Wagner Gonzalez |
INVASÃO
BRASILEIRA EM DAYTONA
A 24 Horas de Daytona neste fim de semana, que
abre a temporada internacional de pista, será “invadida” por nada menos
que seis pilotos brasileiros. Christian Fittipaldi e Tony Kanaan têm chances de
vitória na classificação geral. Dança das pranchetas movimenta o mercado
técnico da F-1 e em Interlagos temporada paulista de velocidade começou com
roubo de equipamento de fotógrafos.
Tudo bem que Pedro Piquet já
conquistou, domingo, uma vitória na Nova Zelândia, a sua primeira no exterior,
durante a segunda etapa da Toyota Racing Series, um campeonato regional aberto.
Mas a abertura de gala da temporada internacional de pista será neste fim de
semana com a disputa da 24 Horas de Daytona, competição que ano a ano ganha
mais status e prestígio. A edição 2016 inicia a comemoração dos 100 anos da
BMW, que escolhe essa prova de resistência para a estreia do seu modelo M6
GTLM. Além de Christian Fittipaldi e Tony Kanaan, o grid de largada deverá a
participação de Augusto Farfus, Daniel Serra, Oswaldo Negri e Pipo Derani.
O canal a cabo Fox Sports 2 deverá transmitir trechos da
corrida no sábado (das 17 às 19h30) e no domingo, a partir das 15 horas.
Na prova do ano passado a
vitória foi decidida na última volta em favor da equipe formada por Tony
Kanaan/Scott Dixon/Kyle Larson/Jamie McMurray: o Riley McXXVI-Ford recebeu a
bandeirada 1”333 à frente do Chevrolet Corvette DP de Christian Fittipaldi/João
Barbosa/Sébastien Bourdais. Este ano Fittipaldi participa em uma tripulação que
tem também os portugueses João Barbosa e Felipe Albuquerque e o americano Scott
Pruett. Kanaan retorna com os mesmos companheiros.
Ainda na categoria protótipos, mas na classe 2, Oswaldo
Negri e Pipo Derani vão alinhar com modelos Ligier JS P2 Honda. Negri divide a
direção com John Pew (EUA), AJ Almendiger (EUA) e Olivier Pla (França). Derani
terá como companheiros Andy Meyrick (Reino Unido), Katherine Legge (Reino
Unido) e Ed Brown (EUA).
Há muito tempo vinculado à
marca BMW, Augusto Farfus foi escalado para compor a tripulação de um dos carros
oficiais da marca bávara, junto com Bill Auberlen (EUA), Dirk Werner (Alemanha)
e Bruno Spengler (Canadá). Entre seus adversários na categoria GTLM está Daniel
Serra, que divide um Ferrari 488 GTE com o italiano Alessandro Pier Guidi, com
o mexicano Memo Rojas e o francês Alexandre Premat. Além da estreia do BMW M6
GTLM, a prova deste ano também desperta interesse pelos dois Ford GT inscritos
pela equipe Ganassi.
Manor contrata Pat Fry
Até agora considerada mera
participante do Campeonato Mundial de F-1, a equipe Manor continua dando
mostras de que pode abandonar essa condição na temporada deste ano. Depois de
assegurar o motor Mercedes-Benz para seus carros de 2016 e a contrataçao de
Nikolas Tombazis como responsável pelo desenvolvimento aerodinâmico do MR04, a
equipe liderada por Dave Ryan anunciou esta semana a contratação de Pat Fry,
engenheiro com passagens pelas equipes Benetton, McLaren e Ferrari. Embora
ainda não tenha definido seus pilotos — o alemão Pascal Wehrlein é um dos
favoritos — o fato do chassi de 2016 já ter sido aprovado no crash test
obrigatório e a chegada de reforços de peso na estrutura técnica, dão mostras
de que os tempos difíceis deverão ser recordações muito em breve. Outros carros
que já foram aprovados no crash test para 2016 são os da Ferrari, Haas, McLaren
e Renault.
Enquanto isso, a McLaren também parece viver um novo
período de crescimento: depois de Damon Hill ter sugerido que a Williams se
aproximasse da Honda para conseguir um motor mais competitivo que os atuais
Mercedes-Benz, começaram a circular rumores de que o fabricante japonês teria
conseguido significativos progressos em termos de potência e durabilidade. Um
veículo de comunicação espanhol chegou a mencionar um incremento superior a 200
cv na potência do V-6 que Fernando Alonso e Jenson Button irão usar este ano. O
tira-teima dessa dúvida será conhecido em meados de fevereiro, quando a maioria
dos modelos 2016 forem testados no circuito de Montmeló, na Catalunha.
Hoje (terça, 26), Ferrari, McLaren e Red Bull fazem o
segundo e último dia de avaliação de pneus Pirelli para piso molhado no
circuito de Paul Ricard. Ontem os pilotos Daniel Ricciardo (Red Bull-Tag Heuer,
1’08”713), Stoffel Vandoorne (McLaren-Honda 1’09”131) e Kimi Räikkönen
(Ferrari, 1’09”673) completaram respectivamente 99, 87 e 99 voltas em séries de
dez giros, pela pista francesa. Os pilotos entravam na pista separados por
vinte segundos e no intervalo entre cada série a pista era irrigada para
reproduzir um piso molhado.
Piquet mais novo corre na Nova Zelândia
O caçula do clã Piquet,
Pedro, conseguiu seu primeiro triunfo internacional na segunda prova da segunda
rodada da Toyota Racing Series, que se realiza no país de Bruce McLaren, Chris
Amon e Denny Hulme. Nas três corridas disputadas no último fim de semana, Pedro
conquistou um quarto, um primeiro e um décimo lugares no circuito de Teretonga,
que mede 2,57 km. Na sexta-feira o brasileiro volta a competir, desta vez em
Hampton Downs; Pedro ocupa a sétima posição na tabela de pontos, com 271, 109 atrás
do líder Lando Norris (Grã-Bretanha). Outros dois brasileiros, os primos Bruno
e Rodrigo Baptista, também participam do torneio.
O importante é faturar
O site da Federação de
Automobilismo de São Paulo traz bem claro os valores das taxas
cobradas para quem quiser participar de uma competição na temporada de 2016. Já
a página onde constam os nomes que formam sua diretoria continua inalterado
desde o falecimento do professor Rubens Carpinelli, dia 21 de dezembro. Não
bastasse a deselegância perpetrada contra seu desaparecido presidente, não há
qualquer referência aos resultados da prova de abertura da temporada paulista
de 2016, no último fim de semana. Nem mesmo alguma explicação ou menção ao roubo
do equipamento dos fotógrafos Luis Fernando Sales, Murilo Garcia e Sandro
Silveira. Aparentemente o porta-malas do carro de um deles, estacionado próximo
ao “S”do Senna, foi arrombado enquanto os profissionais aproveitavam uma pausa
para almoçar fora do autódromo.
Como não é a primeira vez que esse tipo de furto ocorre
no circuito é esperado que os organizadores adotem algum tipo de controle no
acesso aos boxes e áreas teoricamente reservadas às atividades profissionais.
WG
Nenhum comentário:
Postar um comentário