No dia 12 de outubro de 1996, quando também é comemorado
o dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil, a
Volkswagen do Brasil iniciava suas atividades na fábrica de São Carlos,
produzindo o motor EA111 1.0l, que equiparia a segunda geração do Gol. De lá
para cá, a fábrica duplicou seu tamanho em área construída, recebeu mais de R$
1 bilhão em investimentos e passou a produzir as mais modernas tecnologias e
inovações do Grupo Volkswagen, como por exemplo, os propulsores da família
EA211, que aliam alta eficiência energética e baixo consumo de combustível.
A unidade acaba de conquistar mais um marco em sua trajetória, com a
produção do motor de número 10 milhões, simbolizado pelo EA211 1.0l TSI, que
equipa o recém-lançado Golf TSI 125 cv.
A unidade é responsável pela produção dos propulsores da família EA211 nas
versões 1.0l MPI, 1.0l TSI, 1.4l TSI e 1.6l MSI, que equipam os modelos up!,
cross up!, Fox, CrossFox, SpaceFox, Space Cross, Golf, Novo Gol, Novo Voyage,
Nova Saveiro e Nova Saveiro Cross. Em São Carlos, também é fabricado o consagrado
EA111 1.6l, presente nos modelos Gol, Fox, Voyage, SpaceFox e Saveiro. Para o
mercado brasileiro, 100% dos produtos recebem a tecnologia bicombustível Total
Flex. Para o mercado externo são produzidos motores a gasolina.
A unidade alcançou grandes marcos desde 1996, que a colocam em destaque entre
as fábricas de motores do Grupo Volkswagen. Foi a primeira unidade a produzir o
motor 1.0l bicombustível do Brasil (2003); a primeira a fabricar o motor 1.0l
de três cilindros (2012) e também o propulsor 1.0 TSI (2015), tecnologia que
rendeu a Volkswagen do Brasil diversos prêmios, dentre os quais o Motor do Ano 2016 da 49ª edição da premiação Carro do Ano, promovida pela Revista AutoEsporte, da
Editora Globo, por um júri composto por 16 jornalistas
especializados e engenheiros convidados pela revista, sendo o melhor entre os
motores de até 2.000 cm³ de cilindrada.
No final de 2015, São Carlos foi selecionada dentre todas as operações da marca
no mundo para exportar blocos de motores 1.0l da família EA211 para a produção
de propulsores que equipam os modelos Polo e up! na Europa; em maio deste ano,
a Volkswagen comemorou ainda o marco de 300 mil EA211 produzidos desde 2013.
Ao longo de sua trajetória, São Carlos
passou por intensa evolução em termos de qualidade e tecnologia em seus
processos produtivos, o que nos possibilitou a exportação temporária de blocos
de motores para a Alemanha, bem como conquistar cada vez mais nossos clientes,
com inovações como a motorização TSI, disse
Andreas Hemmann, gerente executivo da fábrica de São Carlos.
Além da implementação constante de novas tecnologias, visando a eficiência
produtiva e redução no consumo de recursos naturais, a fábrica passou por
diversas etapas de ampliação desde 1996, aumentando sua área em mais de 200%
até chegar aos atuais 87 mil m² de área construída.
Com três prédios produtivos EA111,
EA211 e Usinagem e Montagem de Cabeçotes , conta com três linhas de
montagem de motores, quatro linhas de usinagem de blocos, uma linha de usinagem
de virabrequim, duas de usinagem de cabeçotes e três de montagem de cabeçotes.
Referência também por suas ações com foco em sustentabilidade, São Carlos foi a
primeira unidade do Grupo fora da Europa a obter a certificação ambiental ISO
14001 (1997) e a primeira do Brasil a superar, com quase dois anos de
antecedência, a meta do programa global Think
Blue.Factory.. Até o
primeiro semestre de 2016, reduziu em mais de 37% o uso de recursos naturais
por motor produzido na comparação com
2010. O Think Blue. Factory. tem a meta de reduzir em 25%, entre 2010 e 2018, o consumo de
água e energia, a geração de resíduos do
processo produtivos enviados para aterro, e as emissões
de CO2 e solventes.
Investimentos
Em 2015, a Volkswagen do Brasil anunciou o investimento de R$ 460 milhões em
sua fábrica de motores, em São Carlos (SP), até 2018. O aporte teve como foco o
início de produção no Brasil de uma tecnologia global para motores, a TSI, que
agrega ao motor um desempenho extraordinário a um baixíssimo consumo de
combustível, e também contempla uma preparação para o aumento da capacidade
produtiva da fábrica e uma nova e inédita linha de virabrequim, que começou a
operar em 2016.
Entre 2012 e 2013, a fábrica já havia recebido R$ 425 milhões, para o desenvolvimento
do novo prédio produtivo e instalação de novas linhas para a produção dos
motores EA211 e para o aumento de capacidade produtiva dos motores EA111 na
unidade.
A fábrica em números
1996: Inauguração da fábrica em São Carlos, no dia 12 de
outubro
1997: Primeira unidade do Grupo Volkswagen, fora da
Europa, a conquistar a certificação ambiental ISO 14001
1999: Produção do primeiro motor turbo do Brasil
2000: Comemoração do marco de 1 milhão de motores
produzidos
2003: Produção do primeiro motor 1.0l com a tecnologia
Total Flex do Brasil
2007: Ampliação da capacidade produtiva com a produção
das linhas de Usinagem e Montagem de Cabeçotes
2012: Implementação de nova linha de usinagem de Blocos e
aumento da capacidade produtiva
2013: Inauguração de novo prédio produtivo responsável
pela fabricação da família EA211
2014: Comemoração do marco de 9 milhões de motores
produzidos
2015: Produção do primeiro 1.0l TSI Total Flex produzido
no Brasil, com investimentos de R$ 460 milhões, e exportação de blocos de
motores EA211 para fábrica de Chemnitz, Alemanha
2016: Comemoração de 300 mil motores EA211 produzidos e
início da fabricação do virabrequim e do motor 1.4 TSI
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