sábado, 24 de maio de 2014

Chuva desaba em Silverstone durante treinos do Endurance Series. Ramos/Vanthoor/Basseng fica em 3º.

Cesar Ramos
Como já alertava a previsão, o tempo nublou em Silverstone (Ing) e a chuva desabou hoje no circuito, palco da segunda etapa do Blancpain Endurance Series - campeonato de provas de longa duração -, prejudicando o trabalho das equipes. 

Mas, ao final do segundo treino do dia, a chuva deu uma trégua e o trio do Audi R8#1 da equipe Belgian Audi Team WRT, Cesar Ramos, único representante brasileiro no campeonato, o belga Laurens Vanthoor e o alemão Marc Basseng, ficou com o terceiro tempo, com 2m03s688. O mais rápido foi o trio Abdulaziz Al Faisal/Hubert Haupt/Andreas Simonsen, Mercedes SLS AMG GT3, com 2:03.537. Amanhã acontece a definição do grid de largada, das 5h as 6h de Brasília e na sequência, as 10h55 será dada a largada para a corrida, com três horas de duração.

"Primeiro treino de hoje tinha muita chuva, não tinha condições de andar na pista. O segundo treino começou com pista molhada, mas depois foi secando. Fui o ultimo a andar no carro, com pista quase totalmente seca, todos na mesma situação e registrei o terceiro tempo, tomando só um decimo em relação ao primeiro colocado. Na minha segunda volta eu vinha mais rápido ainda, mas acabei errando na ultima curva e rodando. De qualquer maneira, pelas condições do tempo, acho que foi um dia produtivo, deu para ver que o carro está bastante competitivo como a gente esperava. Eu vou fazer o Q2 amanhã, então terei um jogo de pneus novos na classificação. Estamos bem confiantes para amanhã", contou Cesar.

O circuito de Silverstone tem características favoráveis ao Audi R8 e a equipe WRT conta com bom retrospecto nessa pista, onde subiu ao pódio nos últimos dois anos. No total estão inscritos em Silverstone 45 carros (13 Pro Cup, 23 Pro Am e 9 Gentlemen Trophy) e 10 marcas: Audi, Aston Martin, Bentley, BMW, Ferrari, Lamborghini, McLaren MP4-12C, Mercedes, Nissan GT, Porsche


O circuito de Silverstone está localizado na região das East Midlands, Inglaterra, entre duas pequenas vilas: Silverstone, que lhe dá o nome, e Whittlebury. Anos antes de se transformar num autódromo, o local era uma pista de pouso e descolagem da Royal Air Force (a Força Aérea Britânica) durante a Segunda Guerra Mundial. O circuito foi inaugurado em 1948, aproveitando grande parte da pista de pouso. Em 1950, o primeiro campeonato mundial de Fórmula 1 foi aberto em Silverstone.

A Belgian Audi Team WRT é a equipe oficial da Audi. Conquistou os três últimos títulos de Pilotos e Equipes do Mundial FIA GT. Em 2011 e 2012 do Endurance Series e em 2013 do Sprint Series. 


As provas do Blancpain Endurance Series contam com três horas ou 1.000 km.
São corridas em trio e os pilotos são divididos por categorias: Platinum, Gold, Silver ou Bronze de acordo com sua experiência e conquistas.
Classificação - 60 minutos de treino classificatório, dividido em três períodos de 15 minutos: Q1, Q2 e Q3, onde os respectivos pilotos (1, 2 e 3) vão para pista. 
O melhor tempo dos três períodos é o considerado para a formação do grid.
Pitstops - Para as corridas de três horas é mandatório dois pitstops para reabastecimento, troca dos quatro pneus e piloto. 
Cada piloto deve dirigir no máximo 1h10 em todas as categorias.
Pontuam os 10 primeiros, sendo: 25, 18, 15, 12, 10, 8, 6, 4, 2, 1


Como não haverá transmissão de TV para o Brasil, a corrida pode ser vista em alta resolução, através do site http://www.blancpain-gt-series.com/gt-tv , no link GT TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário