sexta-feira, 30 de maio de 2014

JAGUAR F-TYPE COUPÉ CHEGA AO BRASIL



Velocidade e esportividade são características que sempre estiveram nas veias da Jaguar. Sua tradição no esporte a motor precede a maioria das competições relevantes das pistas desde os anos 50, até hoje. São cinco vitórias em Le Mans, com destaque para o tricampeonato, em 1955, 1956 e 1957 com o D-TYPE.É com toda essa herança que o novo F-TYPE Coupé chega ao Brasil. Completamente construído em alumínio, o modelo é o mais dinâmico e focado em performance que a Jaguar já produziu em sua história. Ele acaba de chegar ao mercado brasileiro em três versões: F-TYPE, F-TYPE S e F-TYPE R.

O topo de linha, o F-TYPE R Coupé, é equipado com o motor 5.0 V8 Supercharged, desenvolvendo 550cv e 680 Nm de torque a 3.500rpm, entregando uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e 300 km/h de velocidade máxima limitada eletronicamente. 
Mesmo entregando tanta potência e desempenho, o R Coupé também é extremamente eficiente, graças a diversas tecnologias incluídas, como Injeção Direta com Spray Guiado, Duplo Controle Independente Variável de Abertura de Válvulas e o Stop/Start, que desliga o motor em situações de parada do veículo, religando instantaneamente assim que necessário, economizando até 5% de combustível. Sistema esse que pode ser desligado através de um botão no painel.

O F-TYPE S Coupé e o F-TYPE Coupé são equipados com motores V6 3.0 Supercharged que entregam 380 e 340 cv e 460 e 450 Nm de torque respectivamente. Com isso o F-TYPE S Coupé e o F-TYPE Coupé fazem de 0 a 100 km/h em 4,9 e 5,3 segundos e atingem a velocidade máxima de 275 e 260 km/h, respectivamente.

A carroceria do F-TYPE Coupé é moldada a partir de uma peça única de alumínio prensado, uma das carrocerias mais extremas feitas com esse processo de prensa fria. Esse método elimina a necessidade de diversos painéis e de outras soluções cosméticas. O teto está disponível em duas formas, completamente em alumínio ou com vidro panorâmico.O aerofólio traseiro automático está acomodado junto à linha da traseira, junto com um esguio conjunto de lanternas de LED, que emoldura a tampa do porta-malas.

Para entregar uma condução progressiva, alinhada com a potência de 550 cv o F-TYPE Coupé R, topo de linha, tem uma suspensão que trás amortecedores ativos com um acerto ainda mais esportivo e novas tecnologias dinâmicas. Isso inclui a segunda geração do Diferencial Ativo Eletrônico (EAD) e, pela primeira vez em um Jaguar, o Sistema de Vetorização de Torque.
  
Já o Sistema de Vetorização de Torque, aciona o freio em escalas reduzidas para forçar as rodas de dentro da curva a manter o traçado e distribuindo mais torque nas de fora através do diferencial, aumentando a agilidade. A suspensão esportiva com amortecedores de Dinâmica Adaptativa os ajustam cerca de 500 vezes por segundo para otimizar a estabilidade, e o Modo de Dinâmica Configurável melhoram a resposta do F-TYPE R, provendo uma excitante e envolvente experiência de condução.O F-TYPE conta com a tecnologia Dynamic-i onde através da tela touchscreen o condutor pode escolher entre acertos de suspensão, aceleração, relação de marchas, e direção além de mostrar em tempo real a força G.

O F-TYPE R e o F-TYPE S Coupé podem ser equipados com os freios de Carbono Cerâmica, que fornecem uma consistência única na freada, sem contar que esse novo sistema economiza 21 kg no peso total de peças móveis, oque melhora ainda mais a performance.

Todos os modelos F-TYPE Coupé utilizam a transmissão de oito velocidades “Quickshift” da ZF, com a relação curta da Jaguar, que otimiza as trocas de marcha focando em performance esportiva. No modo de controle manual sequencial as trocas de velocidades podem ser feitas através do seletor de marchas SportShift  através de uma esportiva alavanca no console central ou em borboletas montadas atrás do volante.

A linha do F-TYPE Coupé complementa a já existente do F-TYPE Cabrio, que conta com três versões: F-TYPE, com um motor V6 gerando 340 cv, F-TYPE S, com o mesmo motor V6, desenvolvendo 380 cv e F-TYPE V8 S, com um motor oito cilindros e com 495 cv.  

A mensagem visual F-TYPE Coupé é definida por três linhas marcantes. Começando com uma grade formidável. É a partir das duas “grades tuburão” em cada lado do carro, espelhado no design do F-TYPE Cabrio, que a primeira linha começa a fluir e tomar forma, correndo através do farol com LED de rodagem diurna em forma de “J”, passando pelo arco da roda dianteira antes de cair elegantemente através das portas, chegando às formas musculares na traseira. 

A segunda linha marcante do Coupé também é compartilhada com o Cabrio. Ela começa na traseira, no limite da porta, saindo pra cima em direção à traseira, para criar um arco de roda muscular e forte, enfatizando o layout de um carro com tração traseira, antes de despencar verticalmente através das lanternas.

A terceira linha é que dá a forma dramática de um Coupé, um elegante e esbelto teto. Sua silhueta contínua destaca o visual afunilado da cabine, alinhada entre os musculosos arcos de roda traseiros. Para completar, as janelas do carro evidenciam o perfil esportivo e o fato de ser compacto.
  
O F-TYPE Coupé está disponível com duas opções de teto. Completamente em alumínio ou com vidro panorâmico. A rigidez torcional é idêntica, independendo da opção de teto.

Para manter a estética na traseira do carro, o F-TYPE Coupé conta com um aerofólio escondido, subindo em velocidades acima de 112 km/h e é recolhido quando a velocidade cai para 80 km/h. Quando acionado, o aerofólio acrescenta 120 kg na traseira do carro. Esse sistema fica localizado na tampa do porta-malas do Coupé, que pode ter abertura e fechamento eletrônico e que conta com um ótimo espaço de 407 litros.As rodas “Blade” de 20 polegadas fabricadas em liga de alumínio e carbono são de série no F-TYPE R Coupé.

Como todos os modelos F-TYPE, a cabine do R Coupé é focada no motorista, e destaca toda a herança esportiva através da combinação entre estilização técnica, interfaces envolventes e materiais premium e de texturas de alta qualidade. Os bancos performance do F-TYPE R Coupé tem apoios laterais infláveis que dão maior suporte em  curvas da alta velocidade, sem prejudicar o motorista, que pode considerar um banco mais aberto ou mais fechado.  O acabamento dos bancos é fabricado em couro premium e com o logo “R” no apoio de cabeça, as costuras podem ser contrastantes em Marfim, Vermelho e Laranja “Firesand”, também no painel, nas portas e no console central.

O F-TYPE Coupé tem dois sistemas de áudio disponíveis, ambos fornecidos pela Meridian, experts reconhecidos mundialmente por sua excelência em áudio. O primeiro com 10 alto-falantes, um subwoofer e 380W e o segundo com 12 alto-falantes, dois subwoofers e 770W de potência.



Nenhum comentário:

Postar um comentário