20 anos
após a estreia do primeiro Boxster, a Porsche está reestruturando sua linha de
roadsters com motor central. A designação desta nova geração de modelos é 718
Boxster e 718 Boxster S. Os conversíveis com dois lugares agora estão ainda
mais fortes e eficientes no consumo de combustível. Com eles, a Porsche
continua a tradição dos motores horizontais de quatro cilindros que foram
usados no carro de competições Porsche 718 com motor central, vencedor de
numerosas corridas durante a década de 1950 e 1960, entre eles esteve o
lendário Targa Florio e Le Mans.
A peça central desta nova série de modelos é o motor horizontal de quatro cilindros com turbocompressão, totalmente novo. O motor do 718 Boxster desenvolve 220 kW (300 hp*) de potência e tem dois litros de cilindrada, enquanto o do 718 Boxster S, com 2,5 litros, atinge 257 kW (350 hp). No modelo S, a Porsche utiliza um turbocompressor com turbina com geometria variável. De fato, atualmente a Porsche é a única fabricante a oferecer a tecnologia VTG (Turbina de geometria váriavel) em carros de produção com motores á gasolina, ambos no 911 Turbo e no 718 Boxster S. Um dado impressionante é o considerável ganho de potência, 26 kW (35 hp*), em comparação aos modelos Boxster anteriores, além da eficiência dos novos motores turbo: os novos modelos 718 Boxster tiveram uma melhoria de até 13% na economia de combustível.
O acerto do chassi completamente novo e freios mais fortes garantem uma
condução esportiva e uma experiência apaixonante. O design da nova linha de
modelos também evoluiu de forma abrangente. O veículo foi completamente
refeito, com exceção das tampas do compartimento de bagagem, o para-brisa e a
capota conversível. Por dentro, um painel com design inteiramente novo emoldura
o cockpit. Além disso, a última geração do Porsche Communication Management
(PCM - Gerenciamento de Comunicações), com uma tela de toque no estado da arte,
está incluído no equipamento de série. O módulo de navegação é oferecido como
opcional.
O lançamento da nova geração do 718 Boxster representa a primeira vez desde o
final da década de 1960 que a Porsche está implementando carros esportivos de
quatro cilindros com motores horizontais novamente. A turboalimentação eleva o
torque de forma significativa. O motor de dois litros do 718 Boxster tem torque
máximo de 380 Nm (um ganho de 100 Nm), disponível entre 1.950 e 4.500 rpm. Já o
2,5 litros que equipa o 718 Boxster S chega a 420 Nm (60 Nm a mais), ao longo
de uma faixa de rotações entre 1.900 e 4.500 rpm.
É por isso que os novos modelos do 718 arrancam ainda mais rápido. O 718
Boxster - com câmbio PKD e o pacote opcional Sport Chrono vai de 0 á 100 km/h
em 4,7 segundos (0,8 segundo mais rápido). Com o mesmo equipamento, o 718
Boxster S acelera de 0 á 100 km/h em 4,2 segundos (0,6 segundo mais rápido). A
velocidade máxima do 718 Boxster é 275 km/h, enquanto o 718 Boxster S atinge
285 km/h.
O conceito de utilização de turbo da Porsche eleva o desempenho na pista, ao
mesmo tempo em que melhora a economia de combustível. No 718 Boxster, o motor
horizontal de quatro cilindros, com o câmbio PDK, obteve um índice de consumo
no ciclo NEDC de 6,9 l/100 km (1,0 l/100 km a menos). No 718 Boxster S, o motor
horizontal turbo de 2,5 litros, com câmbio PDK, consome apenas 7,3 l/100 km
(0,9 l/100 km a menos).
Os modelos 718 vêm de série com uma transmissão manual de seis velocidades**. A
transmissão de dupla embreagem Porsche Doppelkupplungsgetriebe (PDK), que agora
conta com marchas virtuais para economia de combustível, é disponibilizada como
opção.
A nova linha de modelos 718 pode ser reconhecida ao primeiro olhar. A dianteira
do novo roadster traz uma forma muito mais escultural. A frente tem uma
aparência ainda mais larga e máscula. As entradas de ar para refrigeração
dianteiras, muito maiores, são uma expressão externa diferenciada do novo
conceito de motores turbo. A dianteira do 718 Boxster é arrematada pelo novo
design dos faróis bixenônio com luzes de condução diurna em LEDs integradas.
Faróis em LED com luzes de condução diurna de quatro pontos são oferecidos como
uma nova opção.
De uma perspectiva lateral, os itens que identificam a nova linha de modelos
incluem novos defletores e saias laterais, com design diferenciado. Maiores
painéis laterais para entrada de ar com duas barbatanas reforçam a aparência
dinâmica do carro. O design das portas agora não traz mais as coberturas para o
encaixe das maçanetas. No 718 Boxster S, as rodas de série têm 19 polegadas de
diâmetro. Rodas com 20 polegadas são disponibilizadas como opção.
A traseira redesenhada da carroceria do 718 Boxster tem um visual muito mais
largo - devido, em especial, à faixa de realce com o escudo da Porsche
integrado entre as lanternas traseiras. As luzes traseiras totalmente recriadas
se diferenciam pela tecnologia LED tridimensional e pelas luzes de freios com
quatro pontos.
O novo roadster segue os princípios de dirigibilidade dinâmicos do 718
original. O chassi do carro, com um acerto completamente novo, eleva a
performance nas curvas. O sistema de direção eletromecânico foi configurado
para ser dez por cento mais direto. Isto torna o 718 Boxster ainda mais ágil e
fácil de conduzir tanto em pistas de corrida como no trânsito diário.
Oferecido como opcional para os roadsters, o Porsche Active Suspension
Management (PASM - sistema de gerenciamento ativo da suspensão) tem altura de
rolagem dez milímetros menor. Pela primeira vez, o chassi esportivo PASM com
altura de rolagem 20 milímetros menor é oferecido como opção para o 718 Boxster
S. O chassi ativo, que também ganhou nova regulagem, oferece uma interação
ainda maior entre o conforto para passeios de longa distância e o dinamismo da
rigidez esportiva.
Como no Porsche 911, o pacote opcional Sport Chrono inclui agora o programa
Individual, jun-tamente com as três opções Normal, Sport e Sport Plus. Nos
carros esportivos com câmbio PDK, há também o botão Sport Response, localizado
no meio do seletor dos programas de condução. Inspirado no automobilismo
esportivo, ele permite que o condutor configure as respostas do motor e do
câmbio PDK, tornando-as especialmente diretas.
À espera do condutor no cockpit do 718 Boxster está o familiar ambiente da
Porsche, agora aperfeiçoado por vários novos elementos, entre eles o painel de
instrumentos. Outro elemento central do novo layout interior é a unidade do
Porsche Communication Management (PCM - gerenciamento de comunicações) com
preparação para telefonia, interfaces de áudio e o Sound Package Plus, com 110
watts de potência de som. O PCM pode ser ampliado com módulos opcionais, para
adaptá-lo totalmente a seus requisitos pessoais. Um exemplo é o módulo de
navegação com controle por voz, que torna mais fácil dar entrada aos pontos de
destino. Além disso, o módulo Connect Plus é oferecido como uma extensão do
módulo de navegação. Ele dá acesso a mais serviços online.
O lançamento ao mercado do novo carro esportivo com motor central acontecerá,
na Europa, no dia 30 de abril. Os preços do 718 Boxster iniciam em 53.646 euros
(na Alemanha) e os do 718 Boxster S, a partir de 66.141 euros, ambos com itens
específicos para o país e incluindo VAT (imposto sobre valor adicionado).
O modelo está previsto para chegada no Brasil no final do primeiro semestre de
2016. Preços e pacotes de equipamentos para o país ainda não estão definidos
* Potência informada em acordo com norma DIN (“metric horse-power”)
** No Brasil, será disponibilizada apenas a transmissão PDK.
Nenhum comentário:
Postar um comentário