Após a assinatura de um protocolo de intenções em
setembro de 2013, os Grupos franceses Renault e Bolloré firmaram hoje uma
parceria visando a alavancar o progresso do veículo elétrico em torno de três
acordos:
· Um acordo de cooperação industrial: a partir do segundo
semestre de 2015, a fábrica da Renault em Dieppe (região francesa de Seine
Maritime) montará os veículos elétricos Bluecar do Grupo Bolloré,
· Criação de uma joint venture destinada a
comercializar soluções completas de compartilhamento de veículos elétricos na
França e na Europa,
· Realização de um estudo de viabilidade
encomendado pelo Grupo Bolloré ao Grupo Renault, objetivando o projeto,
desenvolvimento e produção pela Renault de um novo veículo elétrico urbano equipado
com uma bateria de Lítio-Metal-Polímero (LMP) de 20 kWh.
O desenvolvimento do veículo elétrico é vital para
enfrentar os desafios ecológicos, principalmente em relação aos problemas de
qualidade do ar e mobilidade nas cidades e metrópoles.
REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL
Para reduzir drasticamente o impacto do automóvel sobre o
meio ambiente, o desenvolvimento do veículo elétrico e do compartilhamento de
veículos não é uma opção, mas uma revolução vital.
Com um veículo elétrico, os impactos globais sobre o meio
ambiente são reduzidos quase pela metade em comparação com o veículo térmico
equivalente*. Os veículos elétricos, que durante a utilização não emitem CO2,
nem odor e nem partículas finas (com exceção das peças de desgaste), permitem
melhorar de forma significativa a qualidade do ar e reduzir as perturbações
sonoras, em particular nas cidades. Sem os veículos elétricos e apenas através
da renovação da frota de veículos térmicos ou evoluções regulamentares
relativas às emissões de poluentes, a qualidade do ar das cidades melhora a um
ritmo lento.
Os dois Grupos, Renault e Bolloré, decidiram integrar
suas complementariedades. O Grupo Renault tem um know-how em projeto,
desenvolvimento e produção de veículos elétricos (ZOE, Kangoo, Twizy). Já o
Grupo Bolloré se posiciona como um grande player no segmento de
armazenagem de eletricidade, sendo que o compartilhamento de veículos 100%
elétricos constitui uma aplicação hoje reconhecida, com o sucesso do Autolib em
Paris.
O Grupo Bolloré decidiu encomendar progressivamente à
Renault, que é líder do veículo elétrico na Europa, a montagem de seu modelo
Bluecar (até então fabricado apenas na Itália). A montagem destes veículos será
realizada na fábrica da Renault de Dieppe (região francesa de Seine Maritime) a
partir do segundo semestre de 2015. Para a fábrica de Dieppe, trata-se de um
reconhecimento em termos deknow-how, além de uma garantia de futuro para todos
os seus colaboradores.
A fábrica de Dieppe é especializada na produção de
pequenas séries. Ela produz atualmente o Clio IV R.S. e produzirá o futuro
Alpine, cuja comercialização está prevista para 2016. A fábrica de Dieppe
poderá contar com o know-how do Grupo Renault em matéria de veículos
elétricos, obtendo as competências específicas de montagem de veículos
elétricos. Um novo setor de montagem será criado especialmente na fábrica para
produzir estes veículos. Assim, o Grupo Bolloré terá acesso a instalações
industriais modernas e adaptadas à sua produção, permitindo obter uma redução
significativa de seus custos.
CRIAÇÃO DE UMA JOINT VENTURE DE COMPARTILHAMENTO DE
VEÍCULOS
As cidades têm sido levadas a tomar medidas coercitivas
para conter o trânsito de automóveis de forma a enfrentar os problemas de
qualidade do ar e do trânsito. Por isso, os Grupos Renault e Bolloré decidiram
criar uma joint venture, cujo objetivo será conquistar e instalar soluções
completas de compartilhamento de veículos elétricos na França e na Europa. A
Renault terá 30% de participação nesta empresa, e o Grupo Bolloré deterá os
outros 70%.
ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM BLUECAR DE 3 LUGARES
O Grupo Bolloré decidiu encomendar à Renault um estudo de
viabilidade tendo como objetivo o projeto, desenvolvimento e produção em uma
fábrica francesa do Grupo Renault de um carro menor que o Bluecar atual (3 lugares
em vez de 4), que poderá principalmente acompanhar o aumento das operações de
compartilhamento. Este veículo poderá também ser vendido a clientes pessoa
física, empresas e órgãos públicos. Este veículo elétrico será equipado com uma
bateria de Lítio-Metal-Polímero (LMP) Blue Solutions, com uma capacidade de 20
kWh.
Nenhum comentário:
Postar um comentário