A Audi vem sistematicamente construindo sua estratégia no
conceito de e-combustível. Junto aos parceiros Ineratec GmbH e Energiedienst
Holding AG, a empresa tem planos para um novo complexo piloto para a produção
do e-diesel em Laufenburg, Canton Aargau (Suíça). Pela primeira vez, a energia
necessária será fornecida a partir da fonte renovável de energia hidrelétrica.
A instalação terá capacidade para produzir cerca de 400 mil litros por ano.
Nos últimos anos, a Audi vem
conduzindo pesquisas ecologicamente corretas sobre combustíveis com base em CO2, como e-gás, e-gasolina ou e-diesel
sintético. A montadora dá agora os próximos passos na produção do e-diesel. “No
projeto de Laufenburg, graças às novas tecnologias, seremos capazes de produzir
o e-diesel com eficiência em unidades compactas, tornando-a mais econômica. O
complexo piloto combina potência, calor e mobilidade, tornando possível
armazenar energia renovável”, afirma Reiner Mangold, Chefe de Desenvolvimento
de Produtos Sustentáveis da Audi AG.
O Audi e-diesel tem potencial para
tornar a combustão convencional dos motores para operar quase totalmente como
neutro em CO2. Para produzi-lo, a
planta converte a energia hidrelétrica em combustível sintético. Um princípio
químico é aplicado: a energia “verde” gerada pela usina hidrelétrica produz
hidrogênio e oxigênio por meio da eletrólise da água.
No próximo passo o
hidrogênio reage com o CO2,
usando uma tecnologia de microprocessos inovadora e muito compacta. O CO2 pode ser obtido da atmosfera ou
de gases residuais biogênicos, e assim como todos os e-combustíveis da Audi,
essa é a única fonte de carbono. Longas cadeias de compostos de hidrocarboneto
são formadas. No processo final, eles são separados nos produtos Audi e-diesel
e ceras, que são usadas em outras áreas da indústria.
Há
planos para produzir as primeiras remessas de e-diesel em Laufenburg já no
início do próximo ano. A Audi e as empresas parceiras Ineratec e Energiedienst
AG vão enviar o pedido de planejamento para a instalação nas próximas semanas.
A construção começa no início de 2018.
Esta será a segunda parceria
da Audi em um complexo piloto que opera pelo princípio de energia obtida a
partir da água. A marca já trabalha com a empresa de tecnologia Sunfire, em
Dresden desde 2014. No local, a Sunfire explora a fabricação do e-diesel
usando o princípio citado, mas com tecnologias diferentes. Os outros projetos
de e-combustível da Audi incluem sua própria fábrica de e-gás (em outras
palavras, metano sintético) em Werlte, no norte da Alemanha, para os modelos
g-tron A3, A4 e A5. A fabricante de Ingolstadt também pesquisa a fabricação de
e-gasolina com parceiros especializados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário