quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Iveco Vision ganha prêmio europeu de sustentabilidade

Os investimentos da Iveco em inovação e proteção ao meio ambiente ganharam reconhecimento internacional com a entrega do Prêmio Europeu de Sustentabilidade para o Vision, carro conceito da montadora. Desenvolvida pela revista alemã Transport, a condecoração destacou a visão da marca para o futuro do transporte de carga.

A inovação que caracteriza o Iveco Vision começa pelo sistema Dual Energy, que permite o uso de dois tipos diferentes de tração: uma elétrica, que garante emissão zero e baixos níveis de ruído, e outra híbrida (termoelétrica), adequada para viagens longas e missões fora da cidade, reduzindo o consumo e a liberação de CO2 em até 25%.

De dentro da cabine, o motorista tem a facilidade de gerenciar o conjunto completo de tecnologia por meio de um dispositivo touchscreen, que se comunica perfeitamente com toda eletrônica de bordo. Amplas superfícies vitrificadas e suportes frontais transparentes garantem visibilidade externa irrestrita, enquanto a visão da câmera traseira é exibida em uma tela panorâmica na parte de cima do para-brisa. 

Há também iluminação adaptativa de LED, um telhado fotovoltaico que usa luz solar para gerar a energia da bateria e rastreamento de GPS avançado. O Vision pode ainda ajustar automaticamente a pressão dos pneus, de acordo com o peso que está carregando, disponibilizando melhor aderência à estrada e eficiência no consumo de combustível.


Um sistema de gerenciamento de carga também ganha destaque no projeto. Uma série de sensores identificam os bens transportados e indicam a posição correta dos mesmos no interior do veículo, que por sua vez também acionam dispositivos de contenção que evitam a movimentação de grandes volumes. Além de proteger bens valiosos de danos, a melhoria no espaço de armazenamento também torna a carga e a descarga mais rápida, com um visível ganho em eficiência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário