sábado, 31 de janeiro de 2015

POLARIS TEM NOVA LOJA EM FORTALEZA

A Polaris, líder mundial no segmento de ATV (quadriciclo) e UTV (side-by-side), inaugura no dia 29 de janeiro uma nova loja em Fortaleza, a Trilha Polaris. A concessionária, antes localizada no centro, agora passa a atender os amantes do off-road em um bairro nobre da capital cearense.

O novo estabelecimento, situado na Avenida Engenheiro Santana Jr., 2690, conta com um espaço destinado exclusivamente para os produtos e clientes da marca norte-americana, além de visibilidade em localização privilegiada.Com experiência de mais de 15 anos no mercado off-road, o proprietário Pedro Carapeba confia nessa mudança e aposta na credibilidade dos produtos Polaris.  

“Realizamos essa modificação de espaço e localização da Trilha Polaris, pois acreditamos no diferencial da marca e percebemos que nosso público aderiu e aprovou a versatilidade dos veículos Polaris. Queremos proporcionar um ‘up grade’ da empresa e reforçar o estilo off-road na região”, afirma Pedro.


Em razão da expressiva procura e demanda por artigos Polaris, o novo e mais completo estabelecimento contará com ambiente exclusivo para linha de produtos, além de serviços particulares para clientes da marca, como oficina e espaço para lavagem de veículos.“Ter a Trilha Polaris como concessionária é muito produtivo para a marca. Acreditamos e confiamos na experiência de Pedro Carapeba no segmento e na grandiosidade da região para o off-road”, afirma Rodrigo Lourenço, diretor geral da Polaris Brasil.

LAND ROVER CELEBRA DEFENDER COM A RECRIAÇÃODA SUA LINHA DE PRODUÇÃO DE 1948

A Land Rover produziu uma réplica exata da linha de produção do seu mais icônico veículo, o Defender, tal qual ele era fabricado em 1948, logo após a 2ª Guerra Mundial. A atração faz parte das celebrações que a marca britânica está promovendo no último ano de produção do modelo, considerado atualmente um dos mais emblemáticos veículos de toda a história da indústria automobilística.

Chamada de “Celebration Line”, a atração fica na fábrica da Land Rover em Solihull, mesmo lugar onde o modelo foi produzido por 67 anos. A Celebration Line está aberta para visitação de qualquer pessoa interessada, e nela será possível conferir diversos estágios de produção do veículo por meio de réplicas meticulosamente construídas com materiais idênticos aos que eram utilizados na década de 40, durante a produção dos Série 1 originais.

Durante a visitação, o público é convidado a reviver o dia a dia dos trabalhadores da fábrica da Land Rover no final da década de 40, ao usar ferramentas, projetos e rascunhos originais do veículo, além de vestirem macacões autênticos da época, que eram os uniformes dos operários. A atração traz uma área inteiramente dedicada à história da criação e desenvolvimento do Land Rover Série I original, projetado pelo fundador da Land Rover, Maurice Wilks, por meio de vídeos cedidos pela sua família.

A inauguração da “Celebration Line” marca a primeira de uma série de homenagens especiais que a Land Rover está programando para este ano, como forma de celebrar o Defender, modelo que entra em seu último ano de produção.

Para a construção da atração, a Land Rover contou com a ajuda de Phill Bashall, um dos maiores entusiastas e restauradores dos carros da marca no mundo e pessoa que construiu seu primeiro Land Rover Serie I quando tinha apenas 13 anos de idade.

Para Phill, que também é curador do famoso Dunsfold Collection, um dos mais conhecidos acervos de modelos históricos da marca, “não tem sido fácil o trabalho de recriar a linha de produção de 1948 em seus mínimos detalhes, com peças originais de um veículo que deixou de ser produzido há tantos anos. Mas essa é uma verdadeira relação de amor”.

O tour pela Celebration Line demora cerca de três horas e é iniciado pelos primeiros processos de produção do Land Rover Serie I, a carroceria. Depois, os visitantes podem conhecer todos os processos de encaixe do conjunto motor e câmbio no chassi.

A linha de produção do Defender atual conta com 450 trabalhadores, incluindo uma família com três gerações de pessoas dedicadas à construção deste icônico veículo.


A visita é aberta a qualquer interessado e custa £45 por pessoa. Ela pode ser agendada pela internet por meio do link: https://shop.landrover.co.uk/driving-experiences/find-a-centre/solihull ou ao telefone: +44 (0) 121 700 4619

Toyota elevará a produção do compacto Etios na planta de Sorocaba (SP)

Desde seu lançamento, em setembro de 2012, a família Etios teve uma rápida evolução, respondendo à voz dos seus consumidores. Em pouco mais de dois anos, a Toyota ouviu os seus clientes, promoveu constantes melhorias no produto e aumentou o line up da gama Etios, que conta atualmente com nove versões, entre as carrocerias hatchback e sedã.

Ao longo dessa trajetória, o Etios se tornou o produto mais vendido pela Toyota no Brasil, sendo um dos responsáveis pelos recordes de vendas dos últimos dois anos. Em 2014, a Toyota comercializou 66 mil unidades do modelo no mercado interno e exportou outras 20 mil para Argentina, Paraguai e Uruguai, fazendo com que a fábrica de Sorocaba operasse acima da sua capacidade nominal de produção, de 74 mil unidades por ano.

Por isso, a Toyota decidiu ampliar a capacidade de produção do Etios na planta de Sorocaba, de 74 mil para 108 mil unidades por ano, a partir do início de 2016.

"Esta expansão da produção Etios em nossa fábrica de Sorocaba se deve ao fato de sempre ouvirmos com atenção o feedback dos nossos clientes para produzir carros cada vez melhores. Sinto que a família Etios cresce por conta dos consumidores brasileiros. Vamos seguir com nosso compromisso de contribuir continuamente com o crescimento econômico e o desenvolvimento da sociedade brasileira", afirma Koji Kondo, presidente da Toyota do Brasil.O aumento na produção do Etios em Sorocaba trará um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões e a contratação de novos colaboradores, que irão somar-se aos atuais 1.600, em dois turnos.

"Estou muito orgulhoso do trabalho árduo e cooperativo que o nosso time da Toyota do Brasil vem realizando. Eles primam pela qualidade de cada veículo que produzem e cuidam dos nossos clientes, criando fãs da marca Toyota. Todo o nosso time composto por fornecedores, concessionários, clientes e demais parceiros fizeram meu sonho se realizar no dia de hoje. Meus parabéns a todos por essa expansão e por criarem importantes postos de emprego aos brasileiros”, disse Steve St. Angelo, chairman da Toyota do Brasil e CEOda Toyota para a América Latina e Caribe.

A rápida evolução do compacto Etios teve início apenas um ano após seu lançamento. Em setembro de 2013, seu interior ganhou novo aspecto interno com o painel Total Black. Dois meses depois, a versão Cross foi agregada à família Etios trazendo novos equipamentos de série, como os retrovisores externos com indicadores de setas integrados e comando elétrico.

No primeiro semestre de 2014, foi a vez da versão Platinum ser agregada ao line up, trazendo um acabamento interno ainda mais requintado, em padrão couro, e novos equipamentos como o sensor de estacionamento. No segundo semestre do mesmo ano, a versão Platinum ganhou central multimídia com câmera de ré, navegador GPS, leitor de DVD e TV digital, além de regulagem de altura para os bancos, alertas sonoros de faróis acesos e portas abertas, novo indicador de combustível, entre outras novidades. As demais versões da linha Etios também passaram por melhorias substanciais.


Atualmente, a família Etios conta com nove versões para atender os mais diversos perfis dos consumidores, numa rede de concessionárias que terá 54 novas instalações até o fim deste ano fiscal (de abril de 2014 a março de 2015), totalizando 197 distribuidores no País.

Audi é a marca de carros oficial do Brasil Open 2015

A Audi do Brasil é patrocinadora oficial, na categoria carros, do Brasil Open 2015, que será disputado de 9 a 15 de fevereiro, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A presença da Audi neste importante torneio,  que trará ao Brasil 19 tenistas entre os 71 melhores do mundo, reafirma o posicionamento da montadora como marca apoiadora e incentivadora dos esportes.

"A Audi tem DNA esportivo e hoje patrocina diversas modalidades em todo o mundo, como o futebol, automobilismo e iatismo. Agora, com o apoio ao Brasil Open, fortalecemos ainda mais nossa presença em atividades esportivas que estão em linha com a nossa marca”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil. 

Neste sentido, a Audi também busca eleger como embaixadores da marca grandes atletas, como o iatista brasileiro Robert Scheidt, que é o maior medalhista olímpico brasileiro, ao lado do também velejador Torben Grael.

“A Audi tem forte relação com o esporte em todo o mundo e acredita que o apoio a equipes esportivas, atletas e a presença em torneios, como o Brasil Open, reforça seus pilares de esportividade e sofisticação e traz uma aproximação maior com seus consumidores”, completa o CEO.

Assim, a escolha do apoio ao tênis se deve ao fato de o mesmo ser um esporte que, além da estratégica dos atletas e preparação psicológica e física, para velocidade nas jogadas e bom desempenho durante as partidas, possui características muito alinhadas ao DNA da Audi, como precisão, técnica e performance. Durante o Brasil Open, além da sinalização das quadras e da presença do logotipo da marca  materiais  de comunicação do torneio, a Audi irá expor dois modelos: o RS 6 e a SUV RS Q3.

Sobre o Brasil Open

Em sua 15ª edição, o Brasil Open contará com 19 tenistas entre os 71 melhores do mundo. Além dos espanhóis Feliciano López (14o. do mundo), Tommy Robredo (17o.) e Fernando Verdasco (33o.), completam a lista o italiano Fabio Fognini, o argentino Leonardo Mayer (28o.), o uruguaio Pablo Cuevas (30o.), o colombiano Santiago Giraldo (32o.) e o eslovaco Martin Klizan (34o.).

Também estão confirmados o tenista número 1 do Brasil, Thomaz Bellucci, e o argentino Federico Delbonis, atual campeão do Brasil Open. Dona de sete dos 14 títulos do Brasil Open, a “armada espanhola” tem sete representantes: López, Robredo (campeão em 2009), Verdasco, Nicolás Almagro (tricampeão 2012, 2011 e 2008), Pablo Andujar, Pablo Carreno-Busta e Albert Ramos-Vinolas.


VOLARE ACCESS, PRIMEIRO MINIÔNIBUS DA MARCA COM PISO BAIXO E MOTOR TRASEIRO

A Volare, Unidade de Negócios da Marcopolo S.A. e líder brasileira na produção de veículos leves para o transporte de passageiros, lança o Volare Access, primeiro miniônibus da marca com piso baixo e motor traseiro. O novo veículo foi projetado e concebido para oferecer total acessibilidade, mais conforto e segurança para os passageiros e atender à crescente demanda nacional por transporte coletivo, seletivo e escolar, com o mais elevado padrão de qualidade.

O Volare Access foi desenvolvido com o objetivo de ser importante referência em seu segmento. Segundo Roberto Poloni, responsável pela engenharia da Volare, o grande diferencial do Volare Access é ter piso baixo (Low Entry), motor traseiro com dimensões reduzidas (PBT de 9.200 kg, comprimento de até 9.000 mm, altura externa de 3.130 mm e largura de 2.360 mm). “Desenvolvemos um veículo que alia a agilidade e a versatilidade de um miniônibus, com padrão de conforto, segurança e acessibilidade superior ao de modelos existentes nesse importante segmento de mercado”, destaca Poloni.

“Piso baixo com suspensão Full Air pneumática e sistema de rebaixamento total, permite que o Volare Access disponibilize aos passageiros as melhores e mais práticas soluções de acessibilidade. A rampa, quando aberta, torna fácil, ágil e seguro o embarque e o desembarque de pessoas com necessidades especiais”, salienta Poloni. A suspensão pneumática ‘Full Air’, com seis bolsas, reduz significativamente as vibrações transmitidas pelo pavimento, proporcionando a todos os passageiros um rodar suave e confortável.

O desenvolvimento do novo Volare Access envolveu as equipes de design, engenharia e produção da fabricante e demandou mais de um ano de pesquisas e testes de campo e consumiu grandes investimentos para definição do novo modelo. O veículo possui plataforma dedicada (Low Entry) e importantes itens de inovação e aperfeiçoamentos que resultaram na ampliação do conforto e da segurança para passageiros, cobrador e motorista.

Com maior espaço interno e configuração com área exclusiva para PCDs, pode transportar, na versão urbana, até 35 passageiros, além do cobrador. Na versão escolar, o Volare Access pode transportar de 16 passageiros, com três boxes para portadores de necessidades especiais, a 21 passageiros, com um box para cadeirantes.

O Volare Access é equipado com motorização traseira Cummins ISF 3.8, com 162 cv de potência e torque de 600 Nm a 1.500 rpm, transmissão mecânica EATON FSO 4505 C de cinco marchas e direção hidráulica. O motor traseiro possibilita fácil acesso aos componentes, possui sistema de refrigeração gerenciado eletronicamente com quatro eletroventiladores, reduzindo o nível de ruído e assegurando temperatura constante de funcionamento.

No projeto, a equipe de desenvolvimento de novos produtos da Volare procurou conceber um veículo com a aplicação da tecnologia em favor da funcionalidade. Os cuidados com a redução dos custos operacionais e do tempo de manutenção foram importantes focos no trabalho de desenvolvimento do modelo.

Para os passageiros, o maior espaço interno garante padrão mais elevado de conforto e ampla área para circulação. Conta ainda com sistema de ar-condicionado, com evaporadores e condensador no teto e distribuição por dutos modulares, com sua eficiência otimizada, além de permitir fácil processo de limpeza interna.


sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Nissan Novo Sentra foi o carro com maior crescimento de vendas no país em 2014

O Nissan Novo Sentra foi o carro que teve o maior crescimento de vendas em 2014 entre os top 100 no mercado brasileiro. O sedã médio registrou uma evolução de vendas de 111% de janeiro a dezembro do ano passado contra o mesmo período de 2013. No total, o Novo Sentra teve 14.721 unidades emplacadas em 2014. O resultado também garantiu ao modelo 6,5% de participação de mercado no ano.

O Novo Sentra é equipado com o motor 2.0 16V - exclusividade para o consumidor brasileiro -, que desenvolve 140 cavalos de potência a 5.100 rpm e entrega torque de 20 kgfm a 4.800 rpm. As opções de câmbio são o XTRONIC CVT® última geração e o manual de seis marchas. Com este conjunto mecânico, a linha do Novo Sentra recebeu nota "A" na categoria dentro do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), do INMETRO, nas duas opções de câmbio.

O modelo traz detalhes que reforçam a elegância do design desde a versão de entrada, muitos dos itens normalmente encontramos apenas nas versões mais completas e caras dos concorrentes. Entre eles maçanetas cromadas, LED nos farois e lanternas. Desde a versão de entrada 2.0 S, o Novo Sentra traz aberturas internas da tampa do combustível e do porta-malas (esta última por meio de botão no painel); retrovisores externos com regulagem elétrica; porta-óculos; vidros dianteiros e traseiros elétricos com função um toque para o motorista; para-sol com espelhos cortesia e iluminação para motorista e passageiro; iluminação do porta-malas e porta-luvas e computador de bordo com consumo médio, tempo de viagem, velocidade média, autonomia, temperatura externa e aviso de abertura das portas. A versão 2.0 SL traz ainda retrovisor interno eletrocrômico e controlador automático de velocidade de cruzeiro (também disponível para a intermediária 2.0 SV), podendo também ter teto solar com controle elétrico e sistema antiesmagamento.


Mitsubishi Motorsports: temporada 2015 de ralis reserva diversão, aventuras e surpresas

A Nação 4x4 já pode separar a agenda e marcar as datas das competições 2015. A temporada do rali de regularidade Mitsubishi Motorsports começa dia 21 de março - e todo o calendário está definido, com 13 etapas: serão quatro no Nordeste e nove no Sudeste, passando por 11 Estados no total.

Em cada etapa, os competidores farão duas provas. Com isso, o sistema de descarte mudou: no Nordeste, os dois piores resultados não serão computados, e, no Sudeste, serão consideradas 12 provas de 18 disputadas. "Dessa forma, mais duplas têm chance de entrar na briga pelo campeonato", explica Fernando Julianelli, diretor de Marketing da Mitsubishi Motors. "A disputa vai aumentar e temos certeza que será muito divertido.

Em todas as etapas são premiados os cinco melhores de cada categoria - Graduados, para duplas experientes, Turismo, para quem tem experiência intermediária, e Turismo Light, para quem está começando. Há também premiação para as melhores duplas femininas, duplas mistas e para a dupla que chegar por último, chamada de Indiana Jones. O importante é ter espírito 4x4 do começo ao fim!

Mas não é apenas em busca dos prêmios que a Nação 4x4 roda o Brasil a bordo de seus Mitsubishi. "A emoção, a amizade e a comunidade que se forma aqui, não têm preço", conta o piloto Paulo Roberto de Goes. Além disso, na mala da volta, famílias e amigos levam também lembranças de novos lugares. "Durante os fins de semana de rali conhecemos cidades novas, o que é uma ótima forma de sair da rotina", comemora o participante Igor Carvalho.

No calendário 2015 permanecem os tradicionais destinos como Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR), Joinville (SC), Fortaleza (CE) e João Pessoa (PB). Já dois locais receberão a competição pela primeira vez: Gravatá (PE) e São José do Rio Preto (SP). Outra novidade é a cidade história mineira de Tiradentes (MG), que volta a ser palco da competição.

Para participar basta ser proprietário de um veículo Mitsubishi das linhas Pajero ou L200, com tração 4x4. A inscrição não é cobrada: cada carro doa 30kg de alimentos não perecíveis e 6 kits de higiene, que são destinados a instituições de cada cidade por onde passar o rali. "Se divertir em um evento desses e ainda ajudar outras pessoas com sua inscrição é muito bacana", conta o competidor David Paulo Pereira, proprietário de um Pajero TR4.

Como funciona?
As inscrições são abertas sempre 12 dias antes da competição. Os interessados devem entrar no site www.mitsubishimotors.com.br e preencher o cadastro com dados pessoais e do veículo. As vagas são limitadas.

Na sexta-feira véspera da competição, os participantes se encontram para entregar os alimentos, confirmar a inscrição e adesivar os carros. À noite, há um briefing sobre as trilhas e também uma aula de navegação para os iniciantes. A planilha completa, com os tempos e indicações do caminho, só será entregue meia hora antes da largada, no dia seguinte.

No sábado, os veículos largam a partir das 8h em ordem numérica, com um minuto de intervalo entre eles. Vence quem for o mais regular, ou seja, quem passar pelos pontos de cronometragem no tempo proposto pela organização. "As provas são cuidadosamente planejadas para que todos possam usar ao máximo seus 4x4 e também curtir paisagens lindas. a dificuldade varia entre as categorias, então podem participar iniciantes, até quem nunca colocou o carro em uma trilha, até os mais experientes", explica Julianelli.

No fim do dia, após um grande almoço, sobem no pódio as cinco melhores duplas de cada categoria: Graduados, Turismo e Turismo Light. 


Calendário 2015*
Sudeste
21/03 - Campos do Jordão (SP)
09/05 - Tiradentes (MG)
30/05 - São José do Rio Preto (SP)
13/06 - Goiânia (GO)
04/07 - Curitiba (PR)
08/08 - Penedo (RJ)
22/08 - Vitória (ES)
07/11 - Joinville (SC)
28/11 - Ribeirão Preto (SP)

Nordeste
25/04 - Gravatá (PE)
12/09 - João Pessoa (PB)
26/09 - Natal (RN)
24/10 - Fortaleza (CE)
*Datas e locais sujeitos a alterações.

Jaguar XE foi eleito o “Mais Belo Veículo de 2014” durante o 30º Festival Internacional do Automóvel em Paris

O Jaguar XE, mais novo esportivo da marca britânica de veículos de luxo foi eleito o “Mais Belo Veículo de 2014” durante o Festival Internacional do Automóvel de Paris. O prêmio foi recebido pelo diretor global de design da Jaguar, Ian Callum, em um evento que reuniu cerca de 600 convidados VIPs além de 60 jornalistas de diversos países.

A eleição contou com cerca de 100 mil votos de pessoas de 59 países de diversos continentes. O Jaguar XE foi eleito com 28% do total de votos, à frente de outros renomados veículos da indústria automobilística mundial como o Mazda MX-5, Mercedes Classe C Estate e Fiat 500 X.

O Festival Internacional do Automóvel, em Paris, começou ontem, 28 de Janeiro, e irá até o dia 1º de Fevereiro. Promovido no Hotel des Invalides, na capital francesa, o evento, que deverá reunir cerca de 40 mil pessoas, mostra outros 18 veículos de diversas marcas, incluindo o Jaguar Project 7.

Este é o segundo prêmio recebido pelo Jaguar XE na França desde que o modelo foi apresentado pela primeira vez ao público durante o Salão de Paris, em outubro do ano passado. Na ocasião, o esportivo da Jaguar havia sido eleito pela revista Auto Plus Magazine e pelos ouvintes do emissora francesa de rádio RTL o “Melhor Carro de Produção”.


Cancelamento da prova Brasília Indy 300

A Band informa que a Terracap, Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal, que contratou a emissora para realizar a etapa brasileira da Fórmula Indy, cancelou unilateralmente a prova marcada para o dia 8 de março. O cancelamento da "Brasília Indy 300", foi informado à direção da emissora na tarde desta quinta-feira (29). A Band, promotora do evento, informará nos próximos dias como será feita a devolução do valor pago pelos ingressos. A emissora lamenta essa atitude precipitada e vai seguir investindo na promoção do esporte e de grandes eventos.

Nissan é patrocinadora oficial do Revezamento da Tocha Olímpica dos Jogos Olímpicos Rio 2016

Hoje, durante evento no Rio de Janeiro, a Nissan do Brasil, que já é patrocinadora dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, foi anunciada também patrocinadora do Revezamento da Tocha Olímpica. 

O presidente da Nissan do Brasil, François Dossa, esteve no Museu de Arte Moderna do Rio (MAM) para participar do anúncio oficial ao lado dos organizadores dos Jogos Rio 2016 e outros patrocinadores.

A fabricante de automóveis, além do patrocínio, irá ceder 38 veículos para acompanhar todo o roteiro do Revezamento da Tocha Olímpica pelo Brasil. Estes automóveis se somarão aos cerca de 5 mil que a Nissan irá fornecer a frota oficial durante os Jogos Rio 2016. O revezamento do símbolo Olímpico é uma tradição criada em 1936 e, na edição do Rio, o conceito será ‘calor humano’.

A Nissan aproveitou a ocasião para exibir durante o anúncio o carro-conceito New March Rio 2016 Edition. O modelo, que é um exercício das equipes de Design da Nissan no Rio, celebra com detalhes em cores quentes, para retratar o calor brasileiro, a união entre a Nissan e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio. Destaque do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo 2014, o New March Rio 2016 Edition ganhou exclusivas aplicações do logo do Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 na porta e no capô do motor.

 No total, o Time Nissan é composto por 29 atletas de diferentes modalidades Olímpicas e Paralímpicas que são acompanhados por dois mentores que marcaram o esporte brasileiro: Hortência Marcari e o nadador Clodoaldo Silva, que entrou para a história do esporte Paralímpico mundial ao conquistar, em uma única edição, seis medalhas de ouro.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Fernando Calmon - Alta Roda - Empurrar com a barriga

 
Alta Roda nº821/171– 29/01/2015
Fernando Calmon
Uma das características menos virtuosas que um povo deve evitar é adiar decisões. Os governos do nosso país parecem cultuar com fervor um velho ditado da política – ilustrado no título desta Coluna – que pode até ser moderadamente aplicado por razões momentâneas. Quem desconhece a lei que não “pega” ou, pior, a lei sem regulamentação e, portanto, de efeito prático nulo? Sem contar a proibição de algo com ausência de penalização que se transforma em letra-morta. 

Neste começo de ano, apenas no setor automobilístico, há pelo menos 10 pendências que migraram de 2014 ou mesmo de mais de uma década atrás. É a cultura insuportável da postergação sem fim: 

-Inspeção técnica veicular (ITV), que inclui segurança e emissões simultaneamente, já deveria estar implantada na maioria dos Estados há quase duas décadas. ITV em bases sérias e não apenas pró-forma vem sendo postergada em jogo de empurra entre Executivo e Legislativo federais. 

-Inspeção veicular ambiental em São Paulo foi temporariamente suspensa há dois anos. Apesar das promessas da prefeitura de que voltaria em 2014, até agora nada. A reformulação de periodicidade e a frota inspecionável estão corretas, mas não o adiamento. 

-Obrigatoriedade de troca do quase inútil extintor de (princípio) de incêndio para o novo tipo de pó (ABC) foi anunciada há cinco anos para 1º de janeiro de 2015. A data chegou e... tome mais 90 dias de prazo. Para que serviram os outros 1.825 dias? 

-Decidiu-se lançar no seu registro de licenciamento anual, a partir de 2014, os veículos que não atendessem aos chamados para troca de peças defeituosas ligadas à segurança. Muitas vezes o motorista esquece, adia ou não pôde ser informado. Alegação para não implantar: informações pouco robustas... 

-Dez entidades e sindicatos do setor automobilístico, em novembro de 2013, propuseram ao governo federal um programa de substituição de caminhões com mais de 30 anos de uso. “Em estudos, por falta de recursos”, espera-se um programa-piloto este ano. 

-Instalação compulsória (contratação do serviço, opcional) de rastreadores em todos os tipos de veículos novos já se adiou por quatro vezes. Exigência descabida e sem eficiência para inibir furtos e roubos, acredita-se que será revogada depois de só causar prejuízos. 

-Passou 2014 e nem o Contran e nem os fabricantes avançaram na proposta de itens de segurança de baixo custo com prazo de até cinco anos: fixação Isofix para bancos infantis, cintos retráteis no banco traseiro, monitoramento de pressão de pneus (via ABS) e controle de estabilidade (ESC). 

-Governo Federal induziu, ano passado, a melhoria no consumo relativo de etanol (ponto de equilíbrio de 70% para 75% frente à gasolina) em motores flex. Sem estímulos anunciados até agora, ninguém se mexeu. 

-Também de novembro de 2013 é a proposta de aumento de exportações. O Brasil já perdeu para o México, em 2014, a sétima posição na classificação mundial de maiores produtores justamente por exportar menos. Programa Exportar-Auto ainda se arrasta na esfera federal. 

-Contran precisa, por meios estatísticos, revisar dados inflados em cerca de 30% da frota nacional de veículos. Parece que há a intenção, mas nunca sai do papel. Até quando? 

RODA VIVA

BRIGA pela posição de hatch mais vendido em 2014 entre Fiat e Volkswagen (Palio+Palio Fire x Gol), em que a primeira levou a melhor, se estendeu ao ranking dos mais econômicos neste início de ano. Segundo o Inmetro, o VW up! venceu entre carros com ar-condicionado e direção assistida, seguido pelo Uno Evolution e Ka. Entre os 10 primeiros, dois modelos da Fiat e dois da VW. 

NOVENTA anos da GM no Brasil foram marcados com inauguração esta semana do novo centro logístico de abastecimento dentro de sua fábrica mais antiga, a de São Caetano do Sul (SP). Área que estoca 4 mil itens de peças, além de gerenciamento de conceito avançado para a indústria, surgiu da “desconstrução assistida” de velhos galpões existentes há décadas. 

PEUGEOT RCZ é daqueles carros esportivos derivados de arquitetura de alta produção (no caso, o 308) que impressionam aonde chegam. Cupê de 2+2 lugares tão ousado como Audi TT, tem direção e suspensões de calibragem mais firme que estimulam uma tocada rápida, mas responsável, e inclui aerofólio autorregulável com a velocidade. Para seus 165 cv tem preço bem razoável: R$155.090. 

SAIU o ranking dos 10 modelos mais vendidos na Europa em 2014, segundo a Focus2Move. Mais uma vez Golf venceu por margem de 66% sobre o segundo, Polo. Depois, vieram Clio, Fiesta, Corsa, Focus, (Nissan) Qashqai, (Skoda) Octavia, 208 e Astra. Pela primeira vez aparece um carro da Skoda e nenhum da Fiat. 

CORREÇÃO: Na classificação dos veículos de maior venda no Brasil em 2014, tabulada pelo critério desta Coluna, Jeep Grand Cherokee foi reclassificado como SUV grande e se posicionou em terceiro lugar, atrás de Pajero Full+Dakar e Edge. 



PERFIL
   

Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).

Com novas taxas, MAN Latin America oferece a melhor condição de financiamento do mercado

A MAN Latin America acaba de anunciar novas condições para financiamento na compra de caminhões e ônibus da marca Volkswagen. Graças a uma parceria com o Banco Volkswagen, clientes da montadora, líder nas vendas de caminhões no Brasil, poderão adquirir veículos 100% financiados  com 0% de entrada, prazo de pagamento de até 60 meses, parcelas fixas até o fim do financiamento e taxas a partir de 0,93% ao mês.


Segundo a diretoria de Vendas da MAN, o novo pacote garante as melhores condições do mercado, principalmente após as recentes mudanças feitas pelo Governo Federal no Finame PSI, que, no caso de caminhões e ônibus, diminuiu o percentual de financiamento pelo BNDES de 100% para 50% a grandes empresas, e de 70% para pequenas empresas.

Desempenho global do setor automotivo - Fechamento 2014

A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu primeiro release do ano com os dados de veículos vendidos mundialmente em 2014. A China manteve a liderança encerrando o ano com recorde de 21 milhões de veículos vendidos no ano 2014, representando um crescimento de 8,8% no acumulado de janeiro a dezembro de 2014 se comparado ao mesmo período de 2013. Os EUA ocuparam o 2º lugar com alta nas vendas de 5,9% em relação ao ano anterior. O Japão manteve a 3ª colocação ainda com aumento de 4,5% no fechamento do ano.

Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.

O Brasil manteve a 4ª posição, mesma posição dos últimos anos no ranking global e com 3.328.958 unidades de carros e comerciais leves,mas apresentando uma retração nas vendas de 6,9% se comparado a 2013. A Alemanha seguiu na 5ª colocação, com alta de 3,2% quando comparado ao ano anterior.

A Índia ficou em 6º lugar, mantendo-se estável com o mesmo número de vendas nestes dois últimos anos. Na 7ª colocação ficou a Grã-Bretanha com crescimento de 10,3% em 2014 se comparado a 2013. Em 8º lugar ficou a Rússia com queda de 10,5% no ano de referência. Nas duas últimas posições, ficaram a França e o Canadá, ambos apresentando aumento de 0,5% e 6,0% nas vendas de veículso em comparação ao mesmo período do ano passado, respectivamente.

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* Os números incluem comerciais leves e carros de passeio, com exceção da China – apenas carros
*carros e comerciais leves
** estimativa
*** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, França, Espanha, EUA, Grã Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Portugal, Rússia, Suíça, Tailândia e Turquia

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Desempenho das marcas
A Toyota encerrou o ano na liderança do ranking global por marcas com pequena queda de 0,6% em relação ao ano de 2013. Logo em seguida ficou a Volkswagen praticamente estável com 0,3% de veículos a menos vendidos em 2014 se comparado ao ano anterior.
A Ford ocupou o 3º lugar com alta de 0,8% de veículos quando comparado a 2013. 

 
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*carros e comerciais leves
** a pesquisa contempla os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Coreia do Sul, Croácia, França, Espanha, EUA, Grã-Bretanha, Grécia, Holanda, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Portugal Rússia, Suíça, Tailândia e Turquia.


Os dados acima são fornecidos pela JATO Consult, empresa de consultoria da JATO Dynamics que fornece soluções e consultoria para atender a uma ampla gama de empresas ligadas ao setor automotivo. Para mais informações visitewww.jato.com/brazil.

FCA REGISTRA ALTA DE 11% NA RECEITA EM 2014, TOTALIZANDO €96,1 BILHÕES

A FCA divulgou hoje seus resultados financeiros preliminares de 2014, encerrando um ano histórico, em que fez a transição de suas empresas para uma organização global única. O números demonstram uma forte performance operacional, em linha com as expectativas da empresa. 

O grupo vendeu 4.6 milhões de veículos em 2014, um aumento de 6% em relação ao ano anterior, com as regiões Nafta (Estados Unidos, Canadá e México), Apac (Ásia Pacífico) e Emea (Europa, Oriente Médio e África) contribuindo para o crescimento e a marca Jeep estabelecendo um recorde anual histórico com vendas globais de mais de um milhão de unidades. 

O aumento nas vendas, com um melhor mix de produtos, elevou a receita em 11% para €96,1 bilhões, com crescimento em todas as regiões, exceto Latam (América Latina), onde as condições de mercado continuam enfraquecidas.

O EBIT (Resultado antes de Juros e Impostos) cresceu 7% para €3,223 bilhões. Excluindo os itens incomuns, o EBIT totalizou €3,651 bilhões (aumento de 4%), com forte incremento de Apac, Maserati e Emea, que voltou à lucratividade  no quarto trimestre, uma indicação de que a FCA está se recuperando na região, na medida em que seu foco na produção de veículos premium para exportação começa a dar resultados. 

A FCA obteve um lucro líquido de €632 milhões no ano. Excluindo os itens incomuns, o lucro líquido foi de  €955 milhões, o que representa uma leve melhora sobre o ano anterior.

O endividamento industrial líquido foi de €7,7 bilhões no fim do ano, depois da emissão de US$ 2,9 bilhões  de Títulos Conversíveis Mandatórios, da colocação de 100 milhões de ações comuns e da recompra de ações após a conclusão da fusão no quarto trimestre. 

Acontecimentos importantes marcaram o ano 2014 para o grupo: foi concluída a formação da FCA (agora a sétima maior fabricante de carros do mundo), as ações da empresa estrearam na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), o grupo retornou ao mercado de capitais dos Estados Unidos, Jeep e Maserati registraram recorde de vendas e a Alfa Romeo voltou à América do Norte, após 20 anos de ausência. A FCA também apresentou um ambicioso plano de cinco anos para expandir seus negócios.
                        
A empresa também vê boas oportunidades em 2015. Com base em resultados positivos do novo Jeep Renegade e do Fiat 500X, no início deste mês, anunciou planos para adicionar 1.500 novos postos de trabalho na planta de Melfi, onde já investiu mais de € 1 bilhão em produção de novos modelos. No Salão Internacional do Automóvel da América do Norte, em Detroit, apresentou o totalmente novo Alfa Romeo 4C Spider 2015, outro passo para revigorar a marca e torná-la verdadeiramente global. Também apresentou o novo Ram 1500 Rebel 2015 e anunciou o novo RAM 1500 EcoDiesel HFE, que permanece como a picape grande mais eficiente em consumo de combustível na América do Norte. 

Para 2015, o grupo indica as seguintes previsões:
• Vendas globais de 4,8 a 5,0 milhões de unidades;
• Receita líquida de aproximadamente €108 bilhões;
• Ebit de €4,1 a €4,5 bilhões;

• Resultado líquido de €1,0 a €1,2 bilhão, com ganhos por ação entre €0,64 e €0,77;
• Endividamento industrial líquido entre €7,5 bilhões e €8,0 bilhões.


Os números não incluem qualquer impacto das transações de capital relativas à Ferrari anteriormente anunciadas. 

quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Roberto Nasser - De carro por aí

Coluna 0515 - 28.01.2015 edita@rnasser.com.br

Furo: Renegade, prévia em Brasília
Correndo com produção e instalação de rede de concessionários, a Jeep – uma das marcas sob a secular árvore da Fiat – dá providências no lançar seu produto de relevo, o Renegade.

Embora a distribuição seja prevista para março – após inauguração da fábrica, hoje dependente da confluência de agendas da Presidente Dilma, do governador de Pernambuco e de Sergio Marchionne, o CEO da FCA, nova razão social da Fiat, produção se afina e faz estoque para atender à rede.

No processo, superior a lançamento de produto, posto ser da marca, aliás uma segunda etapa – chegou ao Brasil em 1948 - , a apresentará o pequeno Jeep a revendedores, seus vendedores, pessoal de oficina. Negócio com destaque à feição dinâmica, item diferenciativo. Ênfase é mostrar, impressionar, encantar os vendedores para exibir aos clientes as diferenças entre o Renegade e seus concorrentes próximos, Ford EcoSport e Renault Duster. O evento, a público interno, se realiza no Brasília Palace Hotel – pioneiro em Brasília -, onde foi reeditada pista de dificuldades às margens do Lago Paranoá – a Jeep lá apresentou o Wrangler 4 portas. Querem mostrar, na versão 4x4 nenhum destes se aproxima das habilidades do Renegade, com o DNA do mítico Jeep.

Renegade quer liderar mercado com cinco versões e opções em decoração, motores 1.8 a gasolina e 2.0 diesel, tração em duas e quatro rodas, transmissões mecânicas de seis velocidades, automáticas com oito, e preços imaginados entre R$ 68 mil e R$ 110 mil.

Bem bolada data de lançamento oficial de todas as versões: quatro de abril, 4 de 4, dia mundial da tração 4x4.
Foto por colaborador da Coluna.

Motor melhora Audis A4 e A5
Alemã Audi em sua escalada no mercado brasileiro – cresceu 105% ano passado – tem novidades sob o capô. É o novo propulsor de 4 cilindros, 16 válvulas, turbo, e dois sistemas de injeção de combustível – um direto na cabeça do cilindro e outro no coletor de admissão. Caminho tecnológico da marca no cumprir regras europeias de consumo e emissões.

Na prática tomou o motor 2.0, antes colocado na posição transversal e aplicou-o longitudinalmente. Para o serviço mudou peças como os pistões, mais leves, as bielas com tratamento especial no olhal superior girando diretamente no pino do pistão, sem bucha. Aliviou o bloco do motor em alumínio, reduzindo espessura da parede a 3mm, simplificou o virabrequim cortando 4 dos 8 contrapesos, modificou a turbina cuja pressão não varia de acordo com a rotação e a passagem de gases por sua face motora, mantendo pressão constante de 1,3 bar. No operacional implementou a refrigeração permitindo diferentes temperaturas, e aplicou bomba de óleo do motor com pressão variável quanto a rotação e demanda. No caminho substituiu onde possível parafusos de aço por outros de alumínio. Ao final emagreceu 3,5 kg em relação ao motor anterior. Dinamicamente reduziu a potência de 200 para 180 cv, mas obteve referenciais 320 Nm – uns 32 quilos – de torque entre 1400 e  3.700 rpm, capazes de levar o A4 de O a 100 k/h em 8,3s. No A5, maior, em 8,5s, e velocidade final respectiva de 225 e 220 km/h.

Razões
Nada de particular ao mercado brasileiro, onde o A4 é para a Audi grata surpresa. Ano passado vendeu 1.700 unidades, empate técnico com 2013, apesar da concorrência do novidadoso A3 sedan 1.4 TFSI, motor assemelhado, e de menor preço. Analisa a Audi, o A4 tem boa relação com os clientes de mais idade, valorizando o maior espaço interno.

A linha tecno-filosófica deste fabricante é de ativa geração de tecnologia para a marca e o grupo VW, onde é estrela geradora de lucros. O uso dos dois sistemas de alimentação garantem capacidade de aceleração e retomada, assim como redução no consumo em velocidade constante. Para arrancadas fortes e aceleração, funcionam os dois sistemas. Em velocidade constante, sem demanda, a injeção indireta. Com bem escalonado câmbio CVT – de polias variáveis – e 8 velocidades, A4 e A5 novo motor ainda conta com outro auxílio, o sistema Start-Stop desligando o carro nos sinais e paradas no trânsito.

Nos carros de teste, média de cidade – entenda-se o trânsito paulistano - e estrada, entre 10 e 11 km/litro de gasolina. Mecânica competente, suspensão frontal penta link, muitas partes em alumínio, traseira trapezoidal, direção eletromecânica, sistema de estabilidade ESP.

Vendas em março por
      R$
A4 Sedan Attraction
138.990
A4 Sedan Ambiente
147.990
A4 Sedan Ambiente
152.990
A5 Sportback Attraction
155.990
A5 Sportback Ambiente
167.990

Diminuindo consumo, aumentando segurança
No processo onde está metida na recuperação de mercado, a Mercedes aplica-se a desenvolver e aplicar tecnologia local aos seus produtos. Em 2014 fez mudança corajosa ao mudar os cubos traseiros dos eixos dos caminhões Axxor, por semi eixos, obtendo ganho de consumo. Neste, aproveitou a demanda nacional por produtos capazes de aumentar a segurança patrimonial, e com a empresa Zatix desenvolveu a tecnologia materializada com o nome de FleetBoard. Criação nacional a ser oferecida à matriz para incorporação em produtos para outros países.

É sistema eletrônico de telemetria monitoramento e transmissão de dados por ondas celulares, capaz de informar em tempo real – ou ao momento de existência de sinal ... – como está a operação do caminhão: uso da transmissão, rotações do motor, frenagens. Segundo a Mercedes, experiências indicaram, com o mapeamento operadores melhoraram seu padrão de condução com economia referencial, de até 15%. A outra dotação do sistema permite monitorar a rota, paradas, abertura do baú fora dos locais programados – um indicativo de assalto, dos maiores receios dos transportadores. Neste caso, por equipe de gerenciamento de risco comando queda da velocidade, inicialmente a 40 km/h e logo após para 10 km/h tornando impossível continuar a viagem e permitir mobilização para intervenção.

O FleetBoard vem aplicado de fábrica ou pode ser colocado nos concessionários, e é à prova de intervenções externas. Faz parte dos serviços oferecidos pela fabricante – usados com garantia, renovação de peças usadas. E, segundo Roberto Leoncini, VP de Vendas e Marketing, é um simplificador ao oferecer pacote completo. Para outros sistemas o comprador adquire o caminhão num lugar, o aparelho em outro, e o monitoramento em terceiro endereço. No caso do FleetBoard resume tudo com a Mercedes-Benz.
Pelo sistema de gerenciamento de conduzir, R$ 99/mês. Com Gestão de Risco, acompanhamento e capacidade de intervenção, dependerá da demanda de cada cliente.

Roda-a-Roda

Adeus – Imprensa europeia noticia três séries especiais para os Land Rover Defender. Quantidade restrita, 360 unidades Heritage, Autobiography e Adventure. Acredita-se marquem o final do marcante produto.

Mudou – Incorrosível carroceria de alumínio moldada em ferramentas simples, e grande disposição de vencer terrenos ruins, bem arrumado pacote criado pelos irmãos Maurice e Spencer Wilks como evolução do Jeep Willys, prova já não se exigem veículos com habilidades extremas. Estrangeiras, nenhuma deve vir ao Brasil.

Cruza – Após VW assumir a Ducati; Mercedes se associar à MV Agusta; Peugeot/Citroën ligou-se a outra fábrica de motos, a também italiana Bimota.

Negócio – Busca absorver tecnologia em motores feitos em liga leve, com elevadas relação entre cilindrada e potência, como objetivam VW e Mercedes, mas primeiro entendimento elevou a cavalagem do esportivo RCZ, a 304 cv, 34 a mais arrancados do motor 1.6 HPT. Projeto é dito PB 104, iniciais das marcas e indicação de ser primeiro projeto e para veículo de 4 rodas.

Trinca – GM Brasil anunciou no Salão em Detroit, produzir novo motor 1.0 com três cilindros. Tendência mundial, e no Brasil irá atrás de VW e Ford. Hyundai o utiliza, mas é importado. Para a nova geração de compactos, o Projeto Phoenix.

Tempero – Aos saudosos de automóveis pequenos e com temperamento forte, agrado. Neste ano o mercado nacional verá três marcas e modelos diferentes com agradável performance adicional.

Quem é Quem – Peugeot estenderá seu motor 1.6, turbo, injeção direta, 173 cv, ao bem acertado 208; Renault, como Coluna antecipou, terá Sandero com motor 2.0 aspirado na versão RS; VW aquecerá o coração do up! com pequeno turbo, elevando a potência de 80 cv a 100 cv. Será o up! gt.

RAV 4– Toyota o relança como crossover – mistura de utilitário com sedã -, e certa habilidade de vencer dificuldades urbanas. Se equipado com tração nas 4 rodas, folguedos sub urbanos.

Opções - Motores L4 2.5, 197 cv e câmbio automático de 7 velocidades + 4x4 para versão de topo, a R$ 137.600, e de entrada, 2.0, 145 cv, câmbio CVT e tração nas rodas frontais a R$ 110.200. Não é SUV – Sport Utility Vehicle -, como tratado, mas SAV, Sport Athletic Vehicle. Não oferece capacidade, mas limitada disposição para aventuras urbanas e entorno.

Coerência - RAV 4 indica tração nas 4 rodas. Tração simples em apenas duas rodas, para não enganar cliente designação deveria ser RAV 2.

Fim – MMCB, a Mitsubishi no Brasil, findou produção do modelo TR4 – na origem o Mitsubishi Io, projeto Pininfarina. Em 12 anos quase 100 mil unidades.

Diferença- Razões, veículo encerrou ciclo; mercado desconhece diferença entre a real dotação do TR4 para obstáculos fora de estrada, e a apenas aparente disposição dos utilitários enfeitados – cuja simplificação permite menor preço; e necessidade de espaço para expansão industrial.

Pesado – Scanias a partir de 2015 tem garantia de dois anos para trem de força e peças banhadas a óleo, se as revisões forem feitas em concessionário da marca. Demais partes, apenas um ano.

Perda – Após vender-se à chilena LAN, e transformar-se em investimento no exterior, foi-se o charme e a relação de confiança com a TAM. Cartaz do balcão de atendimento mostra a origem da gestão: a Prioridade por Lei foi vertida ao chileno e traduzida virou o curioso “Prioridade Legislatória”...

Operacional – Vôo 3723 de Brasília a S Paulo na manhã de segunda, 26, não permitiu check in antecipado por Internet; no aeroporto, dos oito balcões, moroso atendimento por único atendente; a bordo alimentação limitada a sofrível sanduíche. Foram-se imagem e atenções, restaram preços altos.

Retífica RN – Coluna passada disse ter sido de 80% a queda das vendas da Kia. Errou. Nos últimos quatro anos caíram em torno de 70%. Principal motivo, criação de adicional de 30% no IPI para veículos importados. Previsão de vendas em 2015 é de 24.800 unidades, 4,2% superior a 2014.

Alfa – Colecionadores de Alfa Romeo inscrevem-se a encontro da marca hidro termal Caxambu, MG, 18 a 21.abril. Organização pelo Alfa Romeo Club/MG, autor da primeira edição com muito sucesso. Nacionais e importados, palestras técnicas e de vivência, muita camaradagem. Tens ou gostas da marca ? Pinte lá: www.alfaromeobrasil.com.br

GenteJason Vogel, o melhor jornalista especializado em automóveis de sua geração, mudança. OOOO Repórter de economia do jornal O Globo, após transferência do caderno Carro&Etc, de sua edição, à área comercial. OOOO Transferência significa emprego, prêmio em meio à razia em redação e comercial. OOOO