A nova tecnologia
idealizada pela empresa prevê a utilização de camisas de cilindro com
revestimento externo de níquel, que promove uma maior aderência metalúrgica
(maior área de contato) entre o ferro fundido do cilindro e o bloco de
alumínio, e reduz o consumo de óleo lubrificante. O aumento da transferência de
temperatura entre a câmara de combustão e os canais de refrigerante do bloco do
motor vem de uma maior aderência do cilindro com o bloco, diminuindo sua
distorção. Uma grande distorção do cilindro tem como consequência o aumento o
consumo de óleo.
Assim como o desenvolvimento de uma tecnologia
dessa relevância exigiu altos conhecimentos de engenharia, comprovar a sua
eficácia demandou o uso de equipamentos de alta acuracidade. Como esse é um
tipo de medição que requer avançados níveis de precisão, as conclusões sobre a
validade da nova tecnologia só puderam ser realmente comprovadas nas
instalações do Centro Tecnológico da MAHLE, em Jundiaí, interior de São Paulo,
por meio do uso do Lubrisense - um espectrômetro de massa que tem condição de
avaliar em tempo real o consumo de óleo lubrificante de um motor que esteja em
processo evolutivo -, equipamento que só conta com seis unidades em atividade
em todo o mundo e somente uma na América Latina.
Os testes foram feitos a partir de um mesmo motor
- moderno e produzido em série por uma montadora - e com camisas semelhantes,
porém, revestidas e não revestidas de níquel. A redução do consumo de óleo
feita pelos métodos usuais de medição existentes no País mostrou um valor médio
absoluto de economia da ordem de 35%, mesma grandeza apresentada pelo
Lubrisense. Porém, o consumo de óleo medido em tempo real pelo Lubrisense tem a
vantagem de apontar em que condições de utilização do motor ele é mais
eficiente.
Com o Lubrisense ficou demonstrado que os maiores
índices de economia, que chegaram a até 75% nos testes com motor com a nova
camisa com revestimento de níquel, ocorriam em altos regimes de giros e de
torque. Um dado extremamente relevante para a indústria fabricante do motor. Ou
seja, além dos valores totais de economia, o Lubrisense tem a capacidade de
mostrar, a cada momento, o consumo instantâneo do óleo lubrificante. O
equipamento pode produzir um abrangente mapa do dispêndio de óleo do motor em
função da variação da rotação e do torque aplicado.
Outra vantagem do uso do Lubrisense na detecção da
introdução das novas tecnologias diz respeito ao menor tempo de avaliação que é
necessário para se obter essas conclusões, que pode ser até 80% menor em relação
aos métodos anteriormente utilizados.
Portanto, a nova tecnologia de revestimento do
cilindro se mostrou robusta para novas aplicações reduzindo as distorções dos
cilindros, o que proporciona combinação de designs de menor atrito ainda mais
agressivos, contribuindo também com redução de consumo de combustível.
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