A Land Rover celebra os 68 anos de história de
produção ininterrupta de seu mais emblemático veículo, o Defender, com a
celebração do último modelo de sua versão atual sendo produzido na fábrica de
Solihull, Reino Unido.
Como
forma de comemorar tal marca, a empresa convidou cerca de 700 de seus
funcionários atuais e antigos que trabalharam em algum momento na unidade de
Solihull para um evento que entrará para a história da empresa. Na ocasião, os
convidados puderam dirigir alguns exemplares deste que é um dos mais
importantes veículos já produzidos na história.
Entre
os modelos disponíveis para testes estavam a versão “Huey” um veículo
pré-produção que antecedeu o lançamento do Land Rover Série 1, primeiro modelo
da marca britânica, lançado em 1948. Outro exemplar que marcou presença no
evento foi o último Defender produzido na fábrica, um Defender 90 com capota.
Durante
as comemorações, a Land Rover anuncia um novo programa de restauração de
veículos clássicos. Com sede na já existente linha de produção do atual
Defender em Solihull, a ação visa reunir um time de experts que inclui profissionais que trabalharam
durante décadas na montagem do Defender para se dedicar exclusivamente a dar
vida nova aos Defender e Series antigos construídos no local que hoje rodam em
todo o mundo.O
primeiro veículo a ser restaurado estará disponível para venda no próximo mês de julho.
Dr.
Ralf Speth, CEO global da Jaguar Land Rover disse: “hoje nós celebramos o que
gerações de homens e mulheres vêm fazendo desde que o primeiro rascunho do que
viria a se tornar um Land Rover foi desenhado na areia. Os antigos Land Rover,
agora chamados de Defender representam a origem da nossa fabulosa capacidade,
um veículo que ajudou a fazer do mundo um lugar melhor, nas mais extremas
circunstâncias. Sempre haverá um lugar muito especial para o Defender dentro
dos corações de todos nós que tivemos a honra de fazer parte desta história.
Mas este não é o fim. Temos um passado glorioso que nos permite vislumbrar um
futuro maravilhoso”.
Nick Rogers, diretor de
engenharia da Jaguar Land Rover disse: “Hoje é um dia muito especial para nós.
Trazemos boas memórias com o Defender, um verdadeiro ícone entre os automóveis
e um dos mais amados veículos ao redor do mundo. As coisas mudaram muito nestes
últimos 68 anos, mas este veículo se manteve constante, algo que nenhum outro
veículo conseguiu. O último exemplar desta atual versão do Defender representa
toda a simplicidade, charme e herança que a Land Rover traz desde os Series.
Hoje estamos ansiosos para criar o Defender de amanhã, um enorme desafio e, ao
mesmo tempo, um grande sonho para qualquer engenheiro ou design”.
O último Defender da versão
atual que foi produzido em Solihull — numa versão 90 com capota — traz em sus
estrutura uma parte original, o grampo da capota, que é a mesma peça usada em
versões Soft Top desde 1948. O modelo fará parte da coleção de
veículos emblemáticos da Jaguar Land Rover.
Como parte das celebrações, a
Land Rover convida os entusiastas da marca ao redor do mundo a dividir suas
experiências a bordo dos Series e dos Defender por meio do portal ‘Defender Journeys’ uma plataforma lançada hoje. A ferramenta
funciona como uma espécie de scrapbook digital, que visa a reunir um grande número de
aventuras emocionantes em um mapa online que pode ser compartilhado entre os
usuários.
Mais de dois milhões de Land
Rover Séries e Defender foram construídos em Solihull, no Reino Unido, desde
1948. O que começou como um simples rascunho na areia passou a se tornar um dos
veículos 4x4 mais emblemáticos do mundo. O modelo teve a honra de se tornar o
mais versátil automóvel do planeta, capaz de levar seus passageiros para
lugares onde outros veículos não poderiam alcançar.
Em 2015 foi produzido o
Defender de número 2 milhões, um marco histórico para o modelo. O veículo foi
arrematado em um leilão por £ 400 mil, preço bem distante das £ 450 que custou
o primeiro Land Rover vendido em 1948 durante o Salão de Amsterdã.
Em 1948, o Série I entrou em
plena produção em Solihull. Durante o período pós 2ª Guerra, a Grã-Bretanha
estava lutando contra uma escassez de aço, mesmo com a grande capacidade de
produção. Neste cenário, os irmãos Maurice e Spencer Wilks se inspiraram a
desenvolver o Land Rover, um veículo focado no uso agrícola. Naquela época
nenhum dos dois poderiam prever o impacto global que este modelo teria.
Após pequenas alterações, em
1958 a Land Rover apresentou o Série II um modelo com atualizações de design e
em seu motor. O veículo trazia pela primeira vez um avançado propulsor a diesel
que permaneceu equipando o modelo até meados dos anos 80. Em 1966 as vendas dos
Land Rover Series haviam alcançado a marce de meio milhão de unidades. Em 1970,
o Serie III vendia tão bem quanto seus antecessores e ajudou a marca a atingir
o pico histórico de produção do modelo no ano seguinte, com 56 mil unidades
saindo das linhas de Solihull.
Em 1990, o modelo ganhou um
novo nome, passando a se chamar Defender. A essa altura, a Land Rover já
produzia outras linhas de veículos como a Range Rover e o recém-lançado
Discovery. O novo nome era apropriado para um veículo que anteriormente era
apenas referido pelo seu comprimento e distância entre eixos.
Parte do apelo do Land Rover
veio das diversas versões especiais que foram criadas ao longo dos anos para
atender aos mais distintos públicos. Variantes do modelo foram produzidas
especialmente para o corpo de bombeiros, para os catadores de cereja e teve até
mesmo uma versão anfíbia capaz de flutuar na água. Ao longo de seus 68 anos, os
Series e os Defender são veículos conduzidos por uma grande variedade de
públicos compostos desde famosos exploradores até a realeza.
Para muitos proprietários, o
Defender se tornou parte da família. O mesmo vínculo familiar foi sendo
construído ao longo das décadas em Solihull, entre o modelo e os trabalhadores
de sua linha de produção.
Um exemplo prático disso pode
ser comprovado por Tim Bickerton, britânico de 55 anos que tem 40 deles
dedicados ao trabalho na Land Rover. A história de Tim com a marca começou
quando ele iniciou seus trabalhos na empresa como aprendiz, seguindo os passos de
seu avô, Charlie e de seu pai, Pedro, que trabalharam por 30 e 35 anos,
respectivamente, na linha de produção dos Series e do Defender.
Atualmente, Tim foi seguido
por sua filha Jade de 25 anos, que se dedicou ao trabalho de logística de
materiais do Defender antes de se mudar para outro departamento da Jaguar Land
Rover. Em 2015, seu filho Scott de 23 anos também ingressou na empresa se
tornando o quinto membro da família a se dedicar ao modelo.
Tim, que trabalhou
principalmente dedicado à produção de edições especiais do Defender disse:
“estou extremamente orgulhoso por toda essa dedicação de minha família a esse
notável veículo. O Defender é o veículo que mostra como nenhum outro todo o
espírito Land Rover. Ele pode ser visto como um verdadeiro burro de carga, mas
para todos nós, ele é encarado como um puro sangue real”.
David Smith, de 56 anos, é
outro veterano da linha de produção do atual Defender, funcionário que será
transferido para a linha de produção do Jaguar XE. O britânico era um ex
açougueiro que se transferiu para a Jaguar Land Rover com 20 anos de idade em busca
de um salário melhor e de perspectivas de um emprego de longo prazo. Para ele,
“O Defender é um veículo especial e feito e com muitos processos de produção
ainda feitos à mão. Por isso, é necessário que cada uma das pessoas que
trabalham em sua linha de montagem desenvolvam uma sensibilidade especial, o
que leva meses para se conseguir. Trabalhar com o Defender é como fazer parte
de uma grande família”.
Programa de Restauração
Jaguar Land Rover
O Programa
de Restauração da Jaguar Land Rover fará com que os Series e os Defender
continuem a ocupar um espeço especial em Solihull. Nele, um time de doze
especialistas — dez dos quais trabalhavam até recentemente na linha de produção
do Defender atual — irão liderar um projeto que, inicialmente, se dedicará à
restauração e venda dos primeiros Series produzidos naquele local. Somados, a
equipe tem 172 anos de experiência com o modelo. Tony Martin, um dos
especialistas da equipe, trabalha durante a maior parte de sua vida em
Solihull. O britânico seguiu os passos de seu pai e de seu avô e hoje irá
trabalhar na restauração de modelos que, certamente, seu avô ajudou a
produzir.
Para Tim Hanging, diretor de
veículos clássicos da Jaguar Land Rover, “O programa de restauração Jaguar Land
Rover irá oferecer carros, serviços, peças e experiências para todos os
proprietários e fãs ao redor do mundo. Este novo serviço de restauração e venda
de veículos Séries e Defender habilmente reconstruídos é apenas o começo de um
trabalho que visa a garantir que os clássicos Land Rover não façam apenas parte
do nosso passado, mas também parte do nosso futuro”.
Defender Journeys –
Scrapbook Digital
A Land Rover também anuncia
hoje a mais nova atração de sua plataforma on-line. O 'Defender Journeys’,
permitirá que o lendário modelo seja também o grande protagonista de um
ambiente digital. Nele, os fãs e proprietários de Land Rover Series e de
Defender poderão carregar detalhes de suas viagens e experiências marcantes a
bordo de seus veículos. O objetivo é registrar uma série de viagens em um mapa
de forma a preservar as incríveis aventuras que cada um deles teve com seus 4x4
de forma a compartilhá-las com as futuras gerações.
O encerramento da linha de
produção em Solihull também marcará o fim de uma histórica exposição promovida
pela Land Rover, que exibiu uma réplica dos processos de fabricação do veículo
tal qual era em 1948. A exposição atraiu mais de 10 mil visitantes nos últimos
12 meses, que tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a importância
histórica do modelo.
Os entusiastas poderão, a
partir de agora, conhecer em detalhes a linha de produção do Defender por meio
de um tour virtual de 360 graus. Para isso, basta acessar o site: http://defendertour.landrover.com
Curiosidades dos Land Rover
Series e do Defender
§ O
Land Rover Serie 1 original custava £ 450 em 1948. Ele era equipado com motor
1.6 de 4 cilindros e apenas 50 cv de potência.
§ Desde 1948, exatos 2.016.933 unidades dos
Land Rover Series e do Defender saíram das linhas de montagem em Solihull
§ Cada
Defender demora cerca de 56 horas para ser construído, tempo maior que um
modelo Discovery Sport, cuja produção leva em média 48 horas
§ O
modelo tem cerca de 7 mil peças
§ Um novo Defender saía das linhas de
montagem em Solihull a cada quatro minutos
§ Entre os proprietários famosos do modelo
estão a Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, Sir Winston Churchill e o ator
Steve McQueen
§ Duas peças do Defender atual são
utilizadas desde o início de sua produção, em 1948: a presilha da capota nas
versões Soft Top e alguns dos suportes inferiores do modelo
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