a autonomia. A Toyota colocou aviso, sem sentido, na portinhola do tanque, para abastecer com gasolina a cada 10.000 km. Afinal, é flex ou não? O que acontecerá se rodar apenas com etanol?
Rodar com o Etios ameniza suas fraquezas. Motor moderno, em alumínio (multiválvulas e duplo comando), de 1,3 l/90 cv é vivo, silencioso e forma um conjunto particularmente agradável com o câmbio. A 120 km/h o motor está a confortáveis 3.500 rpm. Versão XLS do hatch oferece o de 1,5 l/96,5 cv por R$ 42.800 e até sobra, considerando seu peso abaixo de 1.000 kg. No sedã, este é o único motor disponível, e ainda mais agradável em estradas. Seus preços vão de R$ 38.900 a R$ 44.700 e, novamente, não se enquadra na melhor relação preço-benefício.
A fábrica espera enquadrar ambos em nível A, no programa de etiquetagem de consumo do Inmetro. Característica diferente é que, no caso do motor de 1,3 l, a diferença é muito pequena entre cidade e estrada: 8,5 km/l e 9 km/l, etanol; 12,5 km/l e 13 km/l, gasolina.
Suspensões mostram a tradicional eficiência da marca quanto ao equilíbrio entre firmeza e conforto, além de absorver com eficiência as piores condições de piso. Passa sensação de solidez construtiva e sem ruídos. É ponto alto do carro. Direção eletroassistida, também precisa e macia, tem volante de boa pega, mas ligeiramente enviesado.
O que deixa sensação de pouco foco nas diferenças entre os mercados indiano e brasileiro aparece em economias explícitas. Tampa traseira do hatch possui apenas uma mola a gás e uma cordinha de sustentação do tampão do porta-malas. Compartimento do motor e parte interna do capô sem pintura igual à da carroceria. Não há para-brisa degradê e nem opção de câmbio automático ou automatizado.
O Etios pode vender as 70.000 unidades/ano esperadas, apenas pela força da marca. Ambição modesta, como o carro.



RODA VIVA

NOVO compacto da Chevrolet, Onix estará à venda no final de outubro. Pensava-se, inicialmente, que utilizaria a arquitetura mais nova GSV (em português, veículo pequeno global), presente nos Sonic, Cobalt e Spin. Parece, no entanto, mais uma derivação do Corsa de primeira geração, que já gerou o hatch argentino Agile. GM não confirma e nem desmente.


VOLKSWAGEN anunciou que airbags dianteiros e freios ABS passam a vir de série no Fox, com motor de 1,6 l, ao preço de R$ 1.000. Portanto, está aí a referência mais direta sobre quanto os modelos na faixa acima de R$ 35.000 podem encarecer até 2014, quando a obrigatoriedade surgir. Com motor de 1 litro (IPI menor) adicional deve ser um pouco menos.

PALESTRA de Marcos Borges, do Inmetro, em seminário da Ford sobre eficiência energética, em São Paulo, confirmou que emissões de CO2 terão metas de redução oficiais. O instituto prepara um guia para o consumidor, a ser lançado no próximo Salão do Automóvel, em outubro, no Anhembi. O fabricante detalhou o downsizing do motor EcoBoost (2 l/240 cv) do novo Fusion.

LACRADAS as portas do Museu do Automóvel, em Brasília, depois do Ministério dos Transportes ter requisitado o imóvel, de sua propriedade, para uso menos nobre. Para a capital federal não ficar sem memória histórica sobre a máquina que mudou o mundo, era necessária mais sensibilidade pelo menos por parte da administração distrital da cidade.


PERFIL
   
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:  www.twitter.com/fernandocalmon                                                                                                                               

Garagem do Bellote: Toyota Etios



O Toyota Etios cuja avaliação Autos&Máquinas já publicou agora é mostrado em filme neste excelente trabalho de Renato Bellote.

FORD NO SALÃO DE PARIS: NOVO ECOSPORT, FIESTA, MONDEO E TOURNEO CONNECT ESTREIAM NA EUROPA



A Ford promove no Salão de Paris, que abre para o público neste sábado (29 de setembro), a estreia do Novo EcoSport e das novas versões do Fiesta, Mondeo e Tourneo Connect. Esses modelos fazem parte da grande aceleração no lançamento de novos carros e veículos comerciais, com a qual a marca pretende ser líder da indústria na renovação de produtos na Europa.A Ford anunciou que até 2017 vai praticamente duplicar o seu volume de novos produtos na Europa, entregando a linha mais atualizada de veículos do mercado. No mesmo período, vai promover também a maior renovação e ampliação de todo o mercado na sua linha de veículos comerciais.A expectativa da empresa é que o mercado total de carros e veículos comerciais da Europa, incluindo a Rússia, deva crescer 20% nos próximos cinco anos, para 23 milhões de veículos.

Novo EcoSport
Construído sobre a nova plataforma global do segmento B da Ford, o Novo EcoSport começará a ser vendido para os consumidores europeus dentro de 18 meses. Ele será equipado com o premiado motor EcoBoost 1.0 a gasolina, ampliando a linha de utilitários esportivos da Ford na Europa, ao lado do novo Kuga e do Ford Edge - já vendido nos Estados Unidos e no Brasil e com lançamento programado para mais tarde nesse mercado. O Novo EcoSport é o primeiro carro global da Ford inteiramente desenvolvido na América do Sul. O seu primeiro modelo, introduzido em 2003, criou um novo segmento de mercado e vendeu mais de 700.000 unidades na região.

New Fiesta
O New Fiesta terá sete motores com rendimento de 23 km/l ou mais e emissões de CO2 abaixo de 100 g/km. O motor Ford EcoBoost 1.0 a gasolina estreia na linha com as versões de 100 cv e 125 cv. O Fiesta será também o primeiro modelo da Ford equipado com o motor 1.0 a gasolina de três cilindros sem turbo, nas versões de 65 cv e 80 cv. O modelo especial ECOnetic traz tecnologias adicionais para economia de combustível e chega a 30 km/l, com emissões de CO2 de 87 g/km. O sistema Auto-Start-Stop da Ford, que desliga automaticamente o motor quando o veículo está em ponto morto e o religa quando o motorista deseja partir, será oferecido como opcional em algumas versões, reduzindo ainda mais o consumo e as emissões. A transmissão automática PowerShift de seis velocidades também é introduzida pela primeira vez na linha.O New Fiesta trará o pacote mais avançado de segurança e assistência ao motorista da categoria, incluindo chave configurável MyKey e sistema de conectividade SYNC com Assistência de Emergência.

Novo Mondeo
Primeiro modelo produzido com a nova plataforma global do segmento CD da Ford, o novo Mondeo vai oferecer refinamento superior. Ele promove a estreia da suspensão traseira "integral link" na Europa e eleva o padrão de qualidade na cabine introduzindo bancos com função de massagem e volante aquecido.A Ford vai oferecer o novo Mondeo nas versões de cinco portas, quatro portas e perua e uma série de tecnologias inovadoras, como Assistência Ativa Avançada de Estacionamento - o primeiro sistema automático da Ford que permite o estacionamento em vagas paralelas ou perpendiculares.  O novo Mondeo também é o primeiro veículo na Europa com cintos infláveis traseiros, além de contar com teto panorâmico retrátil, os primeiros faróis "full LED" da categoria, coluna de direção com ajuste elétrico e sistema de conectividade SYNC com MyFord Touch.O novo Mondeo terá a opção dos motores EcoBoost 1.0 a gasolina - o "Motor Internacional do Ano 2012" -, 1.6 diesel ECOnetic e também será o primeiro da categoria a oferecer uma versão híbrida na configuração hatch.

Novo Tourneo Connect
O novo Tourneo Connect oferece um conjunto atraente e acessível, com design dinâmico, espaço e versatilidade surpreendentes, além de tecnologias presentes nos novos carros de passageiros da Ford - incluindo o premiado motor EcoBoost 1.0, sistema de conectividade SYNC e Active City Stop.O novo veículo familiar oferece a opção de modelos para cinco ou sete passageiros, com interior flexível para o transporte de pessoas e bagagem e uma linha de motores a diesel e gasolina líderes em economia de combustível no segmento. O Tourneo Connect tem início de vendas no mercado europeu programado para o segundo semestre de 2013.