A espera acabou e Augusto Farfus volta a acelerar sua BMW
M4 DTM #15 neste fim de semana (4 a 6 de maio), na etapa de abertura do
campeonato 2018. Único brasileiro no grid, o piloto da BMW inicia sua sétima
temporada consecutiva na principal categoria de carros de turismo do mundo,
confiante em voltar a brigar pelas primeiras posições em um ano “crucial” para
o DTM, com várias novidades.
A começar pelos carros, que tiveram uma importante
alteração no regulamento técnico, especialmente em relação à aerodinâmica. Com
menos downforce, o trabalho dos pilotos será ainda mais relevante, e a
expectativa é de disputas mais equilibradas e acirradas entre todas as
montadoras.
Em questão do calendário, a temporada do DTM aumentou de
nove para 10 rodadas duplas, num total de 20 corridas no ano. A categoria terá
metade de suas etapas fora da Alemanha, passando por outros cinco países. Um
dos grandes destaques é a primeira prova noturna da história do DTM, que
acontecerá em Misano, na Itália, em agosto. Os pilotos também voltarão a correr
em Brands Hatch, na Inglaterra, além de provas na Hungria (Budapeste), Holanda
(Zandvoort) e Áustria (Red Bull Ring). Na Alemanha, as etapas de abertura e
encerramento do campeonato acontecem tradicionalmente em Hockenheim, e os
circuitos de Lausitzring, Norisring e Nürburgring também sediam as disputas de
2018.
Apesar de terem feito poucos testes em pista com o carro
nessas novas configurações, Augusto se mostrou animado com o desempenho nos
treinos e com boas expectativas de começar o ano em alta. Ciente de que o
aprendizado e evolução com o carro virão ao longo das etapas, o objetivo é
conseguir uma rápida adaptação ao novo regulamento, para buscar bons resultados
desde a primeira etapa.
Em Hockenheim, as atividades de pista começam na
sexta-feira, com um treino livre. No sábado, acontece mais uma sessão de
treinos, a classificação 1 e a primeira corrida do ano. Já no domingo, a
programação se repete, com treinos, a tomada de tempos para definição do grid e
a corrida 2. O canal Bandsports transmite as duas provas ao vivo, no sábado e
no domingo, ambas a partir das 8h30.
Augusto Farfus:
“Estou muito animado para começar minha sétima temporada
no DTM, e creio que será um ano crucial para a categoria. Primeiro, porque os
carros sofreram grandes modificações, estão ainda mais próximos e tivemos
poucos treinos. As equipes tiveram um tempo muito limitado de pista para toda
essa parte nova de desenvolvimento do carro, então vamos todos para Hockenheim
na mesma situação, o que vai deixar a etapa de abertura e a temporada como um
todo extremamente emocionantes, pois vamos estar aprendendo com o carro prova
após prova. Também será uma temporada crucial por sabermos que grandes mudanças
estão por vir, o novo regulamento será anunciado, também há a questão de uma
possível parceria com o Super GT Japonês…
O DTM vai realmente ter que unir
forças e mostrar como será seu futuro, já que tem a possível saída da Mercedes
no fim do ano. Vemos que há um esforço muito grande da organização, com a
criação da prova noturna em Misano, além de várias outras atitudes. No geral,
gostei bastante do novo carro, ele se comportou bem nos treinos, e agora a
expectativa é de começar um bom ano com o pé direito”.
Direto para Le Mans no
WEC:
Escalado para os dois principais programas da BMW
Motorsport em 2018, Farfus não poderá participar da etapa de abertura do WEC
(World Endurance Championship) neste fim de semana, em Spa-Francorchamps. Na
prova de 6 horas de duração, o brasileiro será coberto por Tom Blomqvist, que
correrá ao lado do português António Félix da Costa na nova BMW M8 GTE
#82.
“Vou perder a etapa de Spa, o início do WEC, o que é uma
pena muito grande, não ter as possibilidades de disputar as duas categorias.
Mas tenho certeza que teremos um bom começo por lá também, e estarei pronto
para fazer minha primeira prova no WEC direto nas 24 Horas de Le Mans, após um
mês de maio bem cheio, com as disputas em Hockenheim e Lausitizring pelo DTM, e
também das 24 Horas de Nurburgring”.
Confira a programação do DTM
em Hockenheim (horários de Brasília):
Sexta-feira, 04 de maio:
10:45 às 11:15 - Treino livre 1
Sábado, 05 de maio:
4:00 às 4:30 - Treino livre 2
6:25 às 6:45 - Classificação 1
8:30 - Corrida 1
Domingo, 06 de maio:
4:00 às 4:30 - Treino livre 3
6:25 às 6:45 - Classificação 2
8:30 - Corrida 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário