Em 12
de março de 1924, os engenheiros Sturm e Wiebicke da MAN partiram da fábrica em
Augsburg, em direção a Nuremberg em um caminhão Saurer da M.A.N. O caminhão
plataforma de 4 toneladas era movido por um motor diesel experimental que pela
primeira vez injetava combustível diretamente nos quatro cilindros.Com cerca de
40 HP de disponível, os pilotos de provas conseguiram completar a viagem de 140
quilômetros em 5 horas e meia. Esta viagem bem sucedida foi o batismo de fogo
para a tecnologia que possibilitou a construção de um motor diesel econômico
suficientemente compacto para ser usado em veículos automotivos pela primeira
vez.
O
processo de injeção direta é de fundamental importância, diz Bernd Maierhofer,
Membro do Conselho Executivo para Pesquisa & Desenvolvimento da MAN
Caminhões e ônibus: "O primeiro MAN diesel com injeção direta representa
um marco na tecnologia de motores. Pode-se ver ainda hoje o seu enorme impacto: todos os motores a diesel modernos sejam para carros ou caminhões
usam o princípio de injeção direta. A sua
versão mais recente é a injeção common-rail. Nós a usamos em todos os motores MAN a diesel, pois ela nos
permite controlar de forma eficiente o processo de combustão no cilindro."
Solução: bomba injetora e bicos de injeção
Rudolf
Diesel patenteou o primeiro motor diesel em 1897. Até meados da década de 1920,
os motores a diesel eram usados apenas como motores estáticos em fábricas ou na
alimentação de navios, por causa de seu tamanho e peso. Os primeiros caminhões
e ônibus M.A.N. Saurer eram equipados com motores a gasolina.Entre 1919–1923, a
MAN continuou trabalhando no desenvolvimento de motores diesel para uso em
veículos automotivos. Foi preciso resolver dois grandes problemas técnicos no
desenvolvimento do motor diesel para veículos comerciais: em primeiro lugar,
tecnologia de acionamento teve que ser reduzida em tamanho para que o motor
pudesse caber sob o capô e, em segundo lugar, foi necessário dispensar o pesado
compressor de alta pressão, sedento de força. Sua finalidade era comprimir o ar
necessário para forçar o combustível para dentro dos cilindros do motor.
A
injeção do combustível no ar comprimido dentro do cilindro só poderia ser
obtida por meio de uma bomba injetora mecânica para forçá-lo para dentro das
válvulas de injeção sob pressão muito alta. As válvulas de injeção atomizam o
combustível em gotículas aumentando, assim, a sua combustibilidade. Era preciso
um alto grau de precisão para construir a bomba injetora, que foi fabricada
pela própria MAN.A disposição das válvulas era também um fator crucial para o
sucesso do processo de injeção direta. No novo motor M.A.N., o combustível foi
injetado por meio de dois bicos abertos instalados nos lados da cabeça do
cilindro. O alinhamento tangencial dos bicos permitiu que o combustível
injetado se misturasse com o ar comprimido no interior do motor.
Os
primeiros três motores experimentais foram construídos em Augsburg, em 1924 e
testados com sucesso em um caminhão e um arado motorizado. Esses primeiros
motores a diesel com injeção direta tinham diâmetro interno de 105 mm,
produzindo entre 35 e 40 HP e, 1,000 RPM e pesando em torno de 420 kg.
Estreou no Salão do Automóvel de Berlim em 1924
No
primeiro semestre, o caminhão teste percorreu 2.500 quilômetros antes de a MAN
apresentar a sua inovação no Salão do Automóvel de Berlim em 10–18 de dezembro,
1924.O
engenheiro Sturm fez questão de dirigir pessoalmente o caminhão para o Centro
da mostra de Berlin. A viagem desde Nuremberg durou dois dias. No caminho não
houve falhas, exceto algumas válvulas sujas. "Viagem concluída de maneira
satisfatória," escreveu Sturm em um telegrama para seus colegas da MAN, ao
chegar a Augsburg.O público e a imprensa de automobilismo ficaram igualmente
impressionados. A revista da Associação Alemã de Engenheiros expressou seu
veredito: "Em toda a área de motores de caminhões e de assuntos ligados a
combustíveis, o motor diesel sem compressor da MAN é certamente a inovação mais
significativa até hoje vista na exposição." O motor exibido no Salão do
Automóvel de Berlim de 1924 está hoje em exposição no Deutsche Museum em
Munique.
Injeção direta entre em produção em série
Após o
sucesso de Berlim, o caminho estava aberto para iniciar a produção em série do
novo motor a diesel Series D 1580 B e, portanto, para a produção em massa dos
motores diesel para veículos comerciais da MAN. Os primeiros clientes foram
Kraftverkehr Bayern e o Reichspost (Correio Imperial) em Munique, Augsburg e
Nuremberg que receberam, cada um, um veículo com motor diesel para avaliação. O
primeiro cliente que comprou um caminhão com motor diesel foi a cervejaria “zum
Hasen” em Augsburg. Este primeiro caminhão de cerveja esteve em serviço em
Augsburg por décadas sem maiores problemas. O primeiro ônibus com motor diesel
foi comprado pelo Reichspost em 1925.
Dois
pontos a favor das vendas eram bastante óbvios desde o início: o baixo peso do
veículo com o motor e a enorme economia de 80% nos custos operacionais
comparados com os motores convencionais com carburador, da época. Estes eram os
argumentos que os clientes consideraram muito persuasivos, mesmo naqueles dias.
Na metade da década de 1920, a demanda no setor de caminhões aumentou a tal
ponto que toda a produção de motores diesel para veículos comerciais foi
transferida para a fábrica especialmente expandida em Nuremberg.Atualmente,
Nuremberg continua sendo o centro de excelência para motores da MAN. Todos os
motores para a inteira gama de produção são desenvolvidos, testados e em grande
parte fabricados e montados ali.
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