segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Volkswagen vence prova de abertura do Campeonato Mundial de Rali (WRC)

A Volkswagen cravou uma “dobradinha” no Rali de Monte Carlo, realizado entre os dias 21 e 24, abrindo o Campeonato Mundial de Rali (WRC). A dupla Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (França) foi a vencedora, a terceira conquista consecutiva - a equipe Volkswagen também celebra a terceira vitória seguida em Monte Carlo. Os companheiros de equipe Andreas Mikkelsen/Anders Jæger (Noruega) terminaram em segundo.

Essa vitória marca o 35º triunfo em 40 ralis para o Polo R WRC, e o 33º na carreira de Ogier/Ingrassia, enquanto Mikkelsen conquistou seu 15º pódio na categoria – seu navegador Anders Jæger estreia no WRC com um excelente resultado.

Com a terceira vitória seguida, o francês Sebastien Ogier entra para a elite de pilotos do WRC que conquistaram esse feito – é o quinto piloto na história da competição a vencer o Rali de Monte Carlo por três vezes sucessivas. O Polo R WRC também entra para o exclusivo círculo de modelos vitoriosos por três vezes em Monte Carlo. Com o total de 35 vitórias em 40 ralis disputados (desde sua entrada no WRC, em 2013), o Polo R WRC é o carro de maior sucesso na história da categoria, com a impressionante marca de 87,5% de vitórias.

Monte Carlo típico: asfalto seco ou molhado alternando-se em um mesmo estágio, neve e gelo no estágio seguinte. Em outras situações, um pouco de todos esse pisos em trechos de alguns quilômetros. O Rali de Monte Carlo é único no calendário do Campeonato. O evento deste ano seguiu sua reputação de ser imprevisível. Com 16 especiais e 377,6 quilômetros no total, os pilotos tiveram de ser rigorosos e certeiros na escolha dos pneus. As três duplas da Volkswagen contaram com informações importantes providas pelos apelidados “espiões do gelo”, que prestaram assistência sobre as condições do piso nos estágios. Dessa forma, todos puderam escolher os pneus adequados para obter o melhor desempenho.

Para a dupla Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Finlândia), o Rali de Monte Carlo terminou de forma desapontadora no sábado. A dupla se acidentou no 11º estágio, ao sair da pista e cair em uma valeta, e atingiu levemente um espectador, que não se feriu. Mas os danos no carro impediram a chegada da dupla ao posto de controle no tempo determinado, encerrando para eles o rali.

Declarações após o fim do Rali de Monte Carlo
Sebastien Ogier, 
“Vencer aqui em Monte Carlo é um momento muito emocionante para mim! É um sentimento indescritível conquistar esse rali icônico pela terceira vez. As condições estavam realmente difíceis. Havia muito gelo e o piso estava muito escorregadio. Estou muito feliz com esse sucesso. O Polo estava incrível. Foi um fim de semana perfeito.”

Andreas Mikkelsen, 
“Um início de temporada absolutamente fantástico no WRC. Segundo em Monte Carlo – isso vai ser sempre algo muito especial. Entretanto, foi também o meu primeiro rali com meu novo navegador Anders Jæger – e subir ao pódio é simplesmente fantástico. Eu já sabia que Anders era talentoso, mas ele realizou um trabalho perfeito durante todo o fim de semana, pelo que merece todo meu agradecimento. Foi um típico rali de Monte Carlo, tornando essa estreia ainda mais desafiadora para ele. As muitas mudanças nas condições meteorológicas e nas condições da pista, indo de gelo e neve ao asfalto seco, implicaram em termos de fazer muitos ajustes nas indicações de navegação. Para resumir, foi absolutamente fantástico para nós.”

Jost Capito, Diretor da Volkswagen Motorsport
“Começar a temporada do WRC com uma dobradinha é, por si só, uma conquista fantástica. Fazer isso em Monte Carlo torna tudo ainda mais especial. Nenhum outro rali requer uma 

Nenhum comentário:

Postar um comentário