A segunda etapa da
temporada 2014 do DTM, disputada neste domingo (18 de maio), em Oschersleben,
foi uma das mais imprevisíveis e difíceis dos últimos tempos na categoria. A
prova começou com pista seca, mas a chuva deu as caras em Motorsport Arena logo
nas primeiras voltas e mudou completamente a dinâmica da disputa. Para Augusto
Farfus, a corrida foi de muitas variáveis e, acima de tudo, de superação. Uma
punição imposta pela direção de prova colocou praticamente tudo a perder, mas,
numa reação impressionante, o brasileiro do BMW Team RBM acertou na estratégia
ao permanecer na pista com pneus de chuva e cruzou a linha de chegada em quinto
lugar.
Farfus ganhou uma posição no grid de largada em razão de
uma punição imposta ao então pole-position Miguel Molina e abriu a
disputa em oitavo. O curitibano largou com pneus duros, e por esta razão perdeu
algumas posições no começo da corrida para pilotos que usavam compostos macios.
Mas a chuva apareceu com força a partir da sexta volta e, desde então, tudo
mudou em Oschersleben. Vários pilotos enfrentaram dificuldades e bateram, razão
pela qual a direção de prova acionou o safety-car em três oportunidades. Em
meio a toda a disputa, Farfus sofreu uma punição de 5s por ter
andado lado a lado com Mike Rockenfeller na saída do pit-lane quando
ocupava o 11º lugar, despencando para 19º, mas Augusto mostrou muito espírito
de luta e, graças a uma boa estratégia, recuperou boas posições.
No fim da corrida, enquanto muitos pilotos
optaram por efetuar mais um pit-stop e trocar os pneus de chuva para os
compostos de pista seca, Farfus seguiu sem fazer sua parada. A decisão foi
acertadíssima, já que o brasileiro avançou para o quinto lugar, posição na qual
ficou até o desfecho da peleja em Oschersleben, sendo o melhor posicionado da
BMW. A vitória, de maneira surpreendente, coube ao alemão Christian Vietoris,
da Mercedes.
Com o resultado deste domingo, Augusto Farfus
agora soma 14 pontos no campeonato e subiu para a sétima colocação. A próxima
etapa do DTM será disputada em 15 dias, no circuito de Hungaroring, na Hungria.
Augusto Farfus:
"Foi uma corrida maluca, onde aconteceu de
tudo. Nossa equipe fez uma estratégia excepcional e me entregou um carro ótimo
na chuva, então dou os parabéns a todos pelo ótimo trabalho. Infelizmente sofri
uma punição não muito justa que me custou o pódio, mas a gente tem de aceitar.
Entretanto, terminar em quinto lugar considerando a posição onde largamos, a
forma como foi a corrida e a punição sofrida, foi bom."
DTM, etapa 2, Oschersleben, final:
1.Christian Vietoris, Mercedes AMG, 44 voltas,
1h15m28s785
2.Mike Rockenfeller, Phoenix Audi, +0s674
3.Edoardo Mortara, Abt Audi, +7s769
4.Paul di Resta, Mercedes AMG, +8s906
5.Augusto Farfus, RBM BMW, +9s326
6.Miguel Molina, Abt Audi, +13s051
7.Timo Scheider, Phoenix Audi, +20s503
8.Gary Paffett, Mercedes AMG, +20s597
9.Martin Tomczyk, Schnitzer BMW, +23s079
10.Adrien Tambay, Abt Audi, +24s340
11.António Félix da Costa, MTEK BMW, +24s620
12.Bruno Spengler, Schnitzer BMW, +26s892
13.Mattias Ekström, Abt Audi, +27s201
14.Maxime Martin, RMG BMW, +31s032
15.Joey Hand, RBM BMW, +39s802
16.Nico Muller, Rosberg Audi, +44s324
17.Vitaly Petrov, Mercedes AMG, +55s493
18.Jamie Green, Rosberg Audi, +1 volta
19.Marco Wittmann, RMG BMW, +1 volta
Abandonaram:
Pascal Wehrlein, Mercedes AMG, 26 voltas
Daniel Juncadella, Mercedes AMG, 22 voltas
Timo Glock, MTEK BMW, 13 voltas
Robert Wickens, Mercedes AMG, 9 voltas
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