quarta-feira, 10 de setembro de 2014

GRUPOS RENAULT E BOLLORÉ FIRMAM PARCERIA EM VEÍCULOS ELÉTRICOS

Após a assinatura de um protocolo de intenções em setembro de 2013, os Grupos franceses Renault e Bolloré firmaram hoje uma parceria visando a alavancar o progresso do veículo elétrico em torno de três acordos:

· Um acordo de cooperação industrial: a partir do segundo semestre de 2015, a fábrica da Renault em Dieppe (região francesa de Seine Maritime) montará os veículos elétricos Bluecar do Grupo Bolloré,

· Criação de uma joint venture destinada a comercializar soluções completas de compartilhamento de veículos elétricos na França e na Europa,

·  Realização de um estudo de viabilidade encomendado pelo Grupo Bolloré ao Grupo Renault, objetivando o projeto, desenvolvimento e produção pela Renault de um novo veículo elétrico urbano equipado com uma bateria de Lítio-Metal-Polímero (LMP) de 20 kWh.

O desenvolvimento do veículo elétrico é vital para enfrentar os desafios ecológicos, principalmente em relação aos problemas de qualidade do ar e mobilidade nas cidades e metrópoles.

REDUZIR O IMPACTO AMBIENTAL
Para reduzir drasticamente o impacto do automóvel sobre o meio ambiente, o desenvolvimento do veículo elétrico e do compartilhamento de veículos não é uma opção, mas uma revolução vital.

Com um veículo elétrico, os impactos globais sobre o meio ambiente são reduzidos quase pela metade em comparação com o veículo térmico equivalente*. Os veículos elétricos, que durante a utilização não emitem CO2, nem odor e nem partículas finas (com exceção das peças de desgaste), permitem melhorar de forma significativa a qualidade do ar e reduzir as perturbações sonoras, em particular nas cidades. Sem os veículos elétricos e apenas através da renovação da frota de veículos térmicos ou evoluções regulamentares relativas às emissões de poluentes, a qualidade do ar das cidades melhora a um ritmo lento.

Os dois Grupos, Renault e Bolloré, decidiram integrar suas complementariedades. O Grupo Renault tem um know-how em projeto, desenvolvimento e produção de veículos elétricos (ZOE, Kangoo, Twizy). Já o Grupo Bolloré se posiciona como um grande player no segmento de armazenagem de eletricidade, sendo que o compartilhamento de veículos 100% elétricos constitui uma aplicação hoje reconhecida, com o sucesso do Autolib em Paris.
  
O Grupo Bolloré decidiu encomendar progressivamente à Renault, que é líder do veículo elétrico na Europa, a montagem de seu modelo Bluecar (até então fabricado apenas na Itália). A montagem destes veículos será realizada na fábrica da Renault de Dieppe (região francesa de Seine Maritime) a partir do segundo semestre de 2015. Para a fábrica de Dieppe, trata-se de um reconhecimento em termos deknow-how, além de uma garantia de futuro para todos os seus colaboradores.  

A fábrica de Dieppe é especializada na produção de pequenas séries. Ela produz atualmente o Clio IV R.S. e produzirá o futuro Alpine, cuja comercialização está prevista para 2016. A fábrica de Dieppe poderá contar com o know-how do Grupo Renault em matéria de veículos elétricos, obtendo as competências específicas de montagem de veículos elétricos. Um novo setor de montagem será criado especialmente na fábrica para produzir estes veículos. Assim, o Grupo Bolloré terá acesso a instalações industriais modernas e adaptadas à sua produção, permitindo obter uma redução significativa de seus custos.

CRIAÇÃO DE UMA JOINT VENTURE DE COMPARTILHAMENTO DE VEÍCULOS
As cidades têm sido levadas a tomar medidas coercitivas para conter o trânsito de automóveis de forma a enfrentar os problemas de qualidade do ar e do trânsito. Por isso, os Grupos Renault e Bolloré decidiram criar uma joint venture, cujo objetivo será conquistar e instalar soluções completas de compartilhamento de veículos elétricos na França e na Europa. A Renault terá 30% de participação nesta empresa, e o Grupo Bolloré deterá os outros 70%.


ESTUDO DE VIABILIDADE DE UM BLUECAR DE 3 LUGARES

O Grupo Bolloré decidiu encomendar à Renault um estudo de viabilidade tendo como objetivo o projeto, desenvolvimento e produção em uma fábrica francesa do Grupo Renault de um carro menor que o Bluecar atual (3 lugares em vez de 4), que poderá principalmente acompanhar o aumento das operações de compartilhamento. Este veículo poderá também ser vendido a clientes pessoa física, empresas e órgãos públicos. Este veículo elétrico será equipado com uma bateria de Lítio-Metal-Polímero (LMP) Blue Solutions, com uma capacidade de 20 kWh. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário