A MAN Latin America, líder em vendas de caminhões
voltados ao segmento de coleta de resíduos, com 36% de mercado, participa da
feira RWM Brasil, que acontece de 9 e 10 de setembro no Transamérica Expo
Center, em São Paulo (SP). No evento, preparado exclusivamente para o setor de
Gestão de Resíduos Sólidos, os visitantes poderão conhecer de perto o
vocacional Volkswagen Constellation 17.280 Compactor, caminhão desenvolvido sob
medida para o segmento.
O veículo conta com as principais configurações
solicitadas pelos clientes de coleta de resíduos como: opção para tomada de
força Repto, caixa automática, banco para três passageiros e teclas cegas para
acionamento dos equipamentos. Para garantir a robustez que a operação exige, devido
a sua severidade, itens como compressores de maior capacidade, freios de maior
dimensão, suspensões recalibradas e manetim para partida em rampa também fazem
parte do modelo. Equipado com motor MAN D08 de 280cv, possui a tecnologia de
emissões EGR que, além de não ser necessária a utilização do ARLA 32,
possibilita maior facilidade para implementação de equipamentos.
O sistema adotado no veículo híbrido traz para os
caminhões brasileiros o mesmo conceito de recuperação da energia cinética
(KERS) utilizado nos carros da Fórmula 1. O sistema armazena em acumuladores
hidráulicos a energia coletada durante a frenagem, usando-a posteriormente na
partida. A partir do consumo menor de combustível, o caminhão híbrido ajuda a
reduzir os níveis de emissão dos principais poluentes veiculares causadores do
efeito estufa, como gás carbônico, e os que contribuem para degradação da qualidade
do ar como, material particulado, óxido de nitrogênio, entre outros.
A tecnologia é apropriada para operações de coleta de
resíduos, em que o veículo está submetido a um ciclo intensivo “anda e para”. O
grande diferencial do híbrido da MAN Latin America em relação aos modelos que
existem mundo afora está no dispositivo de armazenagem de energia utilizado
nesse veículo. Os outros sistemas utilizam baterias ou ultracapacitores, mas a
empresa optou pelos acumuladores hidráulicos pela maior adequação à realidade
brasileira.
O principal benefício está na manutenção e operação mais simples do sistema,
cuja durabilidade é maior do que a da bateria, por exemplo. A empresa também
prevê um menor investimento inicial para aquisição do modelo do que os observados
mundialmente em híbridos elétricos. O acumulador hidráulico tem ainda uma
capacidade de resposta mais rápida, ou seja, disponibiliza toda a energia
armazenada para partida do veículo instantaneamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário