Só quem é ou já foi súdito do Principado sabe bem medir o alcance do GP de Monaco para a população local.
Disputado desde 1929 (com algumas interrupções por causa da 2° Guerra Mundial,
por exemplo) continua usando as vias desse estado soberano de apenas 2km2 de
área, localizado às margens do Mediterrâneo no sul do território francês, para
fazer espetáculo.
Ruas de uso
cotidiano de Monte Carlo, capital do país, e que fechadas (demoram seis semanas
para "construir" o circuito e outras três para "desmontá-lo"
quase que totalmente) totalizam os 3 304
metros que desenham o circuito de hoje. Ruas locais e mundiais ao mesmo
tempo, e que fazem parte indivisível da história, da magia e do fascínio do
automobilismo.
Ainda saboreando a sua vitória e seus dois
pódios na prova da GP2 na Espanha, Felipe Nasr, chegou a Monte Carlo com a missão de continuar a sua
caminhada rumo ao título da categoria GP2 que jamais teve um campeão
brasileiro. Mas veio também determinado a dar a sua contribuição para o
Movimento Maio Amarelo - Atenção pela Vida, que chama a atenção da sociedade
para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo. "Nossa
missão como motoristas que somos todos" diz Felipe, "é ajudar a mobilizar governos, empresas
e pessoas que criem ações para diminuir essas fatalidades e suas consequências,
com todos se comportando melhor ao volante. Vou usar o meu carro como vitrine e
as ruas de Monte Carlo como passarela de primeira qualidade para ajudar" concluiu Nasr que colou ele
mesmo os adesivos do típico laço de cor amarela que simboliza o movimento.
Para se preparar para
o difícil circuito Felipe passou a última 2ª feira no simulador da Williams,na Inglaterra, andando de F1. "Foi um 2 em 1" explicou o brasiliense "aproveitei para dar
uma refrescada na memória e ajudar a equipe Williams Martini a fazer alguns
testes de pneus que aqui em Mônaco fazem a diferença. A primeira experiência de
andar de F1, mesmo que virtual, aqui, foi espetacular e amanhã (Mônaco, veja no
final da matéria, tem horários de treinos e corridas diferentes dos habituais)
na 5ª já entramos na pista para 45 minutos de testes com o carro de GP2. No ano
passado consegui um 7º lugar aqui, esse ano tem que melhorar bem" terminou com bom humor.
GP2 Monaco - Horários do Brasil
Treino: 5ª 22 Maio 2014, 07:00 (45
minutos)
Classificação Grupo A*: 5ª 22 Maio 2014, 11:15
Classificação Grupo B*: 5ª 22 Maio 2014, 11:39
Corrida 1: 6ª 23 Maio 2014, 06:15
Corrida 2: Sábado 24 Maio 2014, 11:10
*O grid, para a classificação é dividido
entre o Grupo A (Carros com números ímpares) e Grupo B (Carros com números
pares)
Outras particularidades de Monaco.
- A Corrida 1 tem
140km de distância e não 160km como em Budapest na Hungria ou 170km como em
todas as outras pistas
- A Corrida 2 tem
100km de distância e não 120km como em todas as outras pistas.
Classificação do Campeonato da GP2 antes
das provas em Mote Carlo
1. Jolyon Palmer 70
2. Julian Leal 48
3. Felipe Nasr 42
4. Johnny Cecotto
29
5. Arthur Pic 26
Nenhum comentário:
Postar um comentário