terça-feira, 2 de setembro de 2014

Roberto Cortes é Personalidade Brasil-Alemanha 2014

O presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes, acaba de ser homenageado na 20ª edição do prêmio Personalidades Brasil-Alemanha, iniciativa da Câmara Brasil-Alemanha, que desde 1995 atesta o reconhecimento público às pessoas que oferecem significativas contribuições para o fortalecimento econômico entre as duas nações.  A cerimônia foi realizada no último domingo, 31 de agosto, no Salão da Bolsa da Câmara de Comércio de Hamburgo, na Alemanha, às vésperas do 32º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, realizado na mesma cidade e no qual Roberto Cortes participa de um debate sobre o intercâmbio comercial entre os dois países nesta segunda-feira (1º/9).

Em sua trajetória corporativa, Cortes se destaca pela vasta experiência adquirida no setor automotivo. O executivo foi o primeiro brasileiro a presidir uma operação do Grupo Volkswagen na América do Sul e é o primeiro latino-americano a fazer parte da diretoria da divisão de veículos comerciais do grupo, além de integrar o management board do Grupo MAN.

Em 1986, participou da criação da Autolatina, joint venture entre Ford e Volkswagen no Brasil; de 1989 a 1990 foi gerente executivo de Estratégia de Negócios na matriz da Ford em Detroit, Estados Unidos. Com o fim da Autolatina, em 1994, foi convidado pela matriz da Volkswagen na Alemanha a assumir a posição de controller corporativo da empresa na América do Sul. Desde então, ocupou vários postos até chegar ao cargo atual, assumido em 2009, ano em que a MAN Latin America foi criada oficialmente.

“Fico extremamente satisfeito em poder trazer esse prêmio para a MAN Latin America. Tenho uma proximidade muito forte com os fornecedores e conheço todos os revendedores pessoalmente, mais de 300 na América Latina. Nosso DNA é de relacionamento e isso também é outro fator importante para esse prêmio e para essa posição que a nossa empresa ocupa no mercado”, diz Cortes sobre o reconhecimento, considerado o mais alto concedido aos representantes da entidade.

Como acontece em todas as edições, o prêmio destaca duas personalidades para representar os países. Nesta edição, Reinhold Festge, sócio proprietário da Haver & Boecker e presidente da Iniciativa da Economia Alemã para a América Latina (LAI), esteve ao lado de Cortes para também receber as homenagens.

Prestígio no mercado

Além da importante homenagem da Câmara Brasil-Alemanha, Cortes é constantemente reconhecido por sua trajetória por outras entidades. O presidente da MAN Latin America foi eleito “Personalidade da Indústria Automotiva” pela Editora Autodata em 2010 e “Líder do Brasil na Indústria Automotiva” no ano de 2011 em premiação promovida pelo LIDE e pelo jornal Brasil Econômico.

Cortes conquistou também em 2011 o título de Personalidade do Ano pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e Personalidade de Vendas da América Latina em 2012 pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) filial Estados Unidos, em conjunto com a Federação Nacional das ADVBs (FENADVB). Em 2012 e 2014, foi eleito como “Profissional de Montadora do Ano” pelos leitores da revista Automotive Business.

Nenhum comentário:

Postar um comentário