Eletrificação,
digitalização e condução pilotada: a Audi transformou essas três futuras
tendências da indústria automotiva no foco da sua participação na Consumer
Electronics Show (CES) deste ano. A edição 2016 da feira de produtos
eletrônicos mais importante do mundo é realizada entre os dias 6 e 9 de
janeiro, em Las Vegas, Nevada.
A operação fácil
e intuitiva é um ponto forte da Audi, e agora a marca das quatro argolas está
expandindo seu conceito operacional e de apresentação visual (HMI, interface
homem-máquina) com novas soluções.
Ricky Hudi,
Vice-Presidente Executivo de Desenvolvimento de Componentes Eletrônicos,
afirma: “O interior do futuro transformará radicalmente o modo como nossos
clientes operam e experimentam as coisas no veículo. Estamos desenvolvendo
nosso bem-sucedido Cockpit Virtual inserido em novo painel virtual e criando um
mundo de experiências inteiramente novas para os nossos clientes. No futuro,
todo o sistema será capaz de conhecer o usuário e seus hábitos e preferências,
e então apoiá-lo de forma proativa”.
A empresa expõe
o interior de um veículo para demonstrar o conceito HMI, que inclui grandes
telas de Amoled (matriz ativa de diodos orgânicos emissores de luz) com
resposta táctil integrada. O novo controle MMI reconhece os gestos de toque
mais comuns no mundo dos produtos eletrônicos de consumo e os adapta ao
ambiente operacional especial do automóvel.
Dispositivos
móveis tais como smartphones e smartwatches poderão ser facilmente conectados.
Por trás do novo conceito operacional e de apresentação visual está a próxima
geração da Plataforma Modular de Infotainment da Audi, a MIB2+. Sua potência
computacional ainda mais otimizada permite controlar várias telas de alta
resolução. A MIB2+ está preparada para operar com o mais recente padrão de
comunicação sem fio, o LTE Advanced.
A variedade de
serviços online incluídos no conceito de conectividade vem crescendo
rapidamente. O aplicativo para smartphones Audi MMI connect oferece serviços
remotos específicos para os veículos. Os motoristas poderão visualizar a
localização do seu carro nos seus smartphones, por exemplo. O sistema também
estará disponível para a quarta geração da Apple TV a partir de 2016. Ainda
neste ano, o Audi connect SIM trará a bordo os serviços Audi connect na Europa
sem nenhum procedimento de ativação e possibilitará o roaming automático em
toda a União Europeia.
Neste ano a Audi
vai expandir sua carteira de ofertas connect para incluir os primeiros serviços Car-to-X,
que inclui dados sobre sinais de trânsito e informações sobre riscos (para a
Europa). Isso fará com que os novos modelos da marca façam parte de um
verdadeiro enxame de automóveis. O serviço de informações online sobre semáforo
(para os EUA) conectará o carro através da rede de telefonia celular ao
computador de trânsito central que controla os semáforos na cidade.
O estudo
conceitual Audi e-tron quattro, um SUV totalmente elétrico, está sendo
apresentado durante a CES para ilustrar a estratégia de eletrificação da Audi.
Três motores elétricos com uma potência total de até 370 kW possibilitam
utilizar a tração quattro e a vetorização de torque, na qual a potência é
distribuída para as rodas traseiras conforme a necessidade. O resultado: o
máximo em termos de dinâmica e estabilidade. A bateria de 95 kWh permite rodar
até 500 quilômetros. O estudo tecnológico aponta para um futuro modelo de
produção a ser lançado em 2018.
O conceito Audi
e-tron quattro inclui todas as funções da condução autopilotada, incluindo a
assistência em congestionamentos e de estacionamento. Esses serviços
representam segurança, economia de tempo, eficiência e conveniência,
particularmente em situações nas quais o motorista está ou sobrecarregado ou
diante de grandes desafios nas estradas. No que se refere à condução
autopilotada, a Audi tem realizado um trabalho pioneiro na indústria automotiva
há muitos anos. O principal componente dos sistemas do futuro será o
controlador central de assistência para o motorista, conhecido como zFAS. As
informações fornecidas por todos os sensores – incluindo os sinais das câmeras
3D, o leitor laser e o radar, e os sensores ultrassônicos – são permanentemente
alimentadas e processadas por esse módulo compacto. Graças à sua enorme
potência computacional, o zFAS será capaz de comparar continuamente os dados
enviados pelos sistemas de sensores do veículo ao espaço de circulação e seus
arredores.
Especificamente
nessa área, a Audi poderá tirar proveito dos dados constantemente atualizados
encontrados na base de dados HERE. A AUDI AG, o Grupo BMW e a Daimler AG
adquiriram a HERE em dezembro de 2015. No futuro, veículos autopilotados
precisarão de uma nova base de dados para o mapa de navegação que seja preciso
em termos de centímetros. Ao utilizar os dados enviados em tempo real pela
HERE, o veículo saberá o que esperar ao longo da sua rota. Essa será a base
necessária para avaliar qualquer mudança de movimento, assim como identificar
riscos potenciais o mais rapidamente possível.
Outros campos
tecnológicos apresentados durante a CES destacam a enorme vantagem que a Audi
conquistou em termos de eletrônica automotiva. A marca apresenta suas inovações
em iluminação, incluindo destaques mais recentes, como as tecnologias Matrix
OLED e Matrix laser.
A Audi também
está entrando no campo de gestão da saúde. A empresa tem uma visão na qual os
motoristas estejam mais relaxados ao saírem dos carros em seus locais de
destino do que ao entrarem no veículo. No médio prazo, o Audi Fit Driver se
tornará um companheiro de suporte ao motorista sob o lema “Meu Audi cuida de
mim”.
Outro
desenvolvimento espetacular é a experiência VR: na concessionária, um consultor
de vendas poderá configurar qualquer modelo da Audi no dispositivo para que os
clientes possam vivenciar seus carros dos sonhos de forma virtual, utilizando
um capacete de Realidade Virtual (VR), com autenticidade incomparável e todos
os detalhes. A Audi se torna assim a primeira fabricante de automóveis a
introduzir um sistema VR altamente avançado em 2016.
Três modelos de
produção completam a presença da Audi na CES: Q7, A4 e R8 V10 plus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário