Foi do Brasil o primeiro
piloto a vencer a primeira corrida da história da Fórmula E, ainda na China, em
2014. A categoria dos carros elétricos tem forte presença brasileira com
pilotos e também com outros profissionais. Por isso, na opinião de Lucas di Grassi,
nada mais natural que o país receber uma prova da categoria.
Paulistano, Di Grassi fez um breve ensaio de como
e onde seria o palco ideal para a primeira corrida da Fórmula E no Brasil.
"Acho que São Paulo, por ser a maior cidade do país, no Parque do
Ibirapuera, que é o coração verde da cidade, onde as pessoas praticam
atividades físicas e há um belíssimo cenário", disse. "Além disso, há
a total possibilidade prática de se fazer uma pista para a Fórmula E correr
lá", continuou.
O traçado desenhado por Lucas tem 2.105 metros de
extensão, dez curvas e sentido anti-horário. Tem a reta de largada na Avenida
Pedro Álvares Cabral, em frente à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo
(sentido Avenida Brasil); em seguida, o traçado segue o contorno do Movimento à
Bandeira, no encontro com a Avenida República do Líbano, e segue até entrar no
parque pelo Portão 9. Dali, segue o contorno do lago (paralelo com a Avenida
República do Líbano) numa longa e veloz curva à esquerda, fechando com um
‘cotovelo’ também à esquerda, levando pela pista de caminhada e fazendo todo o
contorno pelo lago até a saída, novamente, para a Avenida Pedro Álvares Cabral.
Os boxes ficariam na mesma avenida, no sentido Centro.
A Fórmula E fez recentemente uma etapa em Punta
del Este, no Uruguai, onde Lucas foi o segundo colocado. E corre em Buenos Aires
no próximo dia 6. É o mais perto que a categoria chega do Brasil. Um quadro
que, de acordo com o piloto da ABT Schaeffler Audi Sport, tem tudo para mudar.
"O Brasil deu alguns bons passos em relação
aos carros elétricos ao zerar os impostos de importação. É um bom início. Além
disso, veículos movidos a eletricidade estão isentos do rodízio municipal de
São Paulo e têm 50% de desconto no IPVA", enumerou.
"Uma corrida da Fórmula E acontecendo no
Brasil é mais um estímulo para a importação e a produção destes veículos e seu
uso nas cidades. É a única maneira que vejo de os grandes centros combaterem
com mais eficiência os altos índices de poluição que ainda são gerados pelos
veículos a combustão", afirmou.
NOTA DO BLOG:
Meses atrás Roberto Costa vendo uma foto aérea do Parque do Ibirapuera (SP) postou em Grupos de Discursão do Facebook que alí estaria um circuíto praticamente pronto para a Fórmula E e hoje Lucas Di Grassi oferece a mesma sugestão.
Meses atrás Roberto Costa vendo uma foto aérea do Parque do Ibirapuera (SP) postou em Grupos de Discursão do Facebook que alí estaria um circuíto praticamente pronto para a Fórmula E e hoje Lucas Di Grassi oferece a mesma sugestão.
Movimento à Bandeira? Lucas, infelizmente, vc esta muito por fora da terra paulista. O nome da escultura de Brecheret é Monumento às Bandeiras, dos bandeirantes, lembra? Acho que seria muito difícil esse circuito porque o Parque do Ibirapuera é TOMBADO pelo Condephaat.
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