A equipe FEI
Baja conquistou o título de tetracampeã do Baja SAE Kansas 2014, realizado de
22 a 25 de maio, em Pittsburgh/EUA. Mais de 100 equipes de estudantes de
engenharia de todo o mundo disputaram o campeonato. Composto por 14 alunos, o
time do Centro Universitário da FEI, construiu o protótipo off-road MBF-28,
chamado de Armadillo, que obteve excelentes resultados: 1º lugar em Projeto, 3º
lugar nas categorias Apresentação de Vendas e Custos, Design, além do 4º lugar
no enduro de quatro horas de duração.
Conheça os cinco
primeiros colocados na classificação geral: 1º, Centro Universitário da FEI;
2º, University of Michigan – Ann Arbor; 3º, Iowa State University; 4º, Cornell
University; e 5º, Rochester Institute of Technology. O resultado consagra a FEI
como a Instituição de ensino brasileira com mais títulos internacionais e
nacionais na categoria Baja SAE: heptacampeã brasileira (2001, 2002, 2005, 2007, 2009, 2010 e 2011) e
tetracampeã mundial (2004, 2007, 2008 e 2014).
Segundo
o prof. Roberto Bortolussi, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da FEI,
e que acompanhou os alunos durante a competição, “o trabalho em equipe, a
dedicação dos alunos e o conhecimento no desenvolvimento de projetos que eles
têm foram fundamentais para esta importante conquista”. O prof. destacou também
a força de vontade e a perseverança dos estudantes quando ocorreram alguns
desafios no penúltimo dia “principalmente com a mudança do tempo, de chuvoso -
pela manhã, quando iniciaram as provas dinâmicas e a equipe da FEI realizou
essas provas - para seco, à tarde quando outras equipes fizeram as mesmas
provas” e o apoio da FEI ao desenvolvimento de projetos como esse.
O Armadillo foi
projetado e desenvolvido pelos alunos da FEI, sob supervisão dos professores.
Um dos principais destaques é o sistema eletrônico, que permite comunicação em
tempo real entre o piloto e a equipe. Por meio do recurso de telemetria, o boxe
recebe, em tempo real, informações de velocidade, rotação do motor, níveis de
bateria e do tanque de combustível. Em uma tela acoplada ao volante, o piloto
obtém outros dados, como tempo do motor ligado, velocidade e bateria. O carro
da FEI também tem GPS, faróis de lâmpadas LED alimentados por energia solar,
suspensão traseira do tipo duplo braço triangular, transmissão automática com
componentes de fibra de carbono, e laminação do banco feita à base de fibra de
Curará – material sustentável originado de uma planta da família do abacaxi.
Os
critérios de avaliação da competição incluíram: segurança, projeto, custos de
fabricação, aceleração e velocidade, subida de rampa,
suspensão e tração, e o enduro. A equipe também foi avaliada pelo relatório e
apresentação do projeto, custos e, excepcionalmente este ano, por uma
apresentação de vendas. A experiência em anos anteriores também ajudou os
alunos em relação às regras da competição internacional, que diferem das etapas
brasileiras.
A FEI foi uma das primeiras faculdades do Brasil a ter uma equipe de
mini-baja para as competições da Society of Automotive Engineers - SAE. Criadas
em 1976, as disputas chegaram ao País em 1995, pela SAE Brasil, filiada à SAE
International.
Ficha
Técnica – ARMADILLO – MBF – 28
Dimensões:
· Massa: 145 Kg
· Entre-eixos:
1430 mm
· Bitola
dianteira: 1300 mm
· Bitola
traseira: 1200 mm
· Altura: 1600 mm
· Comprimento:
1940 mm
Performance:
· Velocidade
máxima: 70 km/h
· Aceleração (30
m): 3,85 s
· Frenagem (58 a
0 km/h): 5,5 s (11,5 m)
* valores obtidos a partir de simulações
Motor: Briggs & Stratton (definido pela competição)
· Monocilindro
· Volume
deslocado: 305cc
· Taxa de
compressão: 8:1
· Potência
máxima: 7,1 kW @ 3800 rpm
· Torque máximo:
18.5 N.m @ 2700 rpm
Transmissão:
· CVT ( Continously
Variable Transmission)
· Caixa de
transmissão ECDR com duas relações e sistema de diferencial.
Freios:
A disco nas 4 (quatro) rodas, com circuitos hidráulicos independentes
para dianteira e traseira.
Direção:
· Tipo: Mecânica
· Sistema
pinhão/cremalheira
Suspensão:
· Duplo braço
triangular (dianteira)
· Duplo braço
triangular (traseira)
· Amortecedores
com corpo de alumínio e mola pneumática
Sistema elétrico:
· Sistema de luz
de freio independente
· Chave de
emergência
· Faróis
automáticos
· Sistema de
comunicação entre o veículo e o sistema de monitoramento
· Sistema de
alarmes sobre anomalias dos sinais vitais do veículo
Carroceria:
· Policarbonato
Chassi:
· Tubular - CrMo
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