O Audi A1 Sportback 2016
chega ao Brasil com importantes novidades. O modelo compacto da Audi recebeu
aperfeiçoamentos no design interno e externo. Novo acabamento e novas cores dão
ao carro uma aparência ainda mais atraente.
O compacto proporciona uma excelente dirigibilidade, comparável à
de um carro de porte médio. A carroceria rígida e a curta distância entre-eixos
garantem agilidade e facilidade de manobra. Essas qualidades, reconhecidas
desde o lançamento da primeira geração do A1, são potencializadas na nova
versão Ambition, equipada com o motor 1.8 Turbo FSI de 192 cv de potência e
torque de 250 Nm. Na versão Attraction, o A1 Sportback conta com motor 1.4
Turbo FSI de 125 cv, que oferece excelente comportamento e prazer ao dirigir,
especialmente em espaços urbanos.
O novo A1 Sportback chama a
atenção por suas linhas nitidamente esportivas. O design está ainda mais
dinâmico e o carro, dois centímetros mais longo, com comprimento total de 3,97
metros. A cúpula do teto é pintada em cor contrastante com o restante da
carroceria.
O interior do modelo é espaçoso e sofisticado. A disposição de
seus controles é clara e finos frisos cromados tornam o design interno ainda
mais elegante.
O chassi torna o compacto esportivo e ágil. A nova direção
eletromecânica garante que o motorista tenha assistência ideal em todas as
situações de rodagem. O nível de assistência é reduzido conforme a velocidade
do veículo aumenta. Na nova linha do equipamento esportivo, a regulagem é mais
rígida, mas a direção é mais confortável que no modelo anterior.
Outra novidade é a introdução do sistema Audi Drive Select,
oferecido na versão Ambition 1.8. O motorista pode utilizá-lo para alterar as
características do motor e do câmbio S tronic entre três modos: auto,
eficiência e dinâmico. O ESC (Electronic Stabilization Control - controle
eletrônico de estabilidade) torna a direção ainda mais precisa e estável e a
vetorização de torque diminui a tendência do carro a sair de frente
(subesterço) quando guiado no limite.
Alta performance: motor 1.8
TFSI
Já consagrado pela agilidade e comportamento dinâmico, o A1
Sportback passa a ser oferecido em uma versão ainda mais vigorosa, voltada
àqueles que privilegiam acima de tudo o prazer ao dirigir um automóvel com
excelente relação peso x potência.
O motor mais forte que a Audi oferece para o modelo é o novo 1.8
TFSI, com 192 cv e 250 Nm de torque disponibilizado em uma ampla faixa que vai
de 1.250 a 5.300 rpm, que substitui o anterior 1.4 TFSI de 185 cv e 250 Nm. Na
nova versão Ambition, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 6,9 segundos, ante 7
segundos do modelo 2015. O propulsor de maior cilindrada faz o A1 atingir a
velocidade máxima de 234 km/h, contra 227 km/h do modelo 1.4.
O 1.4 TFSI
Na versão Attraction, o A1
Sportback conta com eficiência e agilidade do motor 1.4 TFSI, que tem 1.395 cm³
de cilindrada (diâmetro x curso: 74,5 x 80,0 mm) e desenvolve 125 cv de
potência máxima (3 cv a mais que o anterior) e 200 Nm de torque (disponível
entre 1.400 e 4.000 rpm). A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 8,9
segundos, contra 9 segundos do modelo anterior. A velocidade máxima subiu de 203
para 204 km/h.
Transmissão S tronic
As duas versões do A1 Sportback são oferecidas com câmbio S tronic
de dupla embreagem com sete velocidades. A força é transmitida por meio das
rodas dianteiras. O motorista pode deixar a velocíssima transmissão trocar as
marchas automaticamente ou usar o controle manual, operando o sistema tanto pela alavanca seletora no
console central como pelas palhetas localizadas no volante. O modo automático D
é configurado para obter a máxima economia de combustível. No modo S, os pontos
de trocas de marchas são mais esportivos. O assistente de partida em rampas,
que evita que o carro recue ao arrancar, é equipamento de série.
A transmissão S tronic de sete marchas consiste de duas
subtransmissões. Duas embreagens multidiscos operam as engrenagens das marchas,
que estão distribuídas em eixos de tração separados. As estruturas das duas
transmissões estão ativas o tempo todo, mas apenas uma delas é conectada ao
motor a cada momento. As trocas são feitas pela intercalação das embreagens. A
operação toma apenas alguns centésimos de segundo e acontece sem interrupção
perceptível no fluxo de força, de forma dinâmica e confortável.
O chassi também colabora para
tornar o compacto ágil e esportivo. A nova direção eletromecânica é
extremamente eficiente, com a intensidade da força de apoio reduzindo à medida
que a velocidade do veículo aumenta. Com a linha de acabamento esportiva, o
acerto é ligeiramente mais direto.
Equipando as duas versões, o
ESC foi desenvolvido ainda mais e, pela primeira vez, pode ser desativado em
dois níveis diferentes. Ele pode ser usado em modo esportivo ou inteiramente
desligado. No esportivo, é possível dirigir de forma mais ágil por meio de
intervenções precisas do sistema, juntamente com a vetorização de torque
operando de forma mais direta.
Uma sub-função do ESC é o sistema de
assistência à frenagem contra multicolisões, equipamento de série. Após um acidente,
ele evita a movimentação descontrolada do carro e uma possível colisão
secundária.
A versão Attraction tem rodas de liga leve com 16 polegadas de
diâmetro e pneus 215/45. Já a Ambition traz rodas de 17 polegadas, com
pneus 215/40. Por trás das rodas ficam os poderosos freios, com discos
dianteiros ventilados com 256 (Attraction) ou 310 milímetros de diâmetro
(Ambition). Nas traseiras, as duas versões usam discos com 230 milímetros,
seguros por pinças flutuantes de alumínio. Nas frenagens de emergência, as
luzes de freio adaptativas piscam para alertar os motoristas que vêm atrás.
Acessórios e acabamento
O A1 Sportback Ambition traz
uma extensa relação de equipamentos de série. O acabamento interno é preto
brilhante e os dois bancos esportivos dianteiros têm ajuste de altura. O teto é
revestido de tecido preto, contribuindo para criar uma atmosfera
simultaneamente requintada e esportiva. O volante e a manopla da alavanca da
transmissão são revestidos de couro.
Exteriormente,
a versão topo de linha se destaca pelas rodas de 17 polegadas e pelo contraste
entre a pintura dos painéis, o arco preto brilhante e o pacote S-Line. O teto
também possui pintura contrastante e, opcionalmente, o carro pode trazer o teto
solar “Open Sky”, com acionamento elétrico. Os faróis são bi-xenônio, com luzes
de condução diurna de LEDs, limpadores e ajuste automático de altura, de acordo
com a distribuição interna de carga.
Para maior eficiência do sistema de
climatização e menor consumo energético, os vidros laterais e traseiros possuem
isolamento térmico e o para-brisa tem uma faixa cinza para bloquear os raios de
sol. As duas versões são equipadas com airbags laterais na dianteira, além de
airbags tipo cortina para proteção da cabeça ao longo das janelas.
A
versão Ambition vem equipada de série com o Audi music interface e o Audi Sound
system, além de rádio MMI e sistema Bluetooth de conexão para telefones
celulares. O A1 Attraction também conta com conexão Bluetooth e rádio MMI.
Tanto a versão Ambition como a Attraction podem receber também o pacote
opcional WDI de tecnologia, que inclui controle de cruzeiro (piloto
automático), sistema de chave Keyless-go e o equipamento de som Bose surround,
um dos mais avançados do mundo. Na versão Attraction, o WDI inclui ainda o pacote
de luzes, item já de série na versão Ambition.
Confira as principais mudanças
dos novos A1:
· Motores
1.4 TFSI de 125 cv na versão Attraction e 1.8 TFSI de 192 cv na Ambition
· Direção
eletromecânica
· Introdução do sistema Audi Drive Select na
versão Ambition
· Design:
grade dianteira, faróis, para-choques, lanternas de LED e rodas
· Rodas
de 16 polegadas na versão Attraction
· Bluetooth
e sensor de estacionamento de série em ambas as versões
· Aumento de 2 cm no comprimento do
veículo
Dados técnicos:
Audi A1 Sportback Ambition
Motor: 1.8 Turbo FSI
Cilindros / Cilindrada: 4 em linha / 1.798 cm³
Potência (cv): 192 a 5.400 rpm
Torque (Nm): 250 entre 1.250 e 5.300 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S tronic 7 velocidades
Peso (kg): 1.205 kg
Comprimento (mm): 3.973
Largura (mm): 1.746
Altura (mm): 1.422
Entre-eixos (mm): 2.469
Capacidade do porta-malas (l): 270
Aceleração 0-100 km/h (s): 6,9s
Velocidade máxima (km/h): 234
Capacidade do tanque de
combustível (l): 45
Audi A1 Sportback Attraction
Motorização: 1.4 Turbo FSI
Cilindros / Cilindrada: 4 em linha / 1.395 cm³
Potência (cv): 125 a 5.000 rpm
Torque (Nm): 200 entre 1.400 e 4.000 rpm
Tração: dianteira
Transmissão: S
tronic 7 velocidades
Peso (kg): 1.140
Comprimento (mm): 3.973
Aceleração 0-100 km/h (s): 8,8s
Velocidade Máxima (km/h): 204
Largura (mm): 1.746
Altura (mm): 1.422
Entre-eixos
(mm): 2.469
Capacidade
do tanque de combustível (l): 45
Capacidade
do porta-malas (l): 270
Nenhum comentário:
Postar um comentário