terça-feira, 27 de maio de 2014

FEI é tetracampeã mundial do Baja SAE


A equipe FEI Baja conquistou o título de tetracampeã do Baja SAE Kansas 2014, realizado de 22 a 25 de maio, em Pittsburgh/EUA. Mais de 100 equipes de estudantes de engenharia de todo o mundo disputaram o campeonato. Composto por 14 alunos, o time do Centro Universitário da FEI, construiu o protótipo off-road MBF-28, chamado de Armadillo, que obteve excelentes resultados: 1º lugar em Projeto, 3º lugar nas categorias Apresentação de Vendas e Custos, Design, além do 4º lugar no enduro de quatro horas de duração.

Conheça os cinco primeiros colocados na classificação geral: 1º, Centro Universitário da FEI; 2º, University of Michigan – Ann Arbor; 3º, Iowa State University; 4º, Cornell University; e 5º, Rochester Institute of Technology. O resultado consagra a FEI como a Instituição de ensino brasileira com mais títulos internacionais e nacionais na categoria Baja SAE: heptacampeã brasileira (2001, 2002, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2011) e tetracampeã mundial (2004, 2007, 2008 e 2014).

Segundo o prof. Roberto Bortolussi, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da FEI, e que acompanhou os alunos durante a competição, “o trabalho em equipe, a dedicação dos alunos e o conhecimento no desenvolvimento de projetos que eles têm foram fundamentais para esta importante conquista”. O prof. destacou também a força de vontade e a perseverança dos estudantes quando ocorreram alguns desafios no penúltimo dia “principalmente com a mudança do tempo, de chuvoso - pela manhã, quando iniciaram as provas dinâmicas e a equipe da FEI realizou essas provas - para seco, à tarde quando outras equipes fizeram as mesmas provas” e o apoio da FEI ao desenvolvimento de projetos como esse.

O Armadillo foi projetado e desenvolvido pelos alunos da FEI, sob supervisão dos professores. Um dos principais destaques é o sistema eletrônico, que permite comunicação em tempo real entre o piloto e a equipe. Por meio do recurso de telemetria, o boxe recebe, em tempo real, informações de velocidade, rotação do motor, níveis de bateria e do tanque de combustível. Em uma tela acoplada ao volante, o piloto obtém outros dados, como tempo do motor ligado, velocidade e bateria. O carro da FEI também tem GPS, faróis de lâmpadas LED alimentados por energia solar, suspensão traseira do tipo duplo braço triangular, transmissão automática com componentes de fibra de carbono, e laminação do banco feita à base de fibra de Curará – material sustentável originado de uma planta da família do abacaxi.

Os critérios de avaliação da competição incluíram: segurança, projeto, custos de fabricação, aceleração e velocidade, subida de rampa, suspensão e tração, e o enduro. A equipe também foi avaliada pelo relatório e apresentação do projeto, custos e, excepcionalmente este ano, por uma apresentação de vendas. A experiência em anos anteriores também ajudou os alunos em relação às regras da competição internacional, que diferem das etapas brasileiras.

A FEI foi uma das primeiras faculdades do Brasil a ter uma equipe de mini-baja para as competições da Society of Automotive Engineers - SAE. Criadas em 1976, as disputas chegaram ao País em 1995, pela SAE Brasil, filiada à SAE International.
Ficha Técnica – ARMADILLO – MBF – 28     

Dimensões:

·       Massa: 145 Kg
·       Entre-eixos: 1430 mm
·       Bitola dianteira: 1300 mm
·       Bitola traseira: 1200 mm
·       Altura: 1600 mm
·       Comprimento: 1940 mm

Performance:
·         Velocidade máxima: 70 km/h
·         Aceleração (30 m): 3,85 s
·         Frenagem (58 a 0 km/h): 5,5 s (11,5 m)
* valores obtidos a partir de simulações

Motor: Briggs & Stratton (definido pela competição)
·         Monocilindro
·         Volume deslocado: 305cc
·         Taxa de compressão: 8:1
·         Potência máxima: 7,1 kW @ 3800 rpm
·         Torque máximo: 18.5 N.m @ 2700 rpm

Transmissão:
·         CVT ( Continously Variable Transmission)
·         Caixa de transmissão ECDR com duas relações e sistema de diferencial.

Freios:
A disco nas 4 (quatro) rodas, com circuitos hidráulicos independentes para dianteira e traseira.

Direção:
·         Tipo: Mecânica
·         Sistema pinhão/cremalheira

Suspensão:
·         Duplo braço triangular (dianteira)
·         Duplo braço triangular (traseira)
·         Amortecedores com corpo de alumínio e mola pneumática

Sistema elétrico:
·         Sistema de luz de freio independente
·         Chave de emergência
·         Faróis automáticos
·         Sistema de comunicação entre o veículo e o sistema de monitoramento
·         Sistema de alarmes sobre anomalias dos sinais vitais do veículo

Carroceria:
·         Policarbonato

Chassi:

·         Tubular - CrMo 4130

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