sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Volkswagen do Brasil realiza doação de motores para instituições de ensino de São Carlos e de São Paulo

A fábrica da Volkswagen do Brasil em São Carlos realizou a doação de sete motores das famílias EA111 e EA211 para as instituições Escola Senai “Antonio Adolpho Lobbe”, de São Carlos, e ateliê de tecnologia Tempo & Espaço, de São Paulo (SP). 

Com o objetivo de contribuir diretamente com o aprendizado e desenvolvimento prático de crianças, jovens e adultos, a doação dos propulsores possibilita o acesso dos alunos a produtos já consolidados no mercado, como o EA111, e a mais moderna geração de motores produzida pela Volkswagen no Brasil, o EA211, ambos alinhados aos padrões mundiais da companhia.

A entrega dos motores foi realiza pelo gerente de manufatura de São Carlos, Ricardo Cutigi, e pelo gerente de Qualidade Assegurada Agregados, Celso Ovalle, aos diretores das instituições educacionais, Marcio Vieira Marinho, diretor do Senai de São Carlos e José Carlos Teixeira Moreira, fundador e diretor do Tempo & Espaço. Os representantes das instituições também visitaram as áreas produtivas da fábrica da Volkswagen em São Carlos e participaram de um test-drive com o up! TSI, lançado recentemente pela marca no Brasil.

“É muito gratificante saber que nossos motores serão utilizados como referência para o ensino dessas instituições, que possuem um trabalho fundamental na formação de futuros profissionais do setor automotivo”, disse Andreas Hemmann, gerente-executivo da fábrica da Volkswagen em São Carlos.

Dos cinco motores doados ao Senai São Carlos, dois são  EA111, nas versões 1.0l e 1.6l e três EA211, nas versões 1.0l MPI, 1.0l TSI e 1.6l MPI, que serão utilizados nos cursos de Aprendizagem Industrial Mecânico Automobilístico, Mecânico de Injeção Eletrônica, Formação Inicial e Continuada Mecânico, para desmontagem e montagem das peças e componentes, e para observação de seu funcionamento.

O ateliê de tecnologia Tempo & Espaço recebeu dois propulsores EA211, sendo um na versão 1.0l TSI e um 1.6l MPI, para serem utilizados em atividades práticas com crianças de cinco a quinze anos, com foco no desenvolvimento de criação de projetos automotivos, priorizando a criatividade e empreendedorismo, e em atividades do curso de mecânica.

A fábrica de São Carlos, que em 2016 comemora 20 anos de atividades, é responsável pela produção dos propulsores das famílias EA111 e EA211 de 1.0l e 1.6l que equipam os modelos Voyage, Saveiro, Saveiro Cross, Fox, CrossFox, SpaceFox, Gol e up!.

Com mais de 9,5 milhões de motores produzidos desde sua inauguração, em 1996, a unidade alcançou grandes conquistas que a colocam em destaque entre as fábricas de motores do Grupo Volkswagen, como ter sido a primeira a produzir o motor 1.0l bicombustível do Brasil (2003); a primeira a fabricar o motor 1.0l de três cilindros (2013) e também o propulsor 1.0 TSI (2015). Esse propulsor, inclusive, foi recentemente eleito o “Motor do Ano 2016” na 49ª edição da premiação Carro do Ano, promovida pela Revista AutoEsporte, da Editora Globo, por um júri composto por 16 jornalistas especializados e engenheiros convidados pela revista, sendo o melhor entre os motores de até 2.000 cm³ de cilindrada.


Desde o início de suas atividades, a fábrica passou por diversas etapas de ampliação, tendo sua área construída atual em 87 mil m², um aumento de mais de 200% desde 1996. Com três prédios produtivos: EA111, EA211 e o de Usinagem e Montagem de Cabeçotes, a fábrica possui atualmente seis linhas de montagem de motores, quatro linhas de usinagem de blocos, duas de usinagem de cabeçotes e três de montagem de cabeçotes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário