terça-feira, 27 de maio de 2014

Os pneus fazem parte dos itens importantes no custo operacional de uma empresa


Os defeitos e avarias em pneus com pressão desregulada estão no topo da lista de causadores de acidentes e poluição. Um levantamento feito pela Michelin constatou que 45% dos motoristas rodam com a pressão fora dos limites recomendados.  Cerca de 20% dos casos são considerados perigosos, com risco de rompimento do pneu a curto e médio prazo. Além disso, a baixa pressão pode provocar uma redução de 30% na durabilidade do pneu, pois aumenta a velocidade de desgaste, ocasiona uma deformação exagerada e um aquecimento anormal. 

A conseqüência é:-
- pode favorecer o risco de explosão do pneu;
- pode provocar uma redução na precisão da direção, podendo ocasionar acidentes graves.

A verificação da calibragem deve ser feita diariamente. Mas, essa pratica é pouco comum nas empresas de transporte e até mesmo pelos caminhoneiros autônomos. Para facilitar o cumprimento desse cuidado recomendado pelos fabricantes, que vai resultar em economia de combustível, maior durabilidade dos pneus, melhoria do meio ambiente além, é claro, da segurança, a DALGAS apresenta o Tire Pressure Led (TPL) acessório que monitora a pressão dos pneus.

Trata-se de um sistema de monitoramento de pressão dos pneus que ativa automaticamente um aviso de segurança quando a pressão cair 8 libras em qualquer tipo de veiculo pesado. O aviso é feito através de um LED vermelho que começa piscar na roda aonde foi encontrado o problema.


Ao detectar a ocorrência de pressão incorreta nos pneus, o TPL diminui os riscos de danos, estouros e acidentes.  Proporciona como benefício, maior vida útil do pneu, economia no consumo de combustível, reduz índices de poluição, acaba com a rotina de verificar a calibragem dos pneus diariamente, reduz custo de mão de obra, previne acidentes e chamados de emergência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário