Gené, Di Grassi, Jarvis |
Campeonato Mundial de Endurance (FIA WEC) realiza neste
sábado (4) a segunda prova da temporada 2013. Depois de um início arrasador em
Silverstone, em que a Audi fez a dobradinha na prova de seis horas de duração,
a equipe alinhará três carros nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
O Audi Team Joest alinhará, além dos vencedores da abertura do campeonato
(Allan McNish/Tom Kristensen/Loïc Duval) e dos campeões de 2012 (Andre
Lotterer/Marcel Fassler/Benoît Tréluyer), o terceiro R18 e-tron quattro, que
será guiado pelo brasileiro Lucas di Grassi, segundo colocado nas 12 Horas de
Sebring, realizadas em março. O piloto de 28 anos, nova aquisição da marca
alemã para seu programa de esporte-protótipos, dividirá o cockpit com o
experiente espanhol Marc Gené e com o britânico Oliver Jarvis.
"Vai ser minha primeira corrida pelo Mundial este ano. Tenho gratas
memórias deste circuito sensacional, de quando corri em Spa na GP2 e na Fórmula
1. Se você tem um carro rápido, esta é a melhor pista para estar", afirmou
o brasileiro, que pela primeira vez corre formando um novo trio. Tanto em São
Paulo no ano passado como em Sebring, neste ano (extracampeonato), Lucas correu
ao lado do dinamarquês octacampeão de Le Mans Tom Kristensen e com o escocês Allan
McNish.
Long-tail - As razões para a inscrição do terceiro híbrido nos 7.004
metros do desafiador traçado belga vão além de dar mais quilometragem ao trio
visando a disputa das 24 Horas de Le Mans, em 22 e 23 de junho. Como a etapa de
Spa é a última antes da mais tradicional corrida de longa duração do planeta, o
carro de Di Grassi/Gené/Jarvis traz uma atualização aerodinâmica na parte
traseira que será avaliada visando o desempenho em La Sarthe.
O Audi R18 e-tron quattro "long-tail" tem um novo aerofólio
traseiro e sua seção é mais estendida em relação aos outros dois carros do
time. O pacote foi otimizado para o circuito de altíssima velocidade de Le Mans
e pode ser facilmente reconhecido visualmente em virtude de sua traseira mais
alongada.
"É uma atualização pensando exclusivamente em Le Mans, que tem mais seções
rápidas do que em Spa. A comparação nem poderá ser feita considerando os tempos
de volta, mas sim em setores individuais da pista cuja realidade se aproximam
mais de onde vamos correr as 24 Horas", destacou Di Grassi, que faz sua
terceira participação pelo time - as 6 Horas de São Paulo, ano passado, e as 12
Horas de Sebring, em março deste ano.
"Todas as informações e dados acumulados serão analisados e revisados para
Le Mans, então esta corrida vai ser um teste importante para nós, porque
colocaremos em prática algo que deverá ser usado na principal prova do ano. E
ter a oportunidade de ser o primeiro a testar as atualizações é algo muito bom,
visto que será uma quilometragem muito bem aproveitada", apontou Lucas,
que busca ser o primeiro brasileiro na história a vencer as 24 Horas de Le Mans
na categoria principal, a LMP1.
A corrida começa às 9h30 deste sábado (4), no horário de Brasília, e terá
transmissão ao vivo pela internet, no live-streaming oficial da Audi: http://audi-liveracing.com.
Programação (horário de Brasília):
Sexta-feira, 3 de maio
4h00 - 1º Treino Livre
9h30 - 2º Treino Livre
14h00 - Treino Classificatório
Sábado, 4 de maio
4h00 - Warm Up
9h30 - Largada para as 6 Horas de Spa Francorchamps
Nenhum comentário:
Postar um comentário