segunda-feira, 26 de maio de 2014

BRASIL VENCE A SAE BAJA KANSAS NOS ESTADOS UNIDOS


A equipe FEI Baja, formada por estudantes do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, venceu a SAE Baja Kansas, nos Estados Unidos, neste domingo (25). A equipe Poli Audax, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP), ficou com a 7ª colocação, enquanto a equipe Mangue Baja, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), conquistou o 9º lugar, na competição de carros off road, denominados Baja SAE. Realizada na Pittsburg State Univesity, a SAE Baja Kansasteve início dia 22 e contou com 90 equipes participantes de diversos países. Esta é a quinta vez que o Brasil conquista as competições mundiais da SAE International. 


A grande estreia do Brasil no pódio internacional da modalidade foi em 1998, com a equipe Car Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; seguida em 2004, 2007 e 2008 por equipes da FEI.Este ano, além da liderança no pódio da competição de engenharia, a equipe da FEI venceu nas provas de design; e também foi a terceira melhor nas provas de custos e apresentação de marketing. A equipe Poli Audax foi a 1ª colocada na apresentação de marketing. Para a SAE BRASIL, o resultado mostrou mais uma vez o elevado nível técnico das equipes brasileiras em torno do Projeto Baja. Exemplo é a equipe pernambucana, que pela primeira vez disputou a SAE Baja Kansas.

Para participar da SAE Baja Kansas, em Pittsburg, KS, as três equipes brasileiras projetaram e construíram os veículos dentro das instituições de ensino, e foram os destaques no pódio da 20ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, em março deste ano, em Piracicaba, São Paulo, onde compareceram 67 equipes de quase todo o País.

Veículos - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam. 

Primeiro - No Brasil, o Baja SAE foi o primeiro programa estudantil de apoio ao ensino da engenharia organizado pela SAE BRASIL. No programa, os estudantes se organizam em equipes, sob orientação de um professor, desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.


As competições estudantis da SAE BRASIL são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a praticar conhecimento técnico com ousadia e criatividade, além de fazer com que tomem contato com a gestão de projeto em todos os seus aspectos, inclusive o financeiro. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro”, analisa Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário