A
Volkswagen está apresentando o Tiguan GTE Active Concept no Salão Internacional
de Detroit, nos Estados Unidos. O carro-conceito é baseado no novo Tiguan e
demonstra a capacidade técnica da Matriz Modular Transversal (MQB) utilizada em
sua construção. O objetivo inicial do projeto foi criar uma síntese da
tecnologia híbrida plug-in com o máximo de desempenho fora de
estrada.
O Dr. Herbert
Diess, CEO da marca Volkswagen, explica: "O Tiguan GTE Active Concept
mostra o potencial dos sistemas híbridos plug-in da Volkswagen. O potente
sistema com tração nas quatro rodas garante que um utilitário esportivo como o
Tiguan possa proporcionar um desempenho fora de estrada superior, mesmo
operando em modo 100% elétrico. Ele implementa com sucesso a eletrificação da
tecnologia de tração integral, que é tão importante para os utilitários
esportivos."
O
carro-conceito de cinco lugares se baseia na segunda geração do Tiguan,
completamente reprojetada. O sistema híbrido plug-in com tração integral do
Tiguan GTE Active Concept - com seu motor a gasolina turboalimentado (150 cv /
110 kW), um motor elétrico no eixo dianteiro (54 cv / 40 kW) e outro no eixo
traseiro (115 cv / 85 kW) - reflete a ampla gama de capacitação da nova geração
de SUVs. O sistema de infotainment - um novo desenvolvimento -
apresenta uma tela sensível ao toque (touchscreen) de 9,2 polegadas com
superfície de vidro de alta qualidade e controle por gestos. É o primeiro
sistema de infotainment sem nenhum controle convencional por
botões rotativos ou chaves interruptoras.
O autêntico
visual off-road, com proteção inferior em alumínio sólido e
distância livre do solo aumentada dão o toque no visual confiante do Tiguan GTE
Active Concept. Na estrada, o carro-conceito funciona essencialmente como um
veículo de emissão zero, operando 100% em modo elétrico. Em situações de uso
normal, a propulsão é feita pelo motor elétrico do eixo traseiro. Assim que é
detectada alguma perda de tração, porém, o eixo dianteiro é acionado em frações
de segundo.
Isto também acontece sempre que o motorista ativar um dos programas
de tração integral ou condução off-road através do novo
sistema 4MOTION Active Control, especialmente configurado para o
carro-conceito. Também dessa forma, o Tiguan GTE Active Concept arranca em modo
de tração integral com emissão zero. O modelo da Volkswagen pode percorrer até
32 quilômetros em modo totalmente elétrico. A autonomia total do veículo é de
até 933 quilômetros, com 12,4 kWh de carga na bateria e 64 litros de
combustível no tanque.
O
novo Tiguan, que será lançado na Alemanha no segundo trimestre de 2016,
deflagra uma ofensiva da Volkswagen na área de SUVs. Após o lançamento na
Europa, o Tiguan com longa distância entre-eixos será apresentado nos EUA. Já
no final de 2016, um utilitário esportivo médio completamente reprojetado para
o mercado norte-americano começará a sair da linha de produção na fábrica
americana de Chattanooga, no estado do Tennessee.
Nenhum comentário:
Postar um comentário