Começou hoje, sábado, o 2º Clássicos Brasil,
maior encontro de carros clássicos nacionais do Brasil, com a exposição de 120
automóveis, no Clube Hípico de Santo Amaro. O evento vai até segunda-feira, 25
de janeiro, feriado de aniversário de São Paulo, e é uma ótima opção de passeio
para quem não foi viajar. “Colocamos em um mesmo local
diversos modelos, xodós de seus colecionadores, visando preservar a cultura do
automóvel nacional”, afirma José Ricardo de Oliveira, da ZR Soluções Automobilísticas,
empresa organizadora do evento, juntamente com a RRBB Propaganda e Marketing e
DTS Promoções e Eventos.
Entre os destaques do 2º Clássicos Brasil estão:
O primeiro carro de Fórmula 1, Fittipadi FD 01, produzido
no Brasil há 40 anos da equipe Fittipaldi. Emerson Fittipaldi e Wilson
Fittipaldi Jr. realizaram um sonho de construir o primeiro e único carro de
Fórmula 1 brasileiro. Estreou em 1975 no GP da Argentina.
Opala campeão da primeira temporada da Stock Car em
1979. A categoria foi lançada com o total apoio e incentivo da General
Motors do Brasil. O piloto Paulo Gomes foi campeão da primeira temporada com este
carro. A primeira corrida ocorreu em 22 de abril, no Autódromo de
Tarumã/RS, e contou com a presença de 19 carros, todos do modelo Opala com
motores de seis cilindros de 4 100 cm3.
DKW Universal 1956 - um dos primeiros carros a serem
produzidos após aprovação da lei de incentivo fiscal para carros com produção
totalmente nacional.
Gurgel Itaipu E400 1974 - desenvolvido pela Gurgel,
o modelo prioriza o baixo consumo e pouca emissão de poluentes no ar. O
nome é alusivo a Hidrelétrica de Itaipu.
Bino Mark I 1966 - Recriação fiel do modelo que
correu na década de 60 e foi vencedor de várias corridas. Como o modelo
semelhante sofreu um grande acidente numa competição no Rio de Janeiro na
década de 60 e ficou destruído. Com esse belo trabalho podemos ter mais
uma parte de nossa história.
Fúria Alfa 1970 - criado por Toni Bianco em 1970. O
modelo se enquadrava na categoria Protótipos e, depois, Divisão 4. Apenas cinco
exemplares foram construídos artesanalmente numa oficina em São Paulo. Sua
carreira nas pistas durou até 1973, com vitórias sobre famosos bólidos da
época, como o Bino de Luiz Pereira Bueno e a Carretera 18 de Camillo
Christófaro.
Desenvolvido e produzido pela lendária concessionária
Ford Souza Ramos, o Maverick perua 1976 teve somente 100 unidades
produzidas.
Malzoni 1966 - carro produzido por Rino Malzoni
entre 1964 e 1966, o modelo usava chassis e mecânica DKW com carroceria de
fibra de vidro. Foi um carro extremante rápido nos autódromos brasileiros.
Estima-se que foram produzidos 35 unidades.
O evento conta ainda com 20 motos Honda, caminhões
antigos e a ilustre presença de Wilson Fittipaldi Junior em sessões de
autógrafo.
Os veículos participantes serão avaliados e receberão
prêmio os mais originais de cada época dentro das respectivas categorias, de
acordo com a orientação da FBVA - Federação
Brasileira de Veículos Antigos. Serão considerados, entre outros, originalidade
e importância histórica. “É o reconhecimento do
cuidado que o expositor teve durante todos esses anos com o veículo e merece
ser premiado. Na segunda edição estão presentes colecionadores de todo o Brasil
e ainda 40 expositores no mercado das pulgas”, diz Oliveira.
O 2º Clássicos Brasil possui também espaço para
comercialização de automóveis antigos nacionais, espaço mulher, espaço kids,
praça de alimentação e um bar central. E assim como ocorreu na primeira edição
em 2015, este ano haverá o lançamento surpresa de um carro revitalizado que
promete deixar os amantes do carro antigo nacional ainda mais apaixonados.
O evento, referência no antigomobilismo, tem a chancela
da FBVA e como
embaixador Fábio de Cillo Pagotto. Além
dos 120 clubes espalhados pelo Brasil, os números do segmento impressionam e
mostram ainda 150 mil colecionadores por todo o país. “Nós, colecionadores, acreditamos muito na
história do carro nacional. Todos, de alguma forma, temos alguma lembrança ou
um laço com um carro. Certamente, quem tem mais de 30 anos tem uma história
para contar”, destaca Oliveira.
O 2º Clássicos Brasil contou
com o apoio institucional do Clube Hípico de Santo Amaro e Federação Brasileira
de Veículos Antigos. Teve como patrono Chrysler Clube do Brasil e apoio das
marcas Camargue Asset Management, Cral Baterias, Brasc Construções e
Incorporações e Scorro Rodas. Essa última sorteará durante o evento kits Scorro
e um jogo de rodas Scorro.
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