A temporada de 2015 foi a
melhor nos seis anos de Paulo Salustiano na Fórmula Truck. O vice-campeonato,
dois pontos atrás (369 a 367) de Leandro Totti apresentou para a torcida, para
as equipes e para os patrocinadores um Salustiano mais focado, mais determinado
e, acima de tudo, mais experiente. A soma desses fatores o levou ao título de
vice-campeão. Agora, seus objetivos são mais elevados ainda e ele espera
começar a colocar em prática na abertura deste 21º ano de existência da Truck:
dia 13 de março na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul.
"Pode não estar no papel, mas me considero
campeão de 2015. Fiz um campeonato limpo, bonito, honesto e lutamos até o final
pelo título. No final o Felipe Giaffone e o Totti trocaram de posições, algo
que considero absolutamente normal, pois eram da mesma equipe, e eu perdi. Mas
não perdi o título ali. A dificuldade foi que teve influência da CBA
(Confederação Brasileira de Automobilismo), como disse no ano passado. Mas
agora só quero pensar na abertura e brigar pelo título", disse Salustiano.
Esta será sua sexta temporada na mais popular
categoria do automobilismo da América do Sul. Nas duas primeiras andou de Volvo
e de Iveco e, pelo quarto ano seguido, estará de Mercedes-Benz, sempre na ABF.
Mais do que conhecer o caminhão e os integrantes da equipe ABF/Mercedes-Benz, Salustiano
conta com importante apoio do engenheiro Miguel Ferreira, conhecido como Pipo e
que vem de uma família muito ligada ao automobilismo.
"À presença do Pipo, que além de um grande
profissional é um amigo pessoal, se juntaram outros fatores. Tive um amadurecimento
ao longo desses anos e o regulamento, que passou a distribuir muitos pontos nas
duas fases, mostrou que tinha hora para acelerar e hora para segurar. Fui
obrigado a correr mais com a cabeça e, para mim o ponto chave foi o da
regularidade de o caminhão não quebrar e não dar problema", avalia o
vice-campeão.
Outro dos pontos principais que Paulo Salustiano
destaca como decisivos em suas performances em 2015 e que o levaram às três
vitórias na temporada (Velopark, Santa Cruz do Sul e Londrina 2) foi o trabalho
constante em busca de melhorar o rendimento do Mercedes-Benz.
"Não paramos de trabalhar na suspensão do
caminhão nem por um minuto. Estudamos muito e melhoramos. Isso é algo que
precisamos fazer também neste ano. Quero repetir a dose nesta temporada, de
preferência com a conquista do meu primeiro título da Fórmula Truck".
A primeira corrida de 2016 está marcada para Santa
Cruz do Sul, justamente uma das pista aonde Salustiano venceu no ano passado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário