Fernando Calmon |
Além da crise financeira e imobiliária, o preço de petróleo estava quatro vezes
mais alto do que hoje. Essa virada se explica por várias boas razões de fundo
econômico, em especial pela exploração do xisto ter diminuído a dependência do
país de petróleo importado. O Salão de Detroit o próximo dia 24, tinha, assim,
muito o que comemorar, mas nem por isso apresentou tantos lançamentos de grande
impacto. Na realidade, apenas uma anomalia de cronograma, como comentou Bill
Ford, dono da fabricante homônima.
Gasolina barata impulsionou a venda de SUVs, diminuiu a de modelos puramente
elétricos (apenas 0,7% do mercado total) e até de híbridos. Em dezembro último,
por exemplo, os SUVs praticamente empataram com os automóveis (hatches e sedãs)
na preferência do consumidor, pela primeira vez. Cada segmento ficou com quase
40% do total, sendo o restante de picapes e monovolumes.
Entretanto, há uma severa meta de redução de consumo de combustível fóssil
imposta pelo governo americano para diminuir emissões de CO2. A média de todos
os modelos produzidos por cada marca deverá ser de 23,2 km/l, em 2025. Dessa
forma, elétricos puros (a exemplo da versão final do Chevrolet Bolt lançado em
Detroit) e híbridos plugáveis em tomadas (caso do VW Tiguan GTE 4x4 Active
Concept com bom desempenho 100% elétrico fora de estrada) ajudarão a compensar
picapes e SUVs pesados e sedentos por combustível, mas o problema será
convencer o cliente a substituí-los. Quanto mais com a gasolina na faixa de R$
2,40 o litro e tendência de baixa...
De interesse imediato para o Brasil, o Cruze hatch (ver abaixo em Roda Viva)
com seu estilo mais próximo ao europeu e que agrada ao comprador aqui. Ford
Fusion, produzido no México, recebeu leve atualização estilística e já é
praticamente igual ao Mondeo alemão.
Embora os monovolumes representem uma parcela de apenas 7% do mercado
americano, a FCA investiu bastante no Chrysler Pacifica, em tudo superior ao
Town & Country. É todo novo e inclui recursos como portas corrediças e
tampa traseira acionadas sem as mãos, teto solar triplo e até aspirador de pó
integrado. No campo dos ainda puramente conceituais, está o SUV grande Kia
Telluride, desenhado na Califórnia.
O Salão de Detroit deste ano destaca-se justamente por alguns sedãs e cupês. A
Mercedes-Benz lançou a nona geração do Classe E, o mais tecnológico dos seus
modelos: permite fazer ultrapassagens a até130 km/h em modo autônomo (basta
ligar a seta) e estacionar por meio de controle remoto via aplicativo para
telefone inteligente. Chegará ao Brasil no segundo semestre. O cupê Lexus LC
500, além de linhas ousadas, é o primeiro automóvel de tração traseira com
caixa de câmbio automática de 10 marchas. Pretende desafiar modelos das três
marcas premium alemãs. O novo sedã Hyundai Genesis G90, com grade inspirada na
dos Audi, vai pelo mesmo caminho.
RODA VIVA
CRUZE já tem data de início de produção, em Rosario,
Argentina, projeto chamado lá de Fênix. Conforme fonte da Coluna, o sedã começa
em maio e o hatch, em novembro deste ano. Em geral o lançamento se dá entre
dois e três meses depois. Confirmado motor turbo (flex para o Brasil), de 1,4
litro e 150 cv cuja montagem também será feita no país vizinho.
QUANDO a Fiat Toro chegar ao mercado em março próximo
(ainda em dezembro de 2015 o Registro Nacional de Veículos Automotores –
Renavam já registrava 65 unidades emplacadas pela fábrica) surpreenderá também
pelo preço. Apesar de maior e mais cara de produzir do que o Renegade, tem IPI
menor por ser picape e não SUV. Pelo menos duas versões já têm nome: Freedom
(entrada) e Volcano (topo).
ESTADO geral ao longo do tempo era o temor dos
compradores de modelos chineses. Um JAC J3 com 106.000 km rodados, cedido pelo
importador, estava em condições dentro da média, segundo o experiente
engenheiro e dono de oficina Vinicius Losacco. Resumo da avaliação: desempenho
compatível, nível de ruído mais acentuado e embreagem sem suavidade.
REFLEXO da saída de mercado de compradores de menor
poder aquisitivo, os automóveis com motores de 1 litro de cilindrada, de três e
quatro cilindros, diminuíram a participação nas vendas totais de 36,1% em 2014
para 33,8% em 2015. Em parte devido ao avanço dos SUVs compactos. EcoSport
renovado previsto para novembro terá motor de três cilindros, mas de 1,5 litro.
TENTATIVAS de golpe de estelionatários com a remessa de
boletos falsos de cobrança do IPVA, principalmente no Estado de São Paulo,
demonstram a fragilidade do banco de dados do Renavam. Acesso a endereços de
proprietários não é permitido nem em caso de recall, quando vidas estão em
risco. Brasil ainda tem jeito?
PERFIL
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Fernando Calmon (fernando@calmon.jor.br), jornalista especializado desde 1967, engenheiro, palestrante e consultor em assuntos técnicos e de mercado nas áreas automobilística e de comunicação. Sua coluna automobilística semanal Alta Roda começou em 1999. É publicada em uma rede nacional de 85 jornais, sites e revistas. É, ainda, correspondente no Brasil do site just-auto (Inglaterra).
Siga também através do twitter:
www.twitter.com/fernandocalmon
Nenhum comentário:
Postar um comentário