A Lexus apresentou a nova geração
do sedã médio de luxo ES. Totalmente renovado, o modelo traduz o compromisso da
marca na criação de veículos com design altamente
sofisticado e um toque fino para transmitir empolgação e emoção. A estreia da
sétima geração do Lexus ES acontece no Salão Internacional do Automóvel de
Pequim, na China, que ocorre esta semana no país asiático.
Esta nova geração do Lexus ES é a demonstração de um novo
e ambicioso caminho trilhado pela fabricante. O sedã, mundialmente reconhecido
por seu compromisso com o conforto, obteve, em sua sétima geração, reforços
importantes devido à incorporação de um novo chassi. Com ele, o ES pôde ousar
ainda mais no design externo, além de melhorar a dinâmica e desempenho de
condução.
Outros importantes e tradicionais atributos foram
ampliados: espaço interno, silêncio a bordo e nível de equipamentos de
segurança.
Para criar uma forma dinâmica, porém fluida, a Lexus usou
capô baixo, o que só foi possível devido à nova plataforma. Assim, a silhueta
do novo ES é enfatizada por uma inclinação agressiva. Na parte frontal, a face
do ES é drasticamente diferente.Em uma ruptura com as últimas gerações, o desenho da
sétima geração tem um teto com um contorno arrojado, para enfatizar sua posição
mais baixa e aerodinâmica ágil. A extremidade limpa e acentuadamente modelada é
destacada pelas luzes de LED da traseira, causando um efeito de envolvimento
dos painéis.
Interior (Futuro
Interior da Lexus). Inspirado neste estilo, a cabine provê um cockpit com foco no
condutor e uma área espaçosa e confortável para o passageiro dianteiro. No ES,
o foco do condutor é facilmente mantido na estrada, colocando a tela central, o
painel de instrumentos e o head up display justamente
agrupados no campo de visão do motorista. Ajustes no ângulo e posição do
volante e localização do pedal de freio fornecem ao condutor uma posição de
condução natural.
O nível de conforto do passageiro do banco traseiro
sempre foi um marco no ES, algo que foi igualmente priorizado no modelo da
sétima geração. Com pontos de apoio do quadril mais baixo e um revestimento
cuidadosamente configurado preservam o espaço superior. O passageiro do banco
traseiro ganha, ainda, mais espaço para as pernas, devido ao maior entre eixos
do modelo.
Os modelos F-SPORT oferecerão uma suspensão variável
adaptativa (AVS) similar à encontrada no cupê LC. Isso adiciona amortecedores
ajustáveis com 650 níveis de força de amortecimento para obter o controle
definitivo em qualquer superfície. O uso de solenoides lineares resulta em
controle de amortecimento mais preciso. Outra exclusividade do F SPORT é
um modo Sport+ para o sistema de seleção de modo de condução, que especifica as
configurações mais agressivas de motor, transmissão e suspensão para o máximo em
desempenho. Um novo recurso de reforço do som do motor também é ativado no modo
Sport+.
Todos os ES 350 são movidos por um motor V6 de 3.5
litros, projetado para fornecer aceleração dominante e som revigorante. Com uma
atualização para a injeção de combustível D4-S, o motor agora desenvolve 308 cv
de potência e 389 kgfm de torque, o que significa um ganho de 32 cv e 20 kgfm
em comparação com a geração anterior.
O reforço na potência também é beneficiado pela adoção de
nova transmissão automática de oito marchas com câmbio direto. Ela usa um
conversor de torque extremamente fino e uma embreagem de bloqueio multidisco
para transferir potência de maneira mais eficiente para as rodas dianteiras.
Houve ajuste na caixa, o que resulta em trocas suaves e sincronização precisa,
com resposta rápida do pedal. A nova caixa pode usar marchas de torque elevado
para partida rápida.
O novíssimo motor de 2.5L e quatro cilindros incorpora a
tecnologia de combustão com queima rápida que faz dele um dos motores
termicamente mais eficientes em produção. O resultado é mais potência sem
aumento de emissões ou do consumo de combustível. Para chegar a esta
configuração, foram adotados diversos métodos, tal como adoção de portas de
admissão retas, maiores ângulos de válvulas e base das válvulas com
revestimento a laser. Uma bomba de óleo com capacidade variável, injetores de
múltiplos orifícios, VVTi-E nas válvulas de admissão e um sistema de
resfriamento variável juntamente contribuem para o impressionante gerenciamento
de calor e combustão do motor.
A capacidade de condução geral do ES 300h foi melhorada
devido a um sistema de controle computadorizado híbrido mais sofisticado, com
melhor capacidade para simular a sensação e a transmissão de potência de um
motor a gasolina normal.
Uma característica que não foi alterada no ES é a sua
dedicação à segurança. Todas as versões do ES de sétima geração têm o novo
Lexus Safety System + 2.0 como equipamento padrão. Sendo já um dos mais
sofisticados sistemas de sua espécie, o LSS+ 2.0 adiciona novos recursos para
expandir o nível de segurança de todos os passageiros.
Um desses recursos é a detecção diurna de bicicletas,
parte do sistema de pré-colisão (PCS). O PCS também foi aperfeiçoado para
detectar pedestres à noite, aumentando a sensibilidade e o intervalo dinâmico
do radar.
Outro avanço em segurança oferecido no ES é um sistema de
farol alto adaptativo (AHS) de dois estágios. Esse sistema não apenas acende e
apaga o farol alto automaticamente para o condutor, como sua matriz de
iluminação de 24 LEDs individuais é capaz de adaptar o padrão de luz para
fornecer iluminação aprimorada.
Quando estiver disponível para venda no fim deste ano em
diversos mercados pelo mundo, o Lexus ES 2019 iniciará uma nova era para um dos
modelos mais populares da marca. Como o carro-chefe LS, o novo sedã ES visa
envolver uma maior variedade de clientes. Ele oferece tudo aquilo que os
compradores tradicionais da Lexus esperam, juntamente com elementos que
atrairão aqueles que ainda não haviam considerado a marca antes. Um estilo mais
ousado, desempenho mais dinâmico, materiais exclusivos para a cabine e a mais
recente tecnologia em segurança adicionam um capítulo à história do ES que
transformará a imagem tradicional deste sedã em algo novo e inesperado.
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