A Nissan anunciou seu um voto de confiança à produção
europeia ao decidir-se pela produção das baterias da futura geração de seus
veículos elétricos (EVs, na sigla em inglês) nas instalações de manufatura da
empresa em Sunderland, no Reino Unido.
Com
investimento de 26,5 milhões de libras (cerca de R$ 156 milhões), este
compromisso mantém 300 postos de trabalho altamente qualificados em relação à
manufatura, manutenção e engenharia na avançada fábrica de baterias de
íons-lítio da Nissan localizada em Sunderland, na Inglaterra, a maior do gênero
da Europa. Esta unidade é um dos três locais de produção global de baterias da
Nissan, e fornece módulos para o 100% elétrico Nissan LEAF e para a van
elétrica e-NV200, que é fabricada em Barcelona, na Espanha.
Sendo líder
global em veículos elétricos, com mais de 200.000 Nissan LEAF percorrendo
estradas do mundo inteiro e cobrindo mais de 3 bilhões de quilômetros rodados,
este investimento representa mais um passo em relação ao compromisso da Nissan
com um futuro 100% elétrico. Apenas em 2015, a Nissan vendeu 43.651 veículos LEAF
em todo o mundo, sendo 15.630 na Europa.
O anúncio
chega no início de um ano marcante no qual a Nissan celebrará o 30.º
aniversário da sua fábrica de Sunderland, atualmente a maior fábrica na
história da indústria automóvel do Reino Unido, e o 10.º aniversário da sua
fábrica de São Petersburgo, na Rússia. As instalações de São Petersburgo
celebraram a produção da unidade n.º 200.000 em 2015, tornando-a na fábrica com
o crescimento mais rápido da Rússia.
A herança da
Nissan com os veículos elétricos tem já 68 anos de história, iniciada com o
Tama. A Nissan, que se dedicou à pesquisa e desenvolvimento da bateria de
veículos elétricos, avançou desde o zinco e hidreto de níquel até aos íons de
lítio. A empresa comercializou com sucesso o primeiro veículo elétrico do mundo
com bateria de íons de lítio em 1996, o Prairie Joy EV.O conhecimento e
experiência obtidos concederam à Nissan uma grande vantagem sobre os seus
concorrentes e resultou no primeiro veículo elétrico da história a ser
produzido em massa, o Nissan LEAF.
E não é apenas
o LEAF que representa o investimento e os conhecimentos de engenharia de
veículos elétricos da Nissan, já que a empresa anunciou a existência de mais de
10.000 carregadores rápidos (QC) CHAdeMO disponíveis em tudo o mundo. Estes QC
poderão recarregar um LEAF até aos 80 por cento em apenas 30 minutos.
A Nissan
acelerará as suas iniciativas para a concretização de uma sociedade de zero
emissões desenvolvendo e popularizando ainda mais os veículos elétricos assim
como as inovações que utilizam a os negócios e a tecnologia de veículos
elétricos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário