Dando continuidade à serie de novidades implantadas na
Stock Car em 2017, a Vicar anuncia mais uma delas para a penúltima etapa do
ano, que acontecerá no próximo dia 19 de novembro no Autódromo Internacional de
Goiânia.
Será o aumento de potência nos motores da principal categoria do
automobilismo nacional, que agora terão 500 hp. A nova potência vai também
batizar a próxima rodada dupla de 2017: a Goiânia 500.
Anteriormente os carros apresentavam até 450 hp, dependendo do autódromo.
"A temporada 2017 marca uma série de inovações na Stock Car dentro e fora
das pistas.
Na competição tivemos a criação do HERO Push e modificações
técnicas, como a duração das segundas corridas das rodadas duplas e o pit stop
obrigatório.
Agora vamos aumentar a potência dos carros e isso também vai
interferir na competitividade da categoria, gerando mais disputas e tornando a
Stock Car ainda mais atrativa para o público", explicou Rodrigo Mathias,
diretor geral da Vicar, empresa organizadora do evento.
Com essa alteração nos motores, os pilotos conduzirão os carros como se
tivessem acionado o push durante toda a prova. O aumento na potência também
será responsável por uma série de mudanças para as equipes, principalmente na
estratégia dos pit stops para reabastecimento e troca de pneus.
"O ganho
de potência deve gerar um aumento de 20% no consumo de combustível e gerar um
maior desgaste de pneus" comentou Zequinha Giaffone, responsável pela JL,
empresa que prepara os motores da Stock Car. "O Push adicionará 30 cavalos
a mais de potência dos carros além dos 500 hp, mas como os pilotos já estarão
em uma velocidade maior, será necessário muita inteligência dos pilotos e das
equipes na corrida para usar esse artifício no melhor momento",
acrescentou Giaffone.
O aumento de potência foi comemorado pelos pilotos da principal
categoria do automobilismo nacional. Atual líder do campeonato, Daniel
Serra aprova a mudança e destaca a importância da estratégia a ser utilizada
pelas equipes. "Gostei muito da
mudança, quanto maior a potência do carro, será sempre melhor de guiar. Mas
vamos ter que pensar a questão do desgaste do pneu e consumo de combustível",
comentou o piloto da Eurofarma-RC.
"Todo piloto
gosta de acelerar forte e, quanto mais velocidade, melhor para nós. A longa
reta vai proporcionar velocidades fantásticas, com certeza um dos recordes da
temporada, superando os 270 km/h. Acho que vai criar um atrativo grande também
para o público, que normalmente já lota o Autódromo Ayrton Senna e vai ter o
privilégio de ver de perto esta nova fase da Stock Car", comentou Felipe
Fraga, atual campeão da Stock Car.
Nenhum comentário:
Postar um comentário