domingo, 31 de maio de 2015

DTM: Augusto Farfus abandona corrida 1 em Lausitzring, mas almeja volta por cima neste domingo

Mais do que nunca, Augusto Farfus vê com bons olhos o novo formato de rodada dupla do DTM para 2015. A segunda etapa do campeonato acontece neste fim de semana em Lausitzring, e após um sábado muito difícil, o brasileiro está ansioso pelas atividades do domingo. Com mais uma classificação e a corrida de 60 minutos a serem disputadas, Farfus aposta em grande recuperação para sair do circuito alemão com um bom resultado. 

Após desempenho sólido nos treinos livres, realizados entre sexta-feira e sábado de manhã (horário local), o brasileiro de 31 anos garantiu o 19º lugar na primeira classificação da etapa, mas foi penalizado com a perda de cinco posições por, segundo os comissários, "atrapalhar outro piloto" na tomada de tempos. Saindo em 23º, o piloto da BMW conquistou várias posições na largada, mas logo na segunda volta foi tocado e teve de abandonar a disputa com o carro muito danificado.

Neste domingo (31 de maio), haverá mais uma classificação, a partir das 6h40 (horário de Brasília), e a corrida longa, com pit-stop obrigatório, marcada para 8h20. 

Augusto Farfus:
"Estou bem decepcionado com a corrida de hoje. Fiz uma largada muito boa, ganhando várias posições. Mas depois fui empurrado para fora da pista, o que já me custou algumas posições, e logo depois fui tocado por uma Mercedes na curva 1. O carro estava tão danificado que não pude continuar. O bom é que amanhã temos uma nova chance, do zero, para buscar a recuperação. Vamos tentar uma boa classificação e uma corrida limpa para sair de Lausitizring com bons pontos".

MARCO ANTÔNIO LAGE, DA FCA, É ELEITO EXECUTIVO DE COMUNICAÇÃO CORPORATIVA DO ANO NO BRASIL

O diretor de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para a América Latina, Marco Antônio Lage, conquistou a primeira colocação nacional no prêmio Top Mega Brasil de Comunicação Corporativa, entregue ontem, em São Paulo, para os melhores executivos de comunicação corporativa e agências do Brasil. Os vencedores foram escolhidos por meio de 1.038 votos de jornalistas, professores e profissionais do setor, de todas as regiões do País.

Cerca de 950 executivos e 550 agências foram espontaneamente indicados às várias etapas do prêmio, uma iniciativa da Mega Brasil Comunicação em parceria com a Maxpress, instituições especializadas em serviços e soluções para a área de comunciação. Além de reconhecer os três primeiros colocados no ranking nacional, foram diplomados os 10 executivos e agências mais votadas em todo o Brasil e por região, listas nas quais o diretor da FCA também figurou. 

Lage é jornalista e mestre em Marketing Estratégico pela Universidade Federal de Santa Catarina. Em 1992, ingressou na Fiat Automóveis como assessor de imprensa. Em 2000, foi promovido a diretor de Comunicação Corporativa, passando a fazer parte do Comitê Diretivo da empresa.

Comanda uma equipe de 30 profissionais nos escritórios de Minas Gerais, São Paulo e Recife, que respondem pelas áreas de Imprensa, Relações Públicas, Eventos e Responsabilidade Socioambiental. Coordena o Comitê Imagem da FCA, onde se integram ainda as áreas de Publicidade, Marketing e Comunicação Interna. Também é vice-presidente da ABERJE, vice-presidente da Casa Fiat de Cultura e diretor-geral do Instituto Minas Pela Paz.


AGRALE CONQUISTA PRÊMIO PARCEIROS VOLUNTÁRIOS

A Agrale conquistou, no último dia 25 de maio, em Porto Alegre, o Prêmio Parceiros Voluntários, na categoria Empresa Consciente, conferido pela ONG Parceiros Voluntários. A empresa foi reconhecida pelo Projeto Girassol, que envolve crianças e adolescentes no cultivo de hortas em atividades educativas, com foco na agroecologia.

Com 17 anos de existência, o Projeto Girassol tem como objetivo desenvolver, no espaço escolar, ações que proporcionem ao aluno aprender, na prática, noções de preservação do meio ambiente. Também proporciona aos alunos, juntamente com professores, colegas e familiares, desenvolver habilidades para elaborar o planejamento de seu futuro social.

Realizado a cada dois anos, o Prêmio Parceiros Voluntários foi instituído no ano 2001 e tem como objetivo divulgar exemplos de iniciativas sociais bem-sucedidas, multiplicáveis e que possam, no futuro, influir em políticas públicas.

Projeto Girassol, cultivando a vida

Idealizado pelo conselheiro de administração da Agrale, José Angeli, o Projeto Girassol possui duração de oito meses e os participantes têm como ações o cultivo e cuidado de uma horta comunitária; palestras educativas com temas de cuidado ambiental; passeios ecológicos; oficina de trabalho com sementes de girassol; entrega de sacos de sementes com material informativo para os profissionais da Agrale e comunidade; Rústica Girassol e mostra do Projeto Girassol. Nesta edição, são desenvolvidas ações quinzenais que envolvem diretamente 500 estudantes das escolas municipais e estadual de Caxias do Sul, entre as quais, Escola Municipal Dolaimes Stedile Angeli – CAIC, Escola Municipal Rosário São Francisco e Escola Estadual Erico Veríssimo.


O Projeto Girassol conta com o apoio da Dolaimes Comunicação e Eventos, Rádio São Francisco, Fazenda Três Rios, Produtos Pioneer, Pedreira Caxiense Fagundes, Transportes Giratur, Parceiros Voluntários de Caxias do Sul, FTEC, Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Inclusão Social, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal da Agricultura, CODECA e da psicóloga voluntária Adriele Leão.

DAYCO COMEMORA 110 ANOS DE MERCADO MUNDIAL

Fornecedora mundial de tecnologias de transmissão de força para o setor automotivo, industrial e mercado de reposição, a Dayco Power Transmission completou no dia 17 de Maio, o 110° aniversário da sua fundação em Dayton, Ohio.

Inicialmente conhecida como Dayton Rubber Manufacturing Company, a empresa iniciou seus negócios em 17 de Maio de 1905 tornando realidade o sonho de seus cinco fundadores. Depois de um modesto começo com a fabricação de mangueiras e anéis de vedação de borracha, a Dayco tem crescido mundialmente com a busca incessante de novas tecnologias para desenvolver novos produtos, aprimorar os já existentes e aumentar a eficiência na fabricação e distribuição das peças.

"Durante os últimos 110 anos, a Dayco estabeleceu o seu lugar na indústria de engenharia de produtos inovadores, como fabricantes de “Airless Tire”, a primeira correia V Top Cog , o primeiro pneu de borracha sintética, a primeira Correia Poly V e o primeiro tensor automático de acessórios, entre outros produtos", relata John Bohenick, CEO da empresa. “A Dayco continua criando expectativas nos mercados que atendemos fornecendo valor aos nossos clientes com sistemas, produtos e serviços inovadores que expandem a nossa identidade, as ofertas de produtos e a nossa base de clientes nos tornando cada vez mais respeitados como fabricante mundial nos equipamentos originais e no mercado de reposição.”, completa Bohenick.

Hoje a Dayco é uma fabricante mundial de correias sincronizadoras, correias de acessórios, produtos de transmissão, sistemas e soluções. Com 4.300 colaboradores e mais de 40 fábricas, centros de distribuição e de tecnologia e escritórios de vendas em 16 países, a empresa tem aproveitado sua presença global para manter o relacionamento com todos os equipamentos originais, fabricantes (OE) e mais de 1.500 distribuidores em todo o mundo.


Durante os últimos cinco anos, a Dayco expandiu seus negócios através da abertura de plantas e distribuição na Ásia e da conclusão de aquisições estratégicas que resultou na adição de novos produtos, bem como capacidade de fabricação, engenharia e distribuição.

MWM Motores Conquista Prêmio Industrial do Ano de 2015

A MWM Motores, fabricante independente de motores diesel líder no Mercosul, conquistou o Prêmio Industrial do Ano de 2015, na categoria Grande Indústria, promovido pelo Centro das Indústrias do Estado de São Paulo – CIESP.

A cerimônia de premiação ocorreu na noite da última quinta, 28, consagrando pela primeira vez a companhia como a grande vencedora na categoria mais concorrida e esperada da noite - A Categoria Grande Indústria.

Para o Presidente da MWM Motores Diesel, José Eduardo Luzzi, é uma grande honra receber este título do CIESP, entidade de fundamental importância para as indústrias de São Paulo.

“Estamos honrados e orgulhos com este reconhecimento. A consagração demonstra que a companhia está no caminho certo do desenvolvimento contínuo e promovendo avanços tecnológicos no segmento de motorização diesel e para indústria nacional e mundial.”


A MWM já produziu mais de 4,1 milhões de motores em 62 anos de história, com exportações para mais de 30 países e possui uma extensa Rede de Serviços com mais de 500 pontos instalados em todo o território nacional.

sábado, 30 de maio de 2015

MINI patrocina etapa nacional do Ironman em Santa Catarina

Reconhecida pela sua esportividade e alto desempenho, a marca MINI é uma tradicional apoiadora de eventos esportivos ao redor do mundo. No Brasil, a marca também mostra que viver em movimento é uma das suas marcas registradas ao apoiar a etapa nacional do Ironman, renomada prova de triathlon que já acontece há 15 anos na cidade de Florianópolis (SC) e já se tornou um dos mais importantes eventos do calendário do Estado. Este ano, a prova acontecerá em 31 de maio e o modelo MINI Cooper S Countryman participará como carro madrinha da prova.

A MINI também irá expor todo o seu charme e exclusividade em um estande especial na área do evento, onde o público poderá conhecer de perto este modelo da marca, bem como a MINI Folding Bike, que, por meio do patrocínio da MINI Serviços Financeiros – a divisão de financiamentos e seguros para a marca-, será prêmio nas categorias “Elite” e “Amador”. O primeiro colocado de cada categoria levará para casa a bicicleta dobrável charmosa e prática da MINI.

Além dessas iniciativas, a marca irá disponibilizar ainda os veículos oficiais da equipe do Ironman Brasil 2015: MINI Hatch 3 portas, MINI Hatch 5 portas,  e MINI Countryman.

Novidade mundial da MINI, o novo MINI Hatch 5 portas proporciona ainda mais prazer de condução, eficiência, conforto, segurança e conectividade. A nova geração de motores, a suspensão adaptativa e as características premium, que incluem os sistemas de assistência ao motorista, são o que existe de mais inovador na indústria automotiva. Além disso, o modelo une a conveniência para aqueles que precisam de um carro familiar com as dimensões compactas e esportivas clássicas da marca. 

A versão Cooper S está equipada com motor 2.0l TwinPower Turbo a gasolina de 4 cilindros, que gera 192cv de potência, equipada com a nova transmissão automática de seis velocidades. Já o MINI Cooper S Countryman apresenta seu perfil como um talento global pela mobilidade versátil e um estilo de vida ativo, novas medidas para assegurar o sucesso contínuo do modelo compacto premium que já vendeu mais de 350.000 unidades em todo o mundo. O primeiro modelo da marca com cinco portas e cinco lugares traz faróis de neblina em LED e conta com motorização Cooper S 1.6l Turbo gera 184 cv de potência e torque de 240 Nm de torque.
  
Uma das principais competições do calendário nacional, o Ironman Florianópolis 2015 reunirá competidores de diversos países. Serão cerca de dois mil atletas, muitos entre os melhores do circuito entre Elite e Faixa Etária, que enfrentarão o desafio de 3.8 km de natação, 180.2 km de ciclismo e 42.2 km de corrida, com tempo limite de 17h.

Já tradicional no circuito, a prova em Florianópolis segue se destacando graças à qualidade do evento, sua organização profissional e à grande receptividade do povo catarinense, pontos destacados por todos os participantes. Estes fatores sem dúvida explicam por que as vagas, quando abertas, acabam em poucos minutos. Para este ano, os atletas da Elite terão maior premiação em jogo, passando de U$ 75 mil para US$ 150 mil, sem dúvida um incentivo considerável.


BMW celebra 40 anos do primeiro BMW Art Car

Design único e exclusividade são conceitos que têm muita sinergia com os produtos BMW e há quarenta anos, esses elementos se uniram à arte para dar início a um projeto que se tornou referência em todo o mundo. Em maio de 1975,  concorreu pelas 24 horas de Le Mans o primeiro  BMW Art Car, idealizado pelo piloto francês Hervé Poulain e pintado por Alexander Calder, em um projeto idealizado junto à BMW Motorsport na época.

Após a primeira experiência ter sido um sucesso, novos modelos receberam pinturas exclusivas, produzidas por artistas renomados, como Frank Stella, Roy Lichtenstein, Andy Warhol, entre outros (confira a lista de artistas e modelos no final do texto).

„O projeto dos BMW Art Cars é um marco em que carros, tecnologia, design, arte e esporte a motor se encontram“, afirma Maximilian Schöberl, Vice-presidente sênior de Relações Governamentais e Corporativas do BMW Group.

Para celebrar este projeto, o BMW Group vai expor os modelos em diversos locais ao redor do mundo, como Hong Kong (China), no Centre Pompidou, no BMW Museum (em Munique) e no Concorso d’Eleganza, realizado em Lake Como (Alemanha). Também estão previstas outras mostras em Nova York, Miami e Xangai.



BMW Art Cars e artistas
Alexander Calder (BMW 3.0 CSL, 1975), Frank Stella (BMW 3.0 CSL, 1976), Roy Lichtenstein (BMW 320 Group 5, 1977), Andy Warhol (BMW M1 Group 4, 1979), Ernst Fuchs (BMW 635CSi, 1982), Robert Rauschenberg (BMW 635CSi, 1986), Michael Jagamara Nelson (BMW M3 Group A, 1989), Ken Done (BMW M3 Group A, 1989), Matazo Kayama (BMW 535i, 1990), César Manrique (BMW 730i, 1990), A. R. Penck (BMW Z1, 1991), Esther Mahlangu (BMW 525i, 1991), Sandro Chia (BMW M3 GTR, 1992), David Hockney (BMW 850CSi, 1995), Jenny Holzer (BMW V12 LMR, 1999), Ólafur Elíasson (BMW H2R, 2007) and Jeff Koons (BMW M3 GT2, 2010).

    

Toyota é a marca automotiva mais valiosa do mundo no ranking anual da BrandZT

A Toyota foi coroada pela oitava vez como marca líder em valor no setor automotivo global, segundo 10ª edição do ranking BrandZTM Top 100 Most Valuable Global Brands 2015, a maior base de dados sobre relação entre consumidores e marcas no mundo inteiro.

O estudo combina fórmulas e medidas que delimitam o valor das empresas, com base na percepção e opinião das pessoas. Idealizadora do ranking BrandZTM, a Millward Brown Optimor, consultoria global líder em análises de comunicações e marketing, propaganda e pesquisa digital, entrevistou mais de 2 milhões de consumidores em mais de 30 países.

A Toyota, com um valor de marca estimado em US$ 28,9 bilhões, tem permanecido entre as posições máximas do BrandZTM desde 2006, quando a Millward Brown Optimor iniciou a série. Além da Toyota, a marca Lexus também figura entre as dez mais valiosas do segmento, com US$ 4,3 bilhões.

Para compilação das informações são proporcionalmente consideradas performance financeira e de negócios de cada companhia, a fim de separar o valor que a marca desempenha para gerar receita e capitalização de mercado. Na equação são incluídas, ainda, as variações regionais.

Segundo os autores do relatório, embora as vendas de automóveis tenham apresentado sinais de melhoras em algumas regiões, o patamar permanece abaixo dos níveis pré-recessão em outros mercados, impactando negativamente os valores globais das marcas. Em contraste, as vendas totais da Toyota Motor Corporation em 2014 aumentaram em 2,5%, para 10,2 milhões de unidades, impactando positivamente para valorização da marca no ranking deste ano.

Novas tecnologias
O pioneirismo na produção de veículos com tecnologia de propulsão alternativas, atreladas à redução de emissões, foi outro fundamental aspecto que levou a Toyota à liderança no ranking BrandZTM em 2015, de acordo com os especialistas.

Em 2014, a Toyota lançou o primeiro carro abastecido a hidrogênio em escala comercial no mundo, o Mirai, já disponível para venda no Japão. No segundo semestre deste ano, a fabricante deve iniciar a comercialização do modelo movido à célula de combustível na Europa e EUA.


Além disso, a companhia foi a primeira fabricante no mundo a produzir veículos híbridos, com a introdução do Prius, em 1997. Desde então, as vendas de automóveis da marca com esta tecnologia ultrapassaram a barreira das 7 milhões de unidades globalmente.

TMD/COBREQ LANÇA PASTILHAS DE FREIO PARA CHEVROLET CAMARO E SUBARU IMPREZA

A TMD Friction do Brasil está fechando o mês de maio com o lançamento de pastilhas de freio Cobreq dianteiras para o Chevrolet Camaro SS produzido a partir de 2010 e também dianteiras para o Subaru Impreza fabricado de 2008 em diante.

Com referência de catálogo Cobreq N-393, as pastilhas são do Chevrolet Camaro SS, com início de produção em 2010 e motor V8 6.2 16V (571 HP). Destaque-se que a primeira geração deste carro foi produzida entre 1967 e 1969. A mesma referência do catálogo de pastilhas abrange o Subaru Impreza - motorização 2.5.


Fornecedora de pastilhas e lonas de freio originais das mais conceituadas montadoras do mundo, os produtos TMD Friction, com a marca Cobreq no mercado brasileiro, são uma garantia de tecnologia e qualidade.

Nissan e Shell entregam New March ao vencedor da ação promocional “Troca Premiada”

A Nissan e a Shell entregaram ontem o prêmio da campanha promocional “Troca Premiada”, que oferecia um New March S 1.0 2015. O ganhador do veículo foi Odilon Luis da Silva, que recebeu a chave do seu carro em um coquetel promovido na Nissan Kin, em Guarulhos, concessionária na qual realizou a troca do óleo para participar da promoção. 

Odilon, por sinal, é cliente fiel dessa concessionária, pois realizou as quatro revisões periódicas com intervalos de 10 mil quilômetros do seu Nissan Versa 2013 na Kin.

O cliente recebeu as chaves de Neusa Vigorito, presidente do grupo Vigorito de concessionárias, Alexandre Gudin, coordenador de marketing de pós-venda da Nissan, e Luiza Botelho, especialista de marketing para montadoras e concessionários da Shell. “Me senti o centro das atenções”, disse o ganhador sobre a entrega.

A ação promocional foi organizada pela Nissan e Shell, e contou com a participação dos clientes que efetuaram a troca do óleo do carro em uma revenda da marca japonesa durante o período da campanha, que teve início no fim do ano passado e envolveu as mais de 160 concessionárias Nissan no Brasil. O lubrificante a ser utilizado, que poderia ser incluso ou não em uma revisão periódica obrigatória, era Nissan Motor Oil SN 10W-40, produzido pela Shell especialmente para a Nissan. Aqueles que compraram quatro frascos de um litro do produto também participaram.


Cada compra ou serviço dava direito a um cupom, que vinha com um código para ser cadastrado, junto com os dados do cliente, no site exclusivo da campanha (www.nissantrocapremiada.com.br). Após a inscrição, o participante apenas aguardava o sorteio com base no resultado da extração da Loteria Federal.

Iveco nomeia representante no Paraguai

A Iveco está ampliando a sua presença no mercado latino-americano, com um novo representante da marca no Paraguai: a Rodomaq. A chegada da empresa foi marcada por sua participação na 17ª edição da Expo Canindeyú, uma feira agropecuária de grande relevância para os produtores rurais do país, que aconteceu em abril no distrito de La Paloma do Espírito Santo.

No estande da Rodomaq, que também representa outra marca do Grupo CNH Industrial com as máquinas da Case Construction, a Iveco esteve presente expondo o Stralis, que foi escolhido por ser um dos destaques da linha de extrapesados, ideal para o transporte de grãos.

Segundo Eder Lopes, diretor da Rodomaq, a Expo Canindeyú foi uma excelente oportunidade para apresentar a Iveco ao público paraguaio e também para estreitar o relacionamento com potenciais clientes da região. “O Stralis teve boa aceitação por parte do público. Eles gostaram muito do veículo e se mostraram bastante interessados”, diz Lopes.


Com o objetivo de atender a todo território paraguaio, o investimento inicial envolve a primeira revenda na cidade Nova Esperança, e conta com planos de expansão para outras duas lojas: Cidade do Leste, em 2016, e, posteriormente, na capital, Assunção.

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Iveco entrega 200 caminhões Stralis Hi-Road para empresa de logísitica na Turquia

A Iveco e seu concessionário Iveco Otomotiv Ticaret (IOT) entregaram uma frota de 200 Stralis Hi-Road para a Mars Logistics Group, uma das mais importantes empresas de transporte internacional da Turquia. A cerimônia de entrega ocorreu no Çırağan Palace, em Istambul, na presença. de Garip Sahillioğlu, proprietário da Mars Logistics Group, executivos da Mars e da Iveco, além de representantes da imprensa do país.

Esse importante negócio, que inclui uma garantia de recompra após três anos e um contrato de manutenção e reparo com a Iveco Otomotiv Ticaret, é o maior contrato que a Iveco já assinou desde a sua chegada à Turquia, em 2008. Essa conquista é uma prova do sucesso crescente da empresa no país, onde a participação de mercado cresceu tanto nas linhas leves quanto nas pesadas.

A Mars Logistics Group é uma empresa de logística que fornece serviços como frete rodoviário, aéreo, marítimo e ferroviário, logística de feiras e eventos, transporte de projetos, transporte intermodal, desembaraço aduaneiro, seguro, armazenagem e uma oferta completa de soluções logísticas. A empresa tem atualmente 460 caminhões operando em toda a Europa.O Stralis Hi-Road, com motor Iveco 460 HP Euro 5 EEV, enfrentou forte concorrência em um difícil processo de pré-seleção pelo qual passou com louvor. A Mars também colocou à prova cinco caminhões Stralis comprados em 2014 antes de tomar a decisão final sobre o fornecedor da sua frota. O modelo venceu a seleção devido aos elevados padrões de seus recursos, excelente desempenho, baixo consumo de combustível e três anos de garantia total estendida para 300.000 km. O Stralis impressionou a Mars de tal forma que a empresa de logística mudou de marca pela primeira vez na sua história e escolheu a Iveco.


A Iveco ganhou um público fiel de maneira muito rápida desde a sua chegada à Turquia. Hoje, é uma das principais empresas nos segmentos de caminhões e veículos comerciais. A marca também reforçou a sua rede de distribuição, que conta agora com 31 pontos de venda e 53 oficinas, oferecendo suporte de vendas e pós-vendas de alta qualidade em todo o território turco.

De volta ao palco de seu primeiro pódio no DTM, Augusto Farfus disputa segunda etapa em Lausitzring

Quase um mês após a abertura do campeonato, o DTM realiza neste fim de semana (29 a 31 de maio) sua segunda etapa, em Lausitzring. O circuito de 3.478 metros traz boas lembranças ao brasileiro Augusto Farfus, pois foi lá que ele conquistou seu primeiro pódio no DTM, já em sua segunda corrida na categoria, em 2012. Agora, o representante da BMW terá duas oportunidades para repetir o bom resultado e avançar na classificação. 

O formato de rodada dupla agitou a primeira etapa do ano. Com uma classificação para cada uma das duas corridas, que têm pesos iguais para o campeonato, os pilotos podem conquistar até 50 pontos. Em Hockenheim, Farfus não contou com a sorte, apesar de mostrar um bom desempenho, e completou apenas uma corrida no top-10, mas chega a Lausitzring com o objetivo de somar o máximo de pontos para se aproximar dos líderes da tabela. 

Há duas semanas, o curitibano de 31 anos correu as 24 horas de Nürburgring. O brasileiro cravou a pole position e a melhor volta da prova, e ficou muito próximo do pódio, com o 4º lugar, mesmo após um problema durante um dos pit-stops. Com o foco novamente no DTM, Farfus está confiante em um bom resultado no circuito, que fica a 130km de Berlim.

As atividades do DTM começam na hoje, com o shakedown e primeiro treino livre. No sábado, os pilotos vão à pista para mais um treino livre antes da classificação, que define o grid para a corrida 1, que acontece no mesmo dia. No domingo, será realizada mais uma classificação e a corrida 2. 

Augusto Farfus:
"É ótimo voltar a guiar a minha BMW M4 DTM depois das 24 horas de Nürburgring. Mostramos um ritmo muito bom no final de semana de abertura do DTM em Hockenheim, mas não concretizamos os resultados esperados. Lausitzring é um circuito especial, tenho ótimas memórias do meu primeiro pódio na categoria lá, então acredito em mais um bom fim de semana. Vamos tentar tirar o máximo de pontos nas duas corridas, para estarmos bem posicionados desde o início do campeonato."

Programação do DTM em Lausitzring (horários de Brasília):

Sábado, 30 de maio
6h25 às 7h10 - Treino livre 2
9h às 9h20 - Classificação 1
12h - Corrida 1 (40 minutos)

Domingo, 31 de maio
3h50 às 4h05 - Shakedown 
5h40 às 6h - Classificação 2
8h20 - Corrida 2 (60 minutos)

Volkswagen Saveiro Cabine Dupla completa a série Rock in Rio com Novo Fox e Gol

Pela primeira vez em sua história, a Volkswagen Saveiro recebe os pacotes da linha Rock in Rio. O modelo completa a série, que celebra os 30 anos do evento, um dos maiores festivais musicais do mundo, que ocorre entre 18 e 20 de setembro e de 24 a 27 de setembro, com patrocínio oficial da Volkswagen.


Assim como o Novo Fox e o Gol, também integrantes da série, a Saveiro Rock in Rio traz extensa lista de conteúdo de série e detalhes visuais exclusivos, o que ressalta a sua excelente relação custo-benefício.

Externamente, a Saveiro Rock in Rio se destaca por trazer, nas laterais da carroceria, novas faixas adesivas com as silhuetas de instrumentos musicais. Os espelhos retrovisores possuem capa na cor “Chrome Effect” e trazem integrados os repetidores de luzes de direção. A nomenclatura alusiva ao evento está nos para-lamas dianteiros.

A grade dianteira tem formato de colmeia, há faixas pretas nas colunas centrais (“B”) e na região da placa traseira, além de faróis duplos e lanternas escurecidas.A base é a versão Highline Cabine Dupla, equipada com o motor 1.6l MSI de até 104 cv combinado à transmissão MQ200-5F. Com esse motor, a Saveiro Rock in Rio tem velocidade máxima de 169 km/h (gasolina) e de 171 km/h (etanol). Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita 11,2 segundos e 10,9 segundos, respectivamente.

Entre os equipamentos de série da versão Rock in Rio estão ar-condicionado, conjunto elétrico, capota marítima e rack de teto e o Park Pilot (sensores de estacionamento traseiros) com OPS (Optical Parking System) – item exclusivo na categoria. O volante é multifuncional, revestido de couro, com costura vermelha e inclui os comandos de som e do I-System (com ECO-Comfort), item também oferecido de série.

Com ajustes elétricos dos espelhos retrovisores também de série, a Saveiro Rock in Rio oferece a função “tilt down”, presente em modelos como o Novo Golf, por exemplo. Esse recurso regula automaticamente o espelho retrovisor do lado do passageiro, apontando para o meio-fio toda vez que a marcha à ré é engatada, com o objetivo de auxiliar em manobras de estacionamento. A Saveiro Rock in Rio traz rodas de liga leve de 15 polegadas com desenho Gobi e pneus 195/55 R15.

A Saveiro Cabine Dupla da série Rock in Rio também traz em seu interior detalhes que a diferenciam das versões normais. Entre eles, estão as soleiras das portas dianteiras com aplique alusivo ao evento musical. Os pedais possuem capa de alumínio.Há apliques em alusão ao Rock in Rio na cor vermelho Tornado nas molduras das saídas de ar e na coifa da alavanca de câmbio câmbio, feita de couro sintético.

Os bancos possuem revestimento com tecido exclusivo (faixa central em Tear Jacquard Puzzel Cinza), apliques em vinil Laminado Preto Titan e costuras vermelhas com pespontos simples, além da etiqueta “Rock in Rio” – o logotipo do evento também está no porta-objetos removível.


A Saveiro Rock in Rio tem cinco opções de cores disponíveis: as sólidas Branco Cristal, Vermelho Flash e Preto Ninja; e as tonalidades metálicas Azul Night e Prata Sírius.

Brasileiro de Turismo: Márcio Campos foca na conquista da liderança em Curitiba

A vitória na terceira etapa, em abril na pista gaúcha do Velopark, elevou Márcio Campos à vice-liderança do Campeonato Brasileiro de Turismo. Não só isso: o resultado da corrida do último mês deu ao piloto gaúcho da Motortech Competições certeza de condições de disputa pelo título em seu segundo ano de atuação na categoria, que terá rodada dupla com corridas no sábado (30) e no domingo (31) no Autódromo Internacional de Curitiba.


Campos está nove pontos atrás do líder paulista Marco Cozzi, piloto da W2 Racing. “Vamos ter 40 pontos em jogo nas duas provas em Curitiba, então não há outro objetivo a focar que não seja a liderança do campeonato”, afirma o gaúcho. “Nosso carro está com um desempenho muito bom. Infelizmente o resultado não apareceu em uma das duas corridas de março em Goiânia, onde o nosso já era muito bom. Se não veio lá, que venha em Curitiba”.

O piloto da Motortech vê o traçado de 3.695 metros da pista localizada em Pinhais como “campo neutro”. “Não é uma pista desafiadora. Ela é seletiva, mas não desafiadora, todo mundo na categoria conhece muito bem as manhas de lá. Isso acaba equiparando todo mundo e as corridas ficam até um pouco burocráticas, por isso vai ser importante conseguirmos o melhor ritmo desde os primeiros treinos. Estou confiante, vai dar tudo certo”, ele aposta.

A rodada dupla de Curitiba do Campeonato Brasileiro de Turismo terá o início de suas atividades na sexta-feira (29), com duas sessões de treinos livres de 45 minutos, às 9h35 e às 12h45. No sábado haverá o treino classificatório a partir das 10h05. A primeira corrida, com largada às 14h05 do sábado, terá seu resultado final reproduzido no grid da segunda, marcada para 8h40 do domingo – cada corrida terá 30 minutos e mais uma volta.

A programação do fim de semana em Curitiba prevê, também, etapas da Stock Car, da Copa Petrobras de Marcas e do Mercedes-Benz Challenge. A Motortech Competições tem sua participação no Campeonato Brasileiro de Turismo viabilizada pelo governo do estado do Rio Grande do Sul, através do PróEsporte. Tecnovidro, Casavitra, Viemar, Roal, Agrale, Biri Refrigerantes e Zezé Biscoitos são empresas parceiras da iniciativa.

CAMPEONATO BRASILEIRO DE TURISMO
(Classificação depois de 3 das 12 etapas)
1º) Marco Cozzi (SP/W2 Racing), 52
2º) Márcio Campos (RS/Motortech Competições), 43
3º) Danilo Dirani (SP/Bravar Motorsport), 40
4º) Edson Coelho (MG/J. Star Racing), 34
5º) Gabriel Robe (RS/Motortech Competições), 28
6º) Gustavo Myasava (PR/J. Star Racing), 26
7º) Felipe Guimarães (DF/W2 Racing), 25
8º) Renato Braga (GO/RKL Motorsport), 24
9º) Dennis Dirani (SP/Shell Racing), 21
9º) Pedro Boesel (PR/RSports), 21
11º) Felipe Donato (RS/Nascar Motorsport), 17
11º) Marco Túlio Souza (GO/Hitech Racing), 17
11º) Adibe Marques (PR/Voxx Racing), 17
14º) Gustavo Lima (DF/C2 Team), 11
15º) Tito Morestoni (SC/RSports), 9
16º) Mauri Zacarelli (SP/RSports), 7
17º) Flavio Matheus (RJ/C2 Team), 5

Mercedes-Benz é a “Empresa do Ano” em excelência de serviços ao cliente

Pela quinta vez, a Mercedes-Benz do Brasil foi eleita a “Empresa do Ano” no Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviços ao Cliente, a principal iniciativa de reconhecimento à qualidade do atendimento ao cliente no País. 

O resultado foi anunciado ontem, em São Paulo, durante o evento que também destacou a Mercedes-Benz como a melhor Central de Relacionamento em “Automóveis de Luxo” (pela 14ª vez consecutiva) e em “Caminhões” (6ª vez consecutiva, desde que esta categoria foi criada).

“É muito importante saber que o esforço de todos em nossa Empresa está valendo a pena e este prêmio é mais uma prova disso. As nossas áreas de Vendas, Marketing e Relacionamento trabalham diariamente em parceria antes, durante e após a compra de um produto para entender as necessidades de nossos clientes. “Isso nos permite estar em contato direto com as principais demandas do mercado nos permitindo oferecer veículos e serviços adequados, o que tem sido muito positivo”, afirma Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Na avaliação de Ari Carvalho, diretor de Pós-Venda da Mercedes-Benz do Brasil, o Prêmio Consumidor Moderno é um importante reconhecimento à excelência do relacionamento da Empresa com os seus clientes. “Em 2015, podemos dizer que essa conquista foi ainda mais desafiadora, tanto pela reestruturação da avaliação em si, como por outros aspectos e desafios que estamos vivenciando em nosso mercado”, diz ele.

Para o diretor, a conquista do título de “Empresa do Ano”, obtida após o levantamento feito com companhias de mais de 60 categorias, atesta o compromisso da Mercedes-Benz com a excelência de seus serviços ao cliente. "Essa vitória é ainda mais significativa, não só porque ela se baseia em critérios do regulamento do prêmio, mas porque conta com a opinião de clientes reais, o que confirma o reconhecimento do consumidor à qualidade da nossa Central de Relacionamento com o Cliente”, destaca Ari.

Considerada a principal iniciativa de reconhecimento à qualidade do atendimento ao cliente no Brasil, o Prêmio Consumidor Moderno, que chegou a sua 16ª edição em 2015, busca identificar e difundir as melhores práticas do setor, bem como, reconhecer as empresas que privilegiam a excelência, conquistando novos clientes e, principalmente, mantendo alto índice de satisfação e fidelidade.

Organizado pelo Grupo Padrão, que edita a revista Consumidor Moderno, o levantamento tem coordenação técnica e auditoria de qualidade da GfK. Neste ano, o processo de seleção consistiu em três etapas, começando pela inscrição e preenchimento de um questionário abrangente.

Na fase seguinte, o questionário foi avaliado pela GfK a fim de verificar aspectos como a adequação da missão corporativa à estratégia de relacionamento, relevância do cliente na organização, estratégias de retenção, fator humano e política de RH. Cerca de 200 empresas de 60 segmentos foram consideradas qualificadas para esta segunda etapa. Iniciou-se, então, o recurso do “cliente misterioso” (mystery shopper), no qual um grande número de pessoas entra em contato com as empresas verificando requisitos de qualidade no atendimento por meio de telefone, e-mail e redes sociais.

A fase 3 foi a da escolha das melhores empresas. Os resultados das avaliações do “mystery shopper” nos diferentes canais foram tabulados e somados ao desempenho das empresas na primeira fase.


Na última etapa, ocorreu então a escolha das 10 melhores entre as melhores, contando com a participação de clientes reais. Ou seja, o resultado final também contemplou a opinião dos consumidores para que fossem escolhidas as melhores empresas do ano.

Roberto Nasser - De carro por aí

Coluna 2215-29.05.2015  edita@rnasser.com.br

Sedã esportivo, o Mercedes C AMG 63
Pode-se dizer, o Mercedes-AMG C 63 S, é o melhor dos mundos ao combinar características aparentemente inconciliáveis e distantes: habilidades receptivas de sedã em três volumes, e a determinação dinâmica de esportivos sérios. Para entender, decupando, Mercedes fabrica a casca básica de sua família Classe C, o degrau inicial de quem gosta de tração traseira; AMG, empresa associada, desenvolvedora da mecânica forte e performática, por uso de porcas, parafusos e metais corretos, mais enorme parafernália eletrônica; 63 indica o motor V8, 4.000 cm3, 510 cv, dois turbos alojados no vale entre os cabeçotes. O S aponta coisa superior. Na prática um sedã e suas habilidades, com o rendimento de esportivo: 0 a 100 km/h em 4s e velocidade final cortada a 290 km/h. É o novo motor top da Mercedes, criado a partir de uma folha – ou uma tela em branco para conter cilindrada, reduzir peso, consumo, emissões e obter elevada potência. O 63 indicado vem daí, com rendimento assemelhado ao antigo motor top da marca, o V12 com 6,3 litros de cilindrada.

Como é
Muito alumínio, pirotecnia em aços nobres, puros, mesclados, estampados a frio ou a quente, dependendo do local de aplicação, e muita eletrônica para tornar condução segura a pessoas comuns. Amplos detalhes: injeção piezelétrica forma a mistura ar combustível e injeção por aspersão; segundo radiador na caixa de roda para resfriar o calor gerado pela produção tantos cavalos de força. Muitos itens mais, entretanto o gestor de capital apto a desembolsar uns R$ 536 mil – equivalendo a US$ 210 mil – pelo mercediano dólar cotado a USD$1 = R$ 2,6, não terá paciência para listar todos os detalhes, ou medir o retorno performático ao investimento. Quererá estar no Mercedes C, apto a igualar ou superar suas demandas em acelerar, curvar, frear. E sentir a ambiência, como o som do motor, dependendo do modo de transmissão. Na parte conforto, coxins dinâmicos para o motor, novidade vinda do esportivo AMG-GT. Eles mudam a rigidez dependendo das condições de rodagem e do estilo de condução. Gostará disto e de ter sob controle o motor com assinatura autoral do engenheiro montador.

Presa ao motor, transmissão esportiva Speedshift, com sete velocidades. Nos modos "Sport +" e "Race", é mais rápida, e permite 4 modos de condução "Comfort", "Sport", "Sport +" e "Race", definindo o momento da troca das marchas, se o motorista está afim de transporte confortável, ou se vai pedir brio à cavalada. Na parte inferior, outra mudança é a regulagem da suspensão rica em alumínio, três níveis.

Os modos de transmissão definem o momento de troca das marchas, e as características de dirigibilidade do veículo. O conjunto ainda bonifica os adeptos do Green Lamp Grand Prix – a arrancada na luz verde -, ou sair da cabine de pedágio. Nesta hora, chamado à função Race Start, por si só aumenta as rotações da marcha lenta, à espera do motorista aliviar o pé esquerdo do pedal do freio, e apertar o acelerador com vontade, praticando arrancada para louvar-se e impressionar olhos e ouvidos alheios. Pé esquerdo no freio? Sim, apesar da opinião contrária de alguns instrutores de autoescolas, certo é usá-lo para frear e o direito para acelerar.

Na complementação do pacote, freios de competição, amortecedores com ingerência eletrônica, e bloqueio no diferencial, impedindo o patinar das rodas em aro 19”. Pneus diferem: 245/35 frontais e 265/35 atrás.
Versão superior da família C se identifica por caixas de rodas, aplicação de bitolas maiores, capô em alumínio, em desenho para sugerir dinamismo. Dentro, cuidados como couro natural.
Enfim, um pacote amplo em conteúdo e apto a conferir dupla personalidade.

Mais Golf, agora o Variant
Volkswagen estudou vendas e mercado, descobrindo-se como única não participante do segmento utilitários esportivos, sport athletic vehicles e que-tais. E constatado ter dormido no ponto, sem investir em produto com tal morfologia, ora tão demandada no Brasil, e resolver capitalizar para si como a única marca oferecendo um station, um camioneta, perua no dizer paulista.
A disponibilidade da fábrica mexicana de Pueblo, onde faz o Golf a nós exportado juntou o apetite à vontade de comer.

Motor 1.4 TSI do Golf, quatro cilindros, todo o exterior em alumínio, 140 cv, injeção direta de gasolina, 16 válvulas, comandos variáveis e turbo alimentador. Tem formidável torque de 25,5 mkgf, a partir de 1.500 rpm. Transmissão DSG com duas embreagens, e sete velocidades.

Peso não atrapalha? O raciocínio lógico do sobrepeso da carroceria de station relativamente à do sedã, procede, mas os dados físicos discrepam. Pesa mais 119 kg, entretanto permite acelerar de 0 a 100 km/h em 9,5s – contra 8,5s para o Golf. Velocidade final levemente reduzida: reais 205 km/h – Golf mais 7 km. É agradável, muito, de conduzi-lo, harmônico à proposta de veículo familiar. Tal aplicação agregou o sistema Multicollision Brake, pensante adjutório eletrônico, agindo, se o caso, como o motorista. Ele afere velocidade do carro ou obstáculo à frente e, em caso de lentidão ou omissão do condutor, freia por si só. No pacote segurança, sete almofadas de ar, controles de tração e estabilidade, e na parte conforto, ar condicionado com difusor traseiro, sensores de estacionamento à frente e atrás, tela multimídia sensível ao toque, assistente de partida em rampa.

Duas versões e meia dúzia de sub versões. Do básico Comfortline – com todos equipamentos listados -, e os das versões Highline, superiores.

Preços abrem em RS$ 87.490, pintura básica. Primeiro nível de opções, pacote Elegance, a R$ 4.500, inclui volante com funções e as pequenas aletas para troca de marchas, controle de velocidade de cruzeiro, pacote de iluminação e as rodas de liga leve passam a 17”. Já fica por R$ 93 mil. Está de bom tamanho.
Se a fim de incremento, conta acelera: sistema de Infotainment, R$ 3.390; pintura perolizada outros R$ 1.700; teto solar, R$ 5.300. Já bateu nos R$ 100 mil – e pode aumentar.

VW entende vender neste ano, entre 2.000 e 2.500 unidades – parece razoável pela enorme rede de revendedores, significa entre 03 e 04 unidades/revenda/ mês – nada impossível pela construção, composição e exclusividade. O termômetro de aceitação indicará sua produção – ou não no Brasil -, complementando a linha industrial do Golf em São José dos Pinhais a ser produzido no segundo semestre.

Novidades, o Kwid e o Aegea
Renault e Fiat – de fora do país -, mostraram os futuros produtos nacionais. Renault, o Kwid – quid em latim, significa o que -, substituto do cansado Clio. Apresentado na Índia, será o produto de entrada na marca para o hemisfério sul: menos de 4m de comprimento e a boa novidade da troca de motores, por gerações atualizadas, incluindo novo engenho 1.0 de três cilindros e turbo. Clientes atentos indagarão se o erro básico do Toyota Étios, adotar um carro indiano como base ao produto nacional, irá poupá-los no caso do Kwid da má adaptação do sistema de direção original à direita, levado para a esquerda.

Novidade Fiat é o sempre comentado substituto da linha Linea/Bravo. No caso, utiliza a mesma plataforma do Jeep Renegade e próximo picape, e é tratado como Aegea – nome latino designador do mar entre a Grécia e a Turquia, o Egeu. Foi apresentado para produção na Turquia e vendas em novembro. Família terá station e hatch – sav, não. Quem cumpre esta função é o Fiat 500X e o Renegade. Pelo fato de tal plataforma construída em Pe, sopra a possibilidade de sua produção no país.

Roda-a-Roda
Defeito – Departamento de Justiça dos EUA definiu, houve crime e maus procedimentos de re call por ex-empregados na GM com relação aos defeitos nos cilindros de ignição, responsáveis por desligar os veículos da marca e anular equipamentos de segurança.

Caminho - GM, instada, havia criado fundo para indenizações, projetando terem sido 13 mortos. Investigações mostraram foram, até agora, 104. Empresa deve fazer um acordo de indenização global superior aos US$ 1,2B pagos pela Toyota pelo defeito de súbita aceleração de seus produtos.

Piscou – Sete anos de pressão pelo órgão estadunidense de segurança viária, o NHTSA, e a Takata Corp, fabricante de bolsas de ar, reconheceu, ao menos 34 milhões destes equipamentos contém defeito de fábrica.

Danos - Em acidente eles se rompiam e os usuários eram arremessados contra as partes duras dos veículos. Takata negava responsabilidade. Questão lembrava os Toyota acelerando por conta própria: havia o evento, mas desconheciam-se as causas. Mas começa com monumental re call.

Recomeço - Dia 24 Alfa Romeo anunciará seus planos para o futuro, incluindo novos produtos, e volta à tração traseira. Na festa de 105 anos da marca, para mostrar o projeto como iniciativa séria, reabrirá o Museu em Arese, fechado e criticado ante a notícia da venda do acervo para fazer recursos.

Patamar - Novo produto, em protótipo chamado Giulia, será sedã concorrente com Mercedes Classe C, BMW series 3, novo Jaguar XF e Audi A3. Com este alemão quer identificar-se, aprimorando produto, linha de produção e mão de obra.

Festa – Chinesa Lifan comemora dois anos de vendas do SAV 60, montado no Uruguai. Faz balanço e pela venda de quase 8 mil unidades, crê ter-se tornado referência como carro chinês; consequência de mudança comportamental no país, com o fim da fidelidade às marcas.

Surpresa – A visita de Li Kegiang, Primeiro Ministro da China ao Brasil foi o Parto da Montanha. Pelos rumores e tremores esperavam-se enormes  surpresas, capazes de captar investimentos hoje impossíveis ao país.

Transporte – Aguardava-se assinatura para construir linha férrea ligando Atlântico ao Pacífico – não acontecida. Idem, nova fábrica de caminhões em Pouso Alegre, MG; ações para a liberação do empréstimo baiano para a chinesa JAC; e anúncio de atividade industrial conjunta entre chinesas Chery e Lifan.

Produto – Prática resumiu-se à criação de Polo Industrial em Jacareí, SP, onde está a Chery. 25 empresas instaladas, US$ 700M em investimentos. Doze produtoras de auto peças, cinco afiliadas, duas sistemistas.

Martelo – Volkswagen decidiu: o up! com motor 1.0 turbo chamar-se-á 1.0 TSI, nada de GT ou RS ou TS como imaginado. Segundo semestre e com jeito de ser a coisa mais divertida do mercado.

Festão – Mercedes promoveu festa dinâmica no belo e correto autódromo Velo Cittá, em Mogi Guaçu, SP. Levou família AMG, fez seriadas apresentações à imprensa, vendedores dos concessionários, e arrematou com um Ladies Day mesclando apresentação dos produtos, aula de direção.

Razão - Público feminino maior componente decisório, foi chamado para entender os muitos algo mais dos AMG.

Oportunidade – Na arrancada capitaneada pela Anfavea, a associação dos  fabricantes de automóveis, buscando seduzir os 240 mil detentores de carta de  crédito em consórcio, a materializar a conta, Mercedes oferece caminhões a  preço de fábrica, até 15 de junho, assim como semi novos.

Caminho – Nissan, mais recente das montadoras, aderiu cautelosamente: descontos entre R$ 500 e R$ 1.000 ao cliente trocando a carta de crédito por New March, Versa, Sentra ou picape. Deixou a dúvida: R$ 500 ou R$ 1.000 fazem cliente decidir? Outras marcas não oferecem mais? Tais quantias em relação ao preço de um picape não é uma merreca?

Promoção – Mitsubishi instiga nova campanha “Pajero. One million views. One car”. Até 18 de junho internautas deverão postar fotos pelo Instagram respondendo à questão: o que você gostaria de ver da janela do seu Pajero ?

Recompensa - Autor da melhor foto poderá focar outras: Mitsubishi cederá Pajero para viagem à Cordilheira dos Andes e Desertos Argentino. Mais?               www.pajeroviews.com.br.

História – 25 de maio finalizou produção do automóvel mais importante do mundo, o Ford Modelo T. No 1927 Henry Ford e seu filho Edsel conduziram a unidade 15M para fora da fábrica – a produção continuou  até acabar o estoque de peças para cada umas montadoras espalhadas mundo a fora.

Fórmula - Era desengonçado em sua peculiar transmissão, duas marchas trocadas pelos pedais; ignição atrapalhada por comutador, vibradores e bobinas, mas motorizou o homem e a América. Vendia, sozinho, até 1925, 2/3 da produção estadunidense. Preço decrescia pela economia de escala, e chegou a US$ 290 – uns atuais US$ 15 mil.

Em torno – Motorizou a América, criou gerações de compradores e o mercado de venda dos usados – era melhor vender o carro de pneus carecas e comprar um novo -, fazendo daí monumental disponibilidade para carros de corridas.
Tempo – O pesado bloco em ferro – primeiro fundido com cilindros incorporados –, deslocava quase 3.000 cm3 e produzia 20 hp a 1.400 rpm.

Criou o Fordismo como filosofia de construção, implantou a linha de montagem, e bateu recorde nunca igualado no monumental processo vertical da Ford. Em quatro dias o minério de ferro extraído das minas da companhia, se transformava em automóvel funcionando, colocado em prancha ferroviária – e faturado à rede! Tipo da pedra ao dólar em 96 horas.

Gente - Cledorvino Belini, 65, paulistano, presidente da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) América Latina, prêmio. OOOO Executivo de Valor, o melhor gestor no setor de veículos e peças. OOOO Escolha do jornal Valor Econômico. OOOO Antonino Labate, italiano, executivo, mudança. OOOO Á hora de se aposentar após 30 anos em Fiat e Abarth, mudou para a Ducati. OOOO Tomará conta operação Brasill. OOOO Ducati, de motos, é marca Volkswagen. OOOO