Com grande equilíbrio
entre os principais competidores, prosseguiu nesta quinta-feira (14/1) os
treinos de preparação para o Toyota Racing Series, campeonato que terá início
neste sábado (16/1) no Ruapuna Park, em Christchurch, na Nova Zelândia. O
torneio internacional de verão reúne 19 pilotos de 13 países (Brasil, Rússia,
Alemanha, Áustria, Polônia, EUA, Canadá, Argentina, China, Índia, Nova
Zelândia, Inglaterra, França), com 15 corridas nos próximos cinco finais de
semanas, em cinco cidades diferentes.
"Hoje melhorei bastante. Consegui me adaptar
melhor com o carro e o tipo de pneus. Fizemos alguns ajustes nas suspensões, e
ainda dá pra melhorar, a cada dia estamos progredindo", contou Rodrigo
Baptista (HTPro Nutrition), que nesta quinta-feira ficou na 12ª posição
(1:18.021). O mais rápido foi o russo Artem Markelov (1:16.726), piloto da GP2
e considerado um dos principais favoritos. Entre os outros brasileiros, o
melhor foi Pedro Piquet, sétimo (1:20.498) colocado, enquanto que Bruno
Baptista ficou com a 15ª marca (1:18.549).
A Toyota Racing Series utiliza monopostos com
chassi do Fórmula 3 italiano Tatuus, com motor Toyota de 1.800 cc, produzindo
215 hp de potência, câmbio sequencial de seis marchas e pneus Michelin.
"Eu fui pegando a mão do carro. O que muda bastante é que os pneus são
muito diferentes dos que usei na Fórmula 3 Brasil, que são macios e grudam
demais. Aqui é utilizado um composto mais duro, o que muda o acerto do carro e
a tocada do piloto", explica Rodrigo Baptista, que estreou no automobilismo
em 2015, correndo e vencendo na Fórmula 3 Brasil e no Brasileiro de Marcas e
Pilotos.
Os motores e sistemas de gerenciamento de
computador são selados, e os 19 pilotos estão divididos em apenas quatro
equipes, o que provoca um equilíbrio e competitividade muito grandes. Rodrigo
Baptista foi um dos pilotos que evoluiu mais do primeiro para o segundo dia de
treinos de adaptação. Na quarta-feira ele terminou três segundo atrás do piloto
mais rápido, o austríaco Ferdinand Habsburg, e nesta quinta-feira já diminuiu
para 1s295 em relação ao experiente russo Markelov.
"A meta é diminuirmos mais esta diferença. A
categoria está muito forte, com meio segundo até o oitavo colocado. Temos que
buscar evoluir para estar próximo disto para o sábado", avisa o representante
da HTPo Nutrition. Na sexta-feira (15/1) serão realizados mais dois treinos
livres, com 30 minutos de duração. No sábado acontece a qualificação e uma
prova, e duas outras corridas no domingo, completando a primeira rodada tripla
do certame.
Rodrigo Baptista está muito contente com a
experiência que está tendo neste torneio de verão na Oceania. "Estou
achando bom porque é tudo bem diferente do que já andei e a ideia é que me
adapte o mais rápido possível, pois é o que eu vou ter que me acostumar pro
resto da carreira, a rápida adaptação a equipamento, circuito e
situações", completou o brasileiro que está correndo pela ETEC Motorsport,
ao lado do neozelandês Taylor Cockerton, do francês Timothe Buret e do
norte-americano Theo Bean.
Confira os melhores tempos do dia 14/1:
1) Artem Markelov (Rússia), 1:16.726;
2) James Munro (Nova Zelândia), 1:16.835;
3)Ferdinand Habsburg (Áustria), 1:16.859;
4) Guanyu Zhou (China), 1:16.892;
5) Lando Norris (Inglaterra), 1:17.029;
6) William Owen (EUA), 1:17.209;
7) Pedro Piquet (Brasil), 1:17.251;
8) Jehan Daruvala (índia), 1:17.279;
9) Taylor Cockerton (Nova Zelândia), 1:17.380;
10) Antoni Ptak (Polônia) , 1:17.623;
11) Devlin DeFrancesco (Canadá), 1:17.937;
12) Rodrigo Baptista (Brasil), 1:18.021;
13) Brendon Leitch (Nova Zelândia), 1:18.116;
14) Timothe Buret (França), 1:18.403;
15) Bruno Baptista (Brasil), 1:18.549;
16) Theo Bean (EUA), 1:18.572;
17) Julian Hanses (Alemanha), 1:18.998;
18) Nicolas Dapero (Argentina), 1:19.236;
19) Kami Laliberté (Canadá), 1:19.675.
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