Chega ao país o Audi A4 Avant, versão station
wagon do sedã, cuja nona geração foi lançada no Brasil em abril deste ano. Com
bastante espaço e conforto, o modelo traz sob o capô o novo motor 2.0 TFSI
ultra de 190 cv, que lhe confere um desempenho surpreendente para um carro de
estilo familiar.
Chamam a atenção ainda o acabamento interno refinado e a alta
tecnologia da perua. Na configuração única Ambiente, o A4 Avant já está
disponível nas concessionárias da marca ao preço sugerido de R$ 187.990. Além
das revendas, a nova perua poderá ser vista também no estande da Audi no salão
internacional do automóvel de São Paulo, de 10 a 20 de novembro.
A capacidade máxima no
porta-malas é de 1.510 litros com o banco traseiro rebatido. Os encostos são
divididos na proporção 40:20:40 e podem ser facilmente dobrados por meio de uma
alavanca na lateral do compartimento de bagagens. Outro destaque é que a tampa
de esconder e proteger a carga abre e fecha eletricamente.
Na configuração padrão,
a capacidade do porta-malas é de 505 litros – 15 litros a mais que na geração
anterior. A altura da base inferior do compartimento está a apenas 63 cm do
chão, e uma cobertura de aço inoxidável protege a extremidade do assoalho de
riscos. Isso facilita o carregamento do veículo. A largura da área de carga
mede um metro.
Traços
dominantes na frente e na traseira salientam a largura do carro. O desenho
fluido com linhas concisas transmite a elegância da marca. Entre os destaques
do design esportivo estão grade dianteira e entradas de
ar lateral na cor cinza fosca com apliques de alumínio, difusor traseiro com
barra cromada, bancos dianteiros esportivos, acabamento exclusivo do volantes,
ponteiras de escapamento cromadas e frisos externos e internos com acabamento
de alumínio.
Sob a
linha inferior das janelas, a carroceria tem aproximadamente o dobro da altura
da distância entre a base das janelas e o teto. Os espelhos externos são
montados nas portas dianteiras, como nos carros esportivos. As
rodas de liga leve têm 18 polegadas de série, únicas no segmento.
Até 120
kg mais leve
Comparadas
às do modelo anterior, as dimensões do carro aumentaram, mas seu peso foi
significativamente reduzido – em até 120 kg, dependendo da versão e
motorização. A carroceria do modelo é uma das mais leves de sua categoria,
graças a uma inteligente combinação de materiais, como alumínio, e às
tecnologias de construção. Isso traz benefícios como maior economia de
combustível e menor índice de emissões de poluentes.
Informação
e fascínio: o Audi Virtual Cockpit
Nessa
área, o destaque são duas inovações. O Audi Cockpit Virtual, tela de
instrumentos de TFT (Transistor Film Technology) totalmente digital com 12,3
polegadas que mostra as informações mais importantes por meio de brilhantes
gráficos de alta resolução, com grande detalhamento e efeitos sofisticados.
O
dispositivo combina as funções da central MMI com o painel de instrumentos,
dessa forma o motorista pode escolher visualizar as informações no ponto de
vista clássico, com mostradores circulares (velocímetro e conta-giros), ou no
modo progressivo, no qual são exibidas funções do sistema de navegação,
telefone, Audi connect, entre outras.
Um
complemento ideal para esse avançado sistema é o Head-up Display (projeção da
velocidade e outras informações no para-brisa, ao nível dos olhos do motorista,
para aumentar a segurança), oferecido como opcional.
Potencial
de computação concentrado
A
interface Audi para smartphones é um novo item disponível. O sistema integra
celulares com o sistema operacional iOS e Android em um ambiente desenvolvido
especialmente para esse propósito, o Audi MMI. O equipamento de som de série
inclui também o rádio MMI plus com navegação e conexão Bluetooth. Para os fãs
de alta fidelidade mais exigentes, é oferecido como opcional o sistema Bang
& Olufsen com o inovador som 3D de 755 watts de potência e 19
alto-falantes, cuja experiência sonora se equipara à sensação de estar presente
nas mais importantes salas de concerto e espaços de shows de todo o mundo.
Poderoso:
o 2.0 TFSI ultra
O
motor 2.0 TFSI ultra, com 1.984 cm³ de cilindrada, equipa a versão station
wagon do novo A4. Seus principais refinamentos técnicos são o coletor de
exaustão integrado ao cabeçote, o modelo de gerenciamento térmico com válvula
rotativa, o Audi Valvelift System (AVS - sistema de levantamento de válvulas),
a válvula de alívio (wastegate) elétrica do turbocompressor e a dupla injeção de
combustível. Sob carga parcial, a injeção indireta no coletor de admissão
suplementa a injeção direta FSI.
O 2.0
TFSI entrega 190 cv de potência e torque de 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm.
Isto leva a um ótimo desempenho: aceleração de 0 a 100 km/h feita em 7,5
segundos e velocidade máxima de 238 km/h.
A
eficiência pioneira do 2.0 TFSI é resultado de um método de combustão inovador,
em que a cilindrada comparativamente maior do motor não é um ponto negativo,
mas pré-requisito. Com um estilo de condução moderado, é possível experimentar
as vantagens econômicas de um motor pequeno, mas sem desvantagens de uma tocada
mais esportiva.
O novo
método de combustão com menor fase de compressão e fase de expansão mais longa,
assim como maior taxa de compressão, foi projetado especialmente para
solicitações parciais, em que as válvulas de admissão fecham muito mais cedo
que o usual. Juntamente com a pressão aumentada no coletor de entrada, essa
característica reduz as perdas de aceleração durante a aspiração.
Devido ao
encurtamento da fase de compressão, a taxa de compressão foi aumentada com
sucesso de 9,6:1 para 11,7:1. Isso significa que, na fase de compressão, o
motor tem que comprimir somente uma quantidade semelhante de gasolina utilizada
em propulsores de menor cilindrada. Também na fase de expansão, quando utiliza
plenamente seus dois litros de deslocamento, o motor se beneficia da alta taxa
de compressão. O alto nível de pressão resultante durante a combustão aumenta
ainda mais sua eficiência.
Para que
a mistura ar-combustível possa ser turbilhonada, apesar do curto tempo de
admissão, as câmaras de combustão, recessos dos pistões, dutos de admissão e a
turbocompressão do novo 2.0 TFSI foram especialmente adaptados para o novo
método de combustão. Sob alta solicitação, o Audi Valvelift System abre mais
tarde as válvulas de entrada, resultando em uma pressão maior, ao mesmo tempo
em que garante bons índices de potência e torque. A pressão de injeção foi
elevada para 250 bar.
Transmissão
S tronic
No A4 Avant, a transmissão é a S tronic de sete velocidades, com
dupla embreagem e trocas de marchas quase instantâneas. Para maior economia de
combustível, o câmbio oferece uma função roda-livre. O controle seletivo de
torque para cada uma das rodas suplementa o trabalho da tração dianteira.
Dinâmica
de rodagem
A suspensão e a direção filtram inconveniências como superfícies
de estrada irregulares, mas passam ao motorista informações importantes, como o
aumento das forças laterais e de tração. Esse comportamento se baseia nos eixos
com cinco braços e na direção eletromecânica, que são excepcionalmente leves e
criam a base para a dirigibilidade dinâmica e o conforto de rodagem de primeira
classe e, ao mesmo tempo, reduzem o consumo de combustível. O motorista pode
escolher entre cinco regulagens – Dynamic, Efficiency, Comfort Automatic e
Individual – incluídas no sistema Audi Drive Select, que é equipamento de série.
Equipamentos
de série e opcionais
O A4 Avant Ambiente traz um pacote bastante completo de
equipamentos de série. Entre os destaques estão o Audi Drive Select, Audi
Virtual Cockpit, ar-condicionado automático, sistema start-stop, rodas de liga
leva aro 18, retrovisores externos eletricamente rebatíveis, sensor de
estacionamento traseiro, sistema MMI com navegação, Bluetooth e smartphone
integration, sensores de luz e chuva, ajuste elétrico do banco do motorista,
sistema de limpador de faróis e bancos esportivos de couro.
Opcionalmente,
a perua pode contar com teto solar panorâmico e kit S Line, além dos pacotes
Assistance e Tech. O primeiro inclui os sistemas Audi Pre Sense Rear, Audi Side
Assist e a câmera de ré. Já o segundo reúne o Head-up Display e o equipamento
de som Bang & Olufsen 3D, com 19 alto-falantes.
Audi A4
Avant
Especificações técnicas
Motor: 2.0 TFSI ultra
Cilindros /cilindrada: 4 em linha,
transversal/1.984 cm³
Potência:
190 cv entre 4.200 e 6.000 rpm
Torque
máximo: 320 Nm entre 1.450 e 4.200 rpm
Tração:
dianteira
Transmissão:
S tronic, 7 velocidades, dupla embreagem
Peso:
1.460 kg
Comprimento:
4.725 mm
Largura:
1.842 mm
Altura:
1.434 mm
Distância
entre-eixos: 2.820 mm
Tanque de
combustível: 54 l
Porta-malas:
505 l
Aceleração
0-100 km/h: 7,5 s
Velocidade
máxima: 238 km/h
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